As previsões de echelons acabaram não acontecendo na Etapa 5 entre Tarancón e Albacete, com de 184,4 km, nesta quarta, na Vuelta, mas isso não quer dizer que não faltaram emoções!

Três ciclistas formaram a fuga – o trio espanhol Mikel Azparren (Euskaltel-Euskadi), Pelayo Sanchez (Burgos-BH) e Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) nunca ganharam muito mais do que sete minutos no pelotão e acabaram alcançados pouco antes do grande acidente que marcaria a etapa.

O nervosismo dos ciclistas ia aumentando a medida que os quilômetros finais vinham se aproximando e um toque de rodas de Mads Würtz Schmidt (ISN) acabou derrubando um enorme grupo de ciclistas nos últimos 11 quilômetros de prova e envolvendo, inclusive, o líder Rein Taaramäe (Intermarche-Wanty-Gobert).

Grande acidente derrubou mais da metade do pelotão com 11 Km pro final (Luis Angel Gomez .©PHOTOGOMEZSPORT)

O grupo não afetado acabou desacelerando momentaneamente em uma demonstração de respeito ao grupo que caiu, mas, a partir daí, acelerou novamente em direção à chegada, que culminou com o sprint reduzido de Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), vencendo a sua segunda etapa da corrida e conquistando ainda a Camisa Verde.

Veja como foi a queda de dentro do pelotão

Taaramäe, o líder da prova, até então, acabou chegando com um atraso de 2’21” atrás de Philipsen que lhe custou a Camisa Vermelha. Kenny Elissonde (Trek Segafredo) é, agora, o novo líder, com cinco segundos à frente do atual Campeão Primoz Roglič (Jumbo-Visma).

Elissonde, que começou o dia com 25” atrás do primeiro lugar, não pôde deixar de sentir por Taaramäe ao admitir que a infeliz situação não o deixou com vontade de comemorar.

Do outro lado da moeda, Taaramäe foi honesto em sua avaliação de perder a liderança depois de passar dois dias de Vermelho, mas com a sua vitória no topo do Picon Blanco na Etapa 3 ele garantiu, ao menos, a Camisa de Rei das Montanha no final da etapa de hoje.

Pódio de Jasper Philipsen na Etap 3 (Luis Angel Gomez .©PHOTOGOMEZSPORT)

Próxima Etapa – Nº6

A Vuelta continua com uma etapa de 158,3 quilômetros de Requena até uma subida no Alto de la Montaña de Cullera que parece perfeita para aspirantes a fuga.

Acompanhe o ReviraVuelta

Você pode conferir conosco via Twitter Spaces o nosso #REVIRAVUELTA. Diariamente, sempre nos quilômetros finais do dia e um breve bate-papo pós-etapa, vamos trazer o melhor do que rolou e as análises de Allan Almeida, com moderação do Junimba, pelo BikeBlz e Davide Gomes e Tiago Ferreira pelo Portuguese Cycling Magazine. Confira!

Onde assistir a Vuelta a España →

Acompanhe tudo sobre a Vuelta de España 2021 no BikeBlz →

Hastags da prova: #LaVuelta21, #BikeBlz


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram e também no Facebook

Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram