Marc Soler (UAE Team Emirates) venceu a etapa 5 da La Vuelta 22 depois de um desempenho impressionante nas colinas do País Basco. O Espanhol foi uma adição tardia à enorme fuga que abriu nesta etapa em um ritmo furioso. Ele acabou indo sozinho na subida final do Alto del Vivero e conquistou a vitória em Bilbao, imitando o sucesso de Igor Anton nas mesmas estradas há 11 anos. Esta é a segunda vitória de Soler na Vuelta. Logo atrás dele, Rudy Molard (Groupama-FDJ) vestiu a ‘La Roja’, apenas 2 segundos à frente de Fred Wright (Bahrain Victorious), 3º da etapa. O Francês Molard já havia levado a Camisa Vermelha de líder também após a etapa 5 da Vuelta 2018. Ele a segurou por quatro dias.

A Vuelta continuou no País Basco nesta etapa 5, um desafio montanhoso de 187,2 km de Irun a Bilbao, com 5 subidas categorizadas em estradas icônicas que testemunharam grandes momentos do ciclismo. Tal terreno inspirou os atacantes, tanto que foram necessários cerca de 80 km de batalhas a quase 50 km/h para que o fuga se formasse.

O povo Basco tomou as ruas

Wright, Molard, Masnada… e depois Soler

A partir do km 74, 17 ciclistas sucessivamente e com sucesso formaram a fuga: Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan), Fred Wright (Bahrain Victorious), Jonathan Caicedo (EF Education-EasyPost), Rudy Molard, Jake Stewart (Groupama-FDJ), Julius Johansen ( Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), Alessandro De Marchi, Daryl Impey (Israel Premier Tech), Kamil Malecki (Lotto Soudal), Gregor Mühlberger (Movistar Team), Fausto Masnada (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Lawson Craddock (Team BikeExchange -Jayco), Nikias Arndt (Team DSM), Victor Langellotti (Burgos-BH), Roger Adria (Kern Pharma), Ibai Azurmendi (Euskaltel-Euskadi) e Anthony Delaplace (Arkea-Samsic).

Como eles enfrentam a primeira subida do dia, de Cat-3 no Puerto de Gontzagarigana (cume no km 95,6), a diferença era de até 2 minutos. Rudy Molard era o líder virtual, pois só perdia por 58’’ no GC no início do dia. Marc Soler (UAE Team Emirates) atacou do grupo e preencheu a lacuna na segunda subida do dia, subindo o Balcon de Bizkaia (km 102,4). No cume, Langellotti passou primeiro, como fez na subida anterior.

A etapa terminou em Bilbao

Soler e Molard levam os prêmios

Langellotti também perseguiu os pontos do Alto de Morga (km 125,4). Enquanto isso, Jumbo-Visma controlava o pelotão com um intervalo de cerca de 5 minutos. Craddock atacou na primeira subida de Cat-2 no Alto del Vivero (km 144). Langellotti fechou a lacuna no cume (e quase garante a Camisa de Bolinhas no final do dia). Mais dez ciclistas se juntaram a eles para lutar pela vitória na etapa: Impey, Molard, Stewart, Pronskiy, Soler, Adria, Muhlberger, Masnada, Arndt e Wright.

O Espanhol Marc Soler (UAE) venceu solo a Etapa 5

Depois de uma primeira passagem por Bilbao, Stewart atacou antes da subida final no Alto del Vivero (km 173). Ele abriu uma distância de 40’’, mas Soler o pegou a 1 km do cume. Na descida, o Espanhol tentou resistir a um grupo de cinco ciclistas: Wright, Molard, Pronskiy, Craddock e Langellotti.

Mais cinco deles retornam nos 5km finais: Muhlberger, Arndt, Adria, Impey e Masnada. Mas eles acabariam 4’’ atrás de Soler. Impey correu para o 2º e Wright terminou em 3º, ganhando 4 segundos de bônus, tornando-se o segundo lugar atrás de Molard na Classificação Geral com uma diferença de 2’’.

Rudy Molard (Groupama FDJ) é o novo líder da La Vuelta

→ Tudo sobre a Vuelta da Espanha

Fonte: La Vuelta
Fotos: A.S.O / Charly Lopez, Luis Angel Gomez, SprintCycling, Luis Angel Gomez, SprintCyclingAgency, Antonio Baixauli López, Antonio Baixauli, Toni Baixauli


→ Onde assistir a Vuelta da Espanha?

 


PRÓXIMA ETAPA

Quinta, 25.08.2022

ETAPA 6

Bilbao > Ascensión al Pico Jano. San Miguel de Aguayo

181,2 km – Alta montanha (4116 m)

Uma etapa em que as fugas provavelmente correrão bem e durarão até o fim. A sucessão de Las Alisas e Collada de Bremes criará uma seleção natural antes de chegar ao Pico Jano. Esta longa, esticada e sem precedentes na passagem de montanha pode deixar um dos favoritos para trás se suas forças falharem.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Vuelta a Espanha terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram