No dia seguinte à perda das esperanças de vencer a La Vuelta 23, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) mostrou a sua força mental e física com uma vitória no topo da subida sem precedentes de Larra-Belagua. A estrela Belga atacou repetidamente, até que um forte golpe escapou. Ele então acelerou no topo do Col de la Hourcère e apenas Romain Bardet (DSM-Firmenich) pôde seguí-lo. Os dois homens colaboraram no poderoso Puerto de Larrau e Evenepoel acabou deixando o escalador Francês a 4 quilômetros do caminho para a vitória solo no dia 14. Ele conquistou sua quarta vitória de etapa nas estradas da Vuelta. Sepp Kuss (Jumbo-Visma) manteve La Roja enquanto os contenders da GC terminaram juntos.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha 2023

Depois de um dia histórico rumo ao Col du Tourmalet, o pelotão da Vuelta 23 enfrentou mais escaladas nos Pirenéus, com os poderosos Col de la Hourcère e Puerto de Larrau e uma chegada ao cume sem precedentes em Larra-Belagua, na fronteira entre França e Espanha.

Evenepoel faz a pausa

As subidas do dia inspiraram os atacantes, especialmente Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) que atacou repetidamente no dia seguinte à derrota de mais de 27 minutos e às suas opções na Classificação Geral.

Depois de cerca de 40 quilômetros de batalha, a estrela Belga finalmente conseguiu escapar. 23 ciclistas juntaram-se a ele na frente, incluindo vencedores de 23 etapas da Vuelta – Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe) e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) – e caçadores de etapas como Romain Bardet (DSM-Firmenich), Michael Storer (Groupama-FDJ ), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Juan Pedro Lopez (Lidl-Trek)…

Evenepoel e Bardet em movimento

Os atacantes percorreram 51,2 km na primeira hora para abrir uma vantagem de 4’30’’ para o grupo. Evenepoel contou com o apoio de Mattia Cattaneo para tentar construir uma lacuna maior nas encostas do Col de la Hourcère (11,1 km a 8,8%). Mas a UAE estabeleceu um ritmo forte na subida. Evenepoel passou primeiro pelo topo (km 65,2) e acelerou com Bardet. A trilha do pelotão por 3’20’’.

Os dois líderes ampliaram a vantagem no caminho para a segunda subida do dia, o poderoso Puerto de Larrau (14,9 km a 8,0% com inclinação máxima de 16%). Na parte inferior, os seus perseguidores seguem por 50’’ e o pelotão por 4’15’’.

Evenepoel sozinho

Evenepoel e Bardet colaboraram na subida. Storer saiu em sua perseguição. No cume, Evenepoel praticamente garantiu a Camisa de Bolinhas no final da etapa. Storer seguiu por 2’, Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) e Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) por 3’15’’ e o grupo por 6 minutos.

Os dois líderes iniciaram a subida final (9,5km a 6,3%) com uma diferença de 4’45’’ para um trio de perseguição, e 8’20’’ para o grupo GC. Evenepoel derrubou Bardet a 4km do final e conquistou a vitória solo com uma diferença de 1’12’’. Os contenders do GC terminaram juntos e Sepp Kuss conquistou a 7ª La Roja.

Ontem foi um dia muito difícil, e a noite também. Não consegui dormir muito, tive uma noite muito ruim, com muitos pensamentos negativos na cabeça. Hoje acordei e disse a mim mesmo: ‘só vai para isso, aproveite ao máximo’. Fiz um reconhecimento desta etapa porque era uma etapa importante para o GC. Eu sabia perfeitamente como eram as subidas, o quão difíceis eram, porque era uma etapa muito difícil. Foi muito bom conseguir uma vitória na segunda etapa. A primeira hora de corrida foi a todo vapor. Eu estava me sentindo muito bem. Acabei sozinho no grupo da frente, mas então Mattia Cattaneo se juntou a nós e estabeleceu um ritmo forte na primeira subida. Juanpe Lopez atacou, eu contra-ataquei e estávamos na frente apenas com Romain [Bardet]. A diferença foi aumentando na descida e trabalhamos muito bem juntos. Eu disse que ia fazer o ritmo nas subidas como contanto que ele colaborasse comigo no plano. Posso ficar muito orgulhoso com esta resposta depois de ontem. A Camisa da Montanha e algumas vitórias em etapas, acho que são alguns bons gols contra o Madrid.” – Remco Evenepoel

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 10.09.2023

ETAPA 15

Pamplona > Lekunberri

158,5 km / Média montanha (2494 m)

A etapa final da segunda semana é mais um dia favorável para uma fuga vitoriosa. O percurso inclui uma primeira subida de 3ª categoria e uma subida dupla de Zuarrarrate, também uma subida de 3ª categoria. A subida final ocorre a apenas 8 quilómetros da linha de chegada, o que significa que pode muito bem determinar quem vence a etapa.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram