Matej Mohoric (Bahrain-Victorious) conquistou a Etapa 19 como em Libourne 2021, conquistando três etapas em sua carreira como ciclista no Tour de France e três para sua equipe Bahrain Victorious este ano. Um duelo fez um Esloveno vencer um Dinamarquês, já que Kasper Asgreen (Soudal-Quick Step) perdeu na linha por uma margem muito pequena. Na GC, o Dinamarqueses mantiveram a liderança sobre a Eslovênia e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) recebeu o seu 25º Maillot Jaune de sua carreira em Poligny.

→ Tudo sobre o Tour de France 2023

Alaphilippe e 8 ciclistas na fuga

A largada da etapa 19 foi dada a 151 ciclistas e Victor Campenaerts (Lotto-Dstny) partiu para o ataque pelo segundo dia consecutivo, mas foi derrotado após 10 km de corrida. Mads Pedersen (Lidl-Trek) e Alexey Lutsenko (Astana) conseguiram abrir uma brecha no km 18. O Campeão Nacional Cazaque conquistou 1 ponto KOM no topo do Côte du bois de Lionge (km 23), enquanto muitas pessoas reagiam fortemente na cabeça do pelotão. A dupla da frente foi enrolada no km 37 pela primeira parte do pelotão que incluía Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Tadej Pogacar (UAE), mas não Adam Yates (UAE). Muitos outros ataques ocorreram após o reagrupamento. Isso levou à formação de um grupo de frente de 9 homens no km 57: Julian Alaphilippe (Soudal-Quick Step), Warren Barguil (Arkea-Samsic), Jack Haig (Bahrain Victorious), Nils Politt (Bora-Hansgrohe), Pedersen (Lidl-Trek), Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty), Campenaerts (Lotto-Dstny), Tiesj Benoot (Jumbo-Visma) e Matteo Trentin (UAE).

A fuga do dia

Campenaerts e Clarke à frente e 34 perseguidores

A vantagem deles era de 1’15” no km 62, mas as equipes Israel-Premier Tech, Uno-X e EF Education-EasyPost ficaram descontentes por terem perdido a fuga, então perseguiram forte. Os primeiros colocados estavam apenas um minuto à frente quando Politt quebrou sua corrente e não conseguiu retomar a corrida com uma nova bicicleta antes que o pelotão o ultrapassasse com 90 km restantes. A 65 km do final, os oito líderes juntaram-se a um grupo de mais de trinta ciclistas, incluindo Jasper Philipsen e Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e Christophe Laporte (Jumbo-Visma). Simon Clarke (Israel-Premier Tech) e Campenaerts partiram logo após o reagrupamento. Intermarché-Circus-Wanty tomou as rédeas do pelotão para reunir todos em favor de Biniam Girmay, mas eles acabaram se rendendo e a diferença aumentou. Os 34 ciclistas atrás da dupla líder foram: Benoot, Laporte (Jumbo-Visma), Matteo Trentin (UAE Team Emirates), Pidcock (Ineos Grenadiers), Lars van den Berg (Groupama-FDJ), Alberto Bettiol, Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Alaphilippe, Kasper Asgreen (Soudal-Quick Step), Haig, Matej Mohoric, Fred Wright (Bahrain Victorious), Marco Haller, Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe), Mads Pedersen (Lidl-Trek), Ben O’Connor, Oliver Naesen (AG2R-Citroën), Van der Poel, Philipsen (Alpecin-Deceuninck), Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty), Ion Izagirre (Cofidis), Hugo Houle, Krists Neilands, Corbin Strong (Israel-Premier Tech ), Luke Durbridge, Dylan Groenewegen, Luka Mezgec (Jayco-AlUla), Barguil (Arkea-Samsic), Jonas Abrahamsen, Anton Charmig, Rasmus Tiller, Soren Waerenskjold (Uno-X), Daniel Oss e Anthony Turgis (TotalEnergies).

Ci-ne-ma

Foto-finish para confirmar a vitória de Mohoric

Clarke desistiu por causa das cãimbras. Asgreen, O’Connor e Mohoric ultrapassaram Campenaerts na subida da Côte d’Ivory a 30 km do fim. Muitos contra-ataques foram lançados atrás deles nos últimos 25 quilômetros. A 10 km do final, eles tinham 20” de vantagem sobre nove perseguidores. O trio líder permaneceu composto durante a reta de 8 km de extensão. O’Connor lançou o sprint 500 metros antes da linha. Ele foi ultrapassado por Asgreen, que parecia estar indo para sua segunda vitória consecutiva, mas Mohoric o ultrapassou na linha para reivindicar sua terceira vitória na etapa do Tour de France depois de se impor em Le Creusot e Libourne em 2021. É também a terceira vitória de sua equipe Bahrain-Victorious este ano, após os sucessos de Pello Bilbao e Wout Poels. São 16 vitórias em etapas para os ciclistas Eslovenos desde que Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conquistou a primeira em Serre-Chevalier em 2017.

Mohoric estava muito emocionado com a vitória

→ Onde assistir ao Tour de France 2023?

 

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 22.07.2023

ETAPA 20

BELFORT > LE MARKSTEIN FELLERING
133,5 km / Alta montanha (3472 m)

A penúltima etapa apresenta um cardápio alsaciano que provavelmente causa indigestão, mesmo em uma distância tão curta, já que os pilotos enfrentam um total cumulativo de 3.600 metros de subida. Se a disputa pela Camisa Amarela ainda está viva, tudo é possível: depois do Ballon d’Alsace, haverá a oportunidade de lançar ataques no Col de la Croix des Moinats, depois um pouco mais adiante ao subir o Col de Grosse Pierre, então no Schlucht, antes de enfrentar o Petit Ballon e o Platzerwasel… É um campo minado!

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram