Depois de Phil Anderson, Stuart O’Grady, Bradley McGee, Robbie McEwen, Simon Gerrans, Cadel Evans e Rohan Dennis, Jai Hindley se tornou o oitavo Australiano com a Camisa Amarela ao vencer sozinho em Laruns depois de fazer uma jogada inteligente em várias fugas de longe em sua estreia no Tour de France! Jonas Vingegaard superou o arquirrival Tadej Pogecar na primeira etapa dos Pirinéus.
Pierre Latour primeiro em ação
A largada propriamente dita da 5ª etapa foi dada para 172 ciclistas. Com os abandonos de: Luis Leon Sanchez (Astana) e Jacopo Guarnieri (Lotto-Dstny). Pierre Latour (TotalEnergies) foi o primeiro ciclista a sair no km 3. Ele foi trazido de volta ao km 19, pois o pelotão permaneceu muito ativo com muitas tentativas de fuga com 36 ciclistas se reunindo na frente no km 28, dentre eles Tiesj Benoot, Christophe Laporte, Wout van Aert (Jumbo-Visma), Julian Alaphilippe, Kasper Asgreen, Rémi Cavagna (Soudal-Quick Step), Jai Hindley, Emanuel Buchmann, Patrick Konrad (Bora-Hansgrohe), Giulio Ciccone, Juan Pedro Lopez, Mads Pedersen (Lidl-Trek), Victor Campenaerts, Maxim Van Gils (Lotto-Dstny). Este grupo foi formado depois que Cavagna e Mühlberger se separaram no km 24.
Pierre Latour abriu a fuga do dia
A forte exposição de Pedersen, Van Aert e Campenaerts antes do Col du Soudet
Quatro ciclistas escaparam desse grupo no km 45: Coquard, Pedersen, Van Aert e Campenaerts. Coquard venceu o sprint intermediário no km 48 e sentou-se, deixando um trio na frente enquanto a UAE tomou as rédeas do pelotão, dois minutos atrás. No início da subida ao col du Soudet, a primeira subida HC do 110º Tour de France, Pedersen deixou Van Aert e Campenaerts na frente enquanto Lopez puxava o grupo perseguidor ao serviço de Ciccone. A dupla Belga foi alcançada em 2,5 km antes do cume. Gall atacou um quilômetro adiante. Ele alcançou o topo sozinho na liderança, enquanto Martinez ultrapassou Ciccone para o segundo lugar. 17 pilotos se reuniram na frente quando Neilands partiu sozinho com 53,5 km para o fim.
Pedersen, Van Aert e Campenaerts
Hindley sozinho com 20 km para ir
Alaphilippe e Van Aert alcançaram Neilands no Col d’Ichère (cat. 3) com 38 km restantes. Na parte inferior do Marie-Blanque, a segunda grande subida do dia, o déficit do pelotão era de 3 minutos. Van Aert, Alaphilippe e Neilands foram alcançados a 24 km do fim. 4 km antes do cume, Hindley atacou com Gall. Hindley foi sozinho 20 km antes do final. Vingegaard também atacou 1 km antes do cume e Pogacar poderia ir com ele. Hindley ultrapassou o Marie-Blanque sozinho na liderança e continuou até cruzar a linha de chegada solo com grande emoção. Vingegaard recuperou tempo suficiente para chegar à linha 34” depois do australiano que tem 47 segundos de vantagem sobre o atual Campeão na Classificação Geral, enquanto Pogacar está a 1’40”.
Esse não era realmente o plano. A gente meio que improvisava lá fora, era uma forma de curtir as corridas de bike. Eu me encontrei naquele grupo e gostei. É realmente incrível. Os caras no rádio estavam gritando sobre ir para a linha… Eu não conseguia ouvir mais nada. Eu queria colocar o máximo de tempo possível no GC, e ganhar a etapa… e agora me encontro com a Camisa Amarela. Eu realmente não sabia o que esperar. É meu primeiro Tour de France e é difícil vir aqui com tantas ambições. Eu queria ser competitivo, estar em busca do sucesso. E eu apenas uma etapa, o que é incrível. Obrigado à minha família, minha namorada, meus fãs, todos que me apoiaram durante toda a minha carreira… eu sou muito grato a todos.” – Jai Hindley
#Top10 Etapa 6 #TDF2023 pic.twitter.com/tV89E38JJo
— BikeBlz (@BikeBlz) July 5, 2023
#GC após 6 etapas #TDF2023 pic.twitter.com/55niY8TUJD
— BikeBlz (@BikeBlz) July 5, 2023
Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez
PRÓXIMA ETAPA
Quinta, 06.07.2023
ETAPA 6
TARBES > CAUTERETS-CAMBASQUE
144,9 km / Alta montanha (3894 m)
O desafio dos Pirinéus continua num percurso onde quem ambiciona o sucesso global terá de lidar com as passagens de Aspin e Tourmalet. No entanto, o percurso pelas montanhas também despertará o interesse de outros ciclistas. Aqueles que estão em boa forma ainda podem mirar na Camisa Amarela, já que a subida ao Plateau du Cambasque não é um obstáculo intransponível, seu gradiente é de 5,4% em média ao longo de 16 km.
Hastags da prova: #TDF2023, #BikeBlz
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.