Entre os atacantes mais fortes do pelotão atual, Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe) é sem dúvida um deles e alcançou a sua vitória na exigente etapa 9 da Vuelta 23. O Campeão Alemão foi o mais forte na fuga que surgiu após uma impressionante batalha contra o vento. Ele conquistou sua primeira vitória na Vuelta após sucessos anteriores no Tour de France e no Giro d’Italia. O pelotão dividiu-se em diversas ocasiões, com Jumbo-Visma e Soudal Quick-Step a mostrarem a sua determinação em virar a corrida do avesso. Mas os ciclistas que ficavam para trás sempre recuavam até João Almeida (UAE Team Emirates) e Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) abrirem uma pequena vantagem nas encostas do Collado de la Cruz de Caravaca. Sepp Kuss (Jumbo-Visma) leva a La Roja para o dia de descanso.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha 2023

Na véspera do dia de descanso, o pelotão da La Vuelta 23 enfrentou uma chegada ao cume sem precedentes no topo do Collado de la Cruz de Caravaca. E o Jumbo-Visma estava determinada a trazer a batalha novamente, com um começo ventoso. Sepp Kuss, Primoz Roglic e Jonas Vingegaard dividiram o grupo desde o início!

João Almeida participou da primeira fuga do dia

Escalões da arma

Wilco Kelderman, Jan Tratnik, Attila Valter e Dylan van Baarle conduziram o primeiro escalão com seus líderes. Apenas seis ciclistas conseguiram acompanhar a sua jogada: Remco Evenepoel, Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), Matevz Govekar (Bahrain Victorious), Aleksandr Vlasov, Nico Denz e Emanuel Buchmann (Bora-Hansgrohe).
Os líderes percorreram 50,1 km na primeira hora e aumentam a distância de até 45” para o primeiro pelotão, conduzido pela Movistar, UAE Team Emirates e Bahrain Victorious. Os caçadores voltaram aos atacantes na primeira subida do dia, de cat-1 Puerto Casas de la Marina la Perdiz (cume no km 60,1).

O vento cruzado fez a festa nessa etapa, provocando a formação de Escalões, ou Echelons

Mais escalões ou echelons!

À medida que a corrida se acalmava um pouco, seis ciclistas entram em movimento: Amanuel Gehbreigzabhier (Lidl-Trek), Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe), Matteo Sobrero (Jayco AlUla), Ruben Fernandez (Cofidis), Dani Navarro (Burgos-BH ) e Jon Barrenetxea (Caja Rural-Seguros RGA). Chris Hamilton (DSM-Firmenich) e depois Jonathan Caicedo (EF Education-EasyPost) juntaram-se a eles para fazer uma fuga de 8 homens.

Echelon vem de scala, uma palavra latina que significa “escada”, que também é a fonte do francês eschelon, que significa “degrau de escada”. Com o tempo, a palavra francesa passou a significar “etapa”, “grau” ou “nível”. O inglês tomou emprestada a palavra e aumentou seu significado para “um nível ou categoria dentro de uma organização ou grupo de pessoas”. –  Wikipedia.

A diferença aumentou para 8’35”, mas o pelotão atingiu outra seção exposta ao vento quando a corrida entrou nos últimos 80 quilómetros. A Soudal Quick-Step, Bora-Hansgrohe e a Jumbo-Visma colaboram para dividir o grupo. Apenas 22 pilotos permaneceram no primeiro grupo. Dois candidatos do Top 10 do GC ficaram para atrás: Lenny Martinez (Groupama-FDJ) e Wout Poels (Bahrain Victorious).

A diferença entre os dois primeiros pelotões sobiu para 1’05’’. A Groupama-FDJ liderava a perseguição e preencheu a lacuna faltando 55 km. Os oito líderes estavam a 3’35’’ de distância.

Kämna segue sozinho

A diferença aumentava em direção à subida final (8km a 5,6% com declives irregulares). Com uma vantagem de 5 minutos, Gehbreigzabhier, Kämna, Caicedo, Sobrero, Fernandez, Hamilton, Navarro e Barrenetxea estavam prontos para lutar pela vitória na etapa.

Lennard Kämna venceu a etapa solo

Kämna foi sozinho nos últimos 5 quilômetros. Sobrero tentou resistir, mas o Campeão Alemão conseguiu a sua primeira vitória na etapa da Vuelta com uma diferença de 30”.

Na batalha pela GC, os tempos foram medidos 2km antes da linha devido às condições meteorológicas. João Almeida (UAE Team Emirates) atacou a 3 km do final e abriu uma pequena vantagem ao lado de Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe).

Kuss segue de Vermelho no dia de descanso

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 05.09.2023

ETAPA 10

Valladolid > Valladolid

25,8 km / Contrarrelógio individual

Contra-relógio individual com mais de 25 quilômetros, com apenas uma pequena inclinação no início. Os especialistas em contra-relógio terão uma vantagem potencial sobre os escaladores, pois o percurso é bastante descomplicado, do ponto de vista técnico, e ocorre principalmente em avenidas largas.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram