Foi apenas uma questão de tempo para Sebastian Molano (UAE), vencer a etapa 12 da La Vuelta 23 após um sprint dominante em Saragoça. Frustrado com o posicionamento nas finais anteriores, a flecha Colombiana teve um lançamento impressionante de Rui Oliveira (4º na etapa) para vencer à frente de Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) e Boy van Poppel (Intermarché-Circus-Wanty) após um dia agitado de corridas em Olvega. Molano conquista a sua segunda vitória de etapa na Vuelta depois de vencer em Madrid no ano passado. Uma grande batalha aguarda agora os pilotos na sexta-feira, com 4.000m de altitude a caminho do cume no Col du Tourmalet.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha

Uma trégua para os contenders da GC da Vuelta na véspera do Tourmalet? No papel, a etapa 12, de Olvega a Saragoça, deveria favorecer os velocistas. E o cenário desde o início favorecia esse resultado. Dois pilotos entraram em ação rapidamente: Jetse Bol (Burgos-BH) e Abel Balderstone (Caja Rural-Seguros RGA). A Alpecin-Deceuninck controlava a diferença enquanto buscava a vitória da terceira etapa com Kaden Groves.

Bol ataca (de novo)

A dupla da frente aumentava a vantagem para 2m35’’ no km 35. Mas a diferença já caiu para menos de 2 minutos quando a corrida entrou nos últimos 100 quilómetros. E até 30’’ com 50 quilómetros pela frente. Bol e Balderstone foram pegos a 44 quilômetros da linha… Mas Bol imediatamente atacou novamente! O baroudeur Holandês foi pego novamente faltando 38 km.

A vibração de Molano e Oliveira com a vitória na linha

Oliveira impulsiona Molano

Kaden Groves dominou o sprint intermediário (faltando 18,9 km) à frente de Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que levou 4 segundos extras. A tensão foi grande antes da corrida para Saragoça. A Alpecin-Deceuninck passou para as primeiras posições nos últimos 3 quilômetros enquanto tentava posicionar Groves para a vitória. Mas Rui Oliveira (Emirados Árabes Unidos) surgiu no momento perfeito para lançar Sebastian Molano à vitória à frente de Groves e Boy van Poppel (Intermarché-Circus-Wanty).

Molano e Oliveira

Estou muito feliz. Obrigado à minha equipe pelo trabalho que fizeram hoje, eles foram incríveis. Esta vitória é para minha equipe, para minha família. Duas etapas em La Vuelta, no ano passado e agora este ano… Depois das lesões, não foi um ano fácil, mas agora estou muito feliz. Temos homens muito fortes para a Classificação Geral, precisamos cuidar deles. Hoje a equipe trabalhou para mim. Rui [Oliveira] foi perfeito, Marc [Soler ] também foi perfeito. Tudo correu como havíamos planejado na reunião. Na última curva à esquerda, já tínhamos que estar na frente, seguir as barreiras e abrir o sprint. Não sabia que eram tantos torcedores Colombianos no final. Eles vêm frequentemente às corridas espanholas e estou grato a eles pelo apoio. Pude ouvir os torcedores gritando meu nome. Isso também é para eles e espero que gostem desta vitória.” – Sebastian Molano

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 08.09.2023

ETAPA 13

Formigal. Huesca la Magia > Col du Tourmalet

135 km / Alta montanha (4266 m)

Esta etapa estará marcada em vermelho para todos aqueles que aspiram à classificação geral. São mais de 4.000 metros de subidas que, embora curtas em distância, não oferecem um único quilômetro de descanso. Será exigente desde o início, com a subida do Portalet. Depois, as subidas do Col d’Aubisque, do Col de Spandelles e do Col de Tourmalet garantem um espetáculo que determinará quais pilotos serão excluídos e quais permanecerão na batalha pela classificação geral.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram