Tadej Pogacar (UAE) conquistou sua terceira vitória de etapa neste Tour de France em Peyragudes, batendo Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) em um sprint vertical apenas entre os dois, mas o Dinamarquês manteve a Camisa Amarela na segunda das três etapas nos Pirineus. Brandon McNulty (UAE) completou o pódio da etapa 17 depois de puxar Pogacar nas colinas. Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) conseguiu manter o terceiro lugar na Geral.

Philipsen bate Aert no sprint intermediário

144 ciclistas iniciaram a etapa 17. Rafal Majka (UAE), machucado e Tim Wellens (Lotto-Soudal) por Covid, não largaram. Houve muitos ataques e acelerações, mas com exceção de Connor Swift (Arkea-Samsic) e Dylan van Baarle (Ineos Grenadier) por um tempo nenhuma das tentativas de fuga deram certo. Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu o sprint intermediário à frente de Wout van Aert (Jumbo-Visma) em La Barthe-sur-Nest (km 32,9). Owain Doull (EF Education-EasyPost) e Guillaume Boivin (Israel-Premier Tech) saíram do pelotão no km 44 e mais de 50km foram percorridos na primeira hora de corrida. Até que o Canadense não conseguiu acompanhar o Britânico no início da subida do col d’Aspin.

144 ciclistas largaram na etapa 17

Pinot primeiro no Col d’Aspin e La Hourquette d’Ancizan

Logo após Doull ser alcançado, Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e Alexey Lutsenko (Astana) conseguiram passar 8 km antes do cume. Pinot cruzou o Col d’Aspin na primeira posição antes de Lutsenko, enquanto Simon Geschke (Cofidis) defendeu sua Camisa de Bolinhas cruzando em terceiro lugar. Um grupo de 15 ciclistas foi formado atrás da dupla líder antes de Romain Bardet (DSM) atacar do pelotão e se juntar com o grupo da frente. Pinot e Lutsenko, novamente na mesma ordem no topo do La Hourquette d’Ancizan, foram cronometrados 45” à frente do grupo perseguidor de 15 homens e 1’20” à frente do pelotão da Camisa Amarela do qual Adam Yates (Ineos Grenadier) foi ficando para trás.

Os Pirineus foram o cenário da etapa

O grande trabalho de de Brandon McNulty

Pinot e Lutsenko foram alcançados por seus 14 perseguidores 30 km antes da chegada. Andreas Leknessund (DSM) atacou na subida do Val Louron-Azet. Rigoberto Uran (EF Education-EasyPost) o perseguiu, mas sem sucesso, enquanto Pinot, Bardet e seus companheiros foram alcançados e depois engolidos por Vingegaard e Pogacar. A 2,5 km do topo do Val Louron, formou-se um trio vencedor com Brandon McNulty, Vingegaard e Pogacar, o Americano da UAE estabeleceu um ritmo elevado para preparar uma ofensiva do atual campeão. Pogacar atacou pouco antes do cume, mas só permitiu que ele alcançasse Val Louron-Azet (cat. 1) na primeira posição e o trio estava novamente junto na descida com McNulty abrindo o caminho. A 10 km do final, Kuss, Bardet, Leknessund, Lutsenko e Thomas estavam 1’15’’ atrás. A subida final não mudou o cenário da corrida, pois McNulty continuou puxando Pogacar, com Vingegaard na sua cola.  O Dinamarquês atacou primeiro, mas Pogacar de maneira incrível e buscando a última de suas forças contra-atacou e cruzou a linda em primeiro e levando o braço para o alto num misto de êxtase e exaustão. Thomas defendeu seu terceiro lugar geral mostrando que é o “melhor do resto” depois dos dois gigantes do Tour de France.

A arrancada final de Pogacar para vencer a etapa

Hastags da prova:#TDF2022#BikeBlz
Fonte: Tour de France
Fotos: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez, Aurélian Viallate


PRÓXIMA ETAPA

Quinta, 21.07.2022

ETAPA 18

LOURDES>HAUTACAM
143,2 km / Alta montanha (4036 m)

O último teste de montanha apresenta todos os tipos de possibilidades. Colapsos inesperados, emboscadas e reviravoltas de todos os tipos podem estar nas cartas graças à ligação dos passes Aubisque e Spandelles, este último aparecendo pela primeira vez na rota, seguido pela subida final para Hautacam. Simplesmente não há descanso. Se as posições de liderança não estiverem garantidas até este ponto, a maior batalha do Tour pode ser disputada nesta etapa final dos Pirinéus.

→ Confira todas as etapas do Tour de France 2022

 


Onde assistir ao Tour de France 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram