Jasper Philipsen (Alpecin–Deceuninck) venceu o terceiro sprint do 110º Tour de France, chegando a três de três ao privar Mark Cavendish (Astana) da vitória recorde da 35ª etapa de sua carreira. É a quinta vitória dele em dois anos. O Belga é definitivamente é o atual velocista dominante. Ele também ampliou sua liderança na Classificação por Pontos, enquanto Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) manteve a liderança Geral.

Gugliemi, pobre cowboy solitário

O início da etapa 7 foi dada a 172 ciclistas às 13h23. Simon Guglielmi (Arkea-Samsic) foi o primeiro a atacar logo após a largada. Jonas Abrahamsen (Uno-X), Nelson Oliveira (Movistar) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) o alcançaram, mas desistiram um após o outro, deixando o Francês sozinho na liderança no km 4. A vantagem máxima de Guglielmi foi de 7’15’ ‘ no km 18, após a qual Alpecin-Deceunink e Lotto-Dstny se organizaram no comando do pelotão. Guglielmi venceu o sprint intermediário, seguido nessa ordem por Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty), Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Bryan Coquard (Cofidis).

Pierre Latour e Nans Peters fizeram parte da fuga do dia

Latour e Peters assumem

A 79 km do final, Pierre Latour (TotalEnergies) e Nans Peters (AG2R-Citroën) atacaram do grupo. Cinco quilômetros adiante, eles alcançaram o líder solitário. A diferença de tempo com o pelotão era de 50” faltando 50km. Guglielmi não conseguiu segurar o ritmo na côte de Béguey (cat. 4), onde Latour passou primeiro com 39 km restantes. Guglielmi recebeu logicamente o prêmio de combatividade. Latour e Peters seguiram em frente até serem derrotados nas ruas de Bordeaux, Peters com 6 km para o fim e Latour 3,5 km antes da linha de chegada.

Vingegaard segue de Amarelo

Philipsen bate Cavendish na linha

Alpecin-Deceuninck deu a Philipsen uma vantagem muito boa nos últimos 2 km. Mark Cavendish (Astana) tentou a sorte lançando de longe, mas o Belga não ficou impressionado e ainda tinha o suficiente no tanque para um último chute que o tornou o vencedor da tripla etapa este ano. Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty) completou o pódio ao alcançar o top 3 pela primeira vez no Tour de France.

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 08.07.2023

ETAPA 8

LIBOURNE > LIMOGES
200,7 km / Média montanha (1976 m)

Um sprint pode seguir outro, mas eles não são necessariamente os mesmos. Limoges pode trazer algumas surpresas, pois o final do dia certamente agradará aos velocistas mais explosivos, aqueles capazes de acelerar uma subida curta, mas difícil, para conquistar a vitória.

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram