O contra-relógio individual de La Vuelta 23 viu Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) conquistar sua primeira vitória na Espanha ao levar a melhor sobre o campeão mundial Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) em Valladolid. A estrela italiana percorreu os 25,8km a uma média de 56,0km/h, marcando o tempo de 27’39’’. Evenepoel ficou em 2º (+16”) e foi o mais rápido dos candidatos ao GC, 20 segundos à frente de Primoz Roglic (Jumbo-Visma), enquanto Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) perdeu um minuto para o atual vencedor belga de La Vuelta. A rodar com La Roja, Sepp Kuss (Jumbo-Visma) fez o 13º melhor tempo e só perdeu aos 17’’ para Marc Soler (UAE Team Emirates), o seu primeiro perseguidor na Classificação Geral. Evenepoel sobe para a terceira posição, com uma diferença de 1’09’’ para o líder norte-americano.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha

Após o dia de descanso, La Vuelta 23 retorna à ação com um contra-relógio importante (25,8 km) para dar início à segunda semana de corridas em Valladolid, um clássico do Grande Tour Espanhol desde que sediou a primeira etapa em 1935. Callum Scotson (Jayco AlUla) é o primeiro piloto a sair, às 14h01, e Sepp Kuss (Jumbo-Visma) será o último piloto a sair da rampa, às 17h02, com La Roja nos ombros.

Bissegger não consegue resistir a Ganna

Clément Davy (Groupama-FDJ) estabelece a primeira referência de interesse, com o tempo de 30’55’’. Mas o Francês não resistiu ao Campeão Europeu Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost), mais rápido em todos os pontos intermédios (km 12,5 e 19,5), que acaba por registar o tempo de 28’58’’. O piloto Suíço impressionou, mas confessa que “não teve o melhor dia”.

Stefan Bissegger

Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) iniciou o seu arremate 44 minutos depois de Bissegger. E ele rapidamente mostrou que está pronto para uma performance de vôo. Bicampeão Mundial ITT (2020, 21), detentor do recorde de horas e atual Campeão Nacional ITT, a estrela Italiana lidera por 33” no primeiro ponto intermediário, 52” no segundo e 1’18’ ‘ na linha. Ele obteve média de 56,0 km/h nos 25,8 km!

Evenepoel acelera, Kuss segura

A batalha da GC continuou com um forte desempenho de Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe), o primeiro piloto a terminar menos de um minuto atrás de Ganna (+52”). João Almeida (UAE Team Emirates) terminou à frente de Vlasov (+50’’), mas Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) não foi tão rápido. O vencedor Dinamarquês do Tour de France concede 1’18’’.

Remco Evenepoel no ITT

Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) trocaram segundos até o Belga marcar o 2º melhor tempo na linha (+16”), 20 segundos à frente do rival Esloveno. Sepp Kuss (Jumbo-Visma) fez o 13º melhor tempo e perdeu apenas 17’’ para Marc Soler (UAE Team Emirates). O escalador Americano ainda lidera a Classificação Geral antes de outra batalha da GC na quarta-feira.

Filippo Ganna venceu o ITT

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 06.09.2023

ETAPA 11

Lerma > La Laguna Negra.Vinuesa

163,5 km / Plano com final em escalada

Os especialistas em fuga vão querer marcar esta etapa nos seus calendários, pois, se nenhum piloto que aspira a vencer a classificação geral conseguir controlá-la, uma fuga poderá potencialmente levar à vitória. Muitos dos pilotos já estão familiarizados com a subida de La Laguna Negra desde a sua estreia em 2020. Se algum dos líderes tiver dificuldades aqui, a sua classificação geral poderá ser prejudicada.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram