O dia que antecede o início da Vuelta a España foi marcada pelas coletivas de imprensa dos principais nomes da prova: Enric Mas, Miguel Ángel López e Alejandro Valverde pela Movistar, Primoz Roglic pela Jumbo-Visma e Mikel Landa da Bahrain Victorious, falaram a imprensa por video-chamada. Egan Bernal já havia feito o mesmo ontem.

Egan Bernal (Ineos Granadeiros), o vencedor do Giro d’Itália em maio passado disse ontem: “O mais importante não é saber quem é o meu principal rival, não me interessa, mas sim pensar na abordagem que teremos dia após dia com a equipe”. No entanto o Esloveno Primoz Roglic, quando questionado se o Colombiano vai ser o seu adversário número um nesta Vuelta, respondeu: “Você não terá que cometer erros e dar o seu melhor. Mas é claro que Egan Bernal é um corredor super forte, mesmo que não seja só ele. O que é certo é que será uma grande luta para vencer esta Volta à Espanha”. Ele ainda comentou sobre o percurso duro da corrida:

Não conheço muito as subidas, mas o que importa é estar bem. Se você têm as pernas, bem, se não, não adianta conhecer de antemão. Espero estar bem e honrar a entrega do time. Foi bom vê-los bem no Tour, mas triste de estar longe.”
Primoz Roglic
Ao ser perguntado sobre a sua rivalidade e ausência de Pogacar, disse: “Sei que vocês jornalistas gostam da disputa mano-a-mano, gera melhores matérias e histórias, mas no fim, não me preocupo muito com quem é o rival. Não há uma animosidade entre ninguém. Também não existe apenas um, são vários grandes ciclistas e preciso estar bem preparado, independente de quem seja.”

Enquanto isso na Movistar…

Na coletiva da Movistar, Alejandro Valverde se disse entusiasmado para começar a sua 14ª Volta a España:
Estou muito entusiasmado por estar de volta à Vuelta, na corrida que mais gosto. Esperançoso especialmente na equipe, ficaria satisfeito com um pódio entre Mas e Miguel Angel e uma vitória de etapa para mim.”
Alejandro Valverde

Explicou que ainda gosta de pedalar, antes de entrar em detalhes sobre os possíveis gols: “Sim, eu gosto, mais do que no ano passado, que foi um ano estranho. Como todo ano, há dias melhores e dias piores, mas estou me divertindo o suficiente. O que eu gostaria? A classificação para mim é totalmente secundária, porque estar entre os 3 primeiros é muito complicado para mim, meus companheiros estão lá para isso. Uma vitória de etapa é o meu objetivo e seria muito bom para o final desta temporada. Picon Blanco no terceiro dia? Não sei se vou conseguir tentar lá, é um pouco exigente e vai ter quem almeje a Geral à frente, mas vai haver outros dias para mim que podem ser bons, onde é preciso mais estratégia.”

O ex-Campeão Espanhol antecipou uma estratégia ofensiva da Movistar e declarou-se totalmente à disposição de Mas e Lopez: “Somos uma equipe que ataca e na Vuelta estamos em casa e devemos ser ambiciosos. Gregário de Mas e Miguel Angel Lopez? “Eu gostaria, a primeira coisa é dar uma mão nas altas montanhas, tanto ao Miguel Angel quanto ao Enric, então se der tempo, vou pensar nas minhas possibilidades, mas o objetivo principal é um pódio com um dos dois.

Estamos aqui para ganhar! Na Movistar saímos para ganhar, claro que pode haver gente mais forte, mas queremos ganhar a Vuelta, se não um pódio. Estamos convencidos que podemos ganhar.”

Enric Mas

Enric Mas não teve dúvidas ao afirmar isto. Ele que não terminou bem o Tour de France, disse estar melhor agora para a volta espanhola: “Terminei o Tour com um sabor agridoce, pois mirei o pódio e acabei em sexto, mas agora se apresenta outra nova oportunidade, outra corrida e a equipe confia em mim para ser o líder junto a Valverde e Miguel Ángel Lopez. Vou tentar terminar no pódio. Depois do descanso do Tour, tenho feito dias melhores de treinamento e me encontro acredito, que chego melhor agora que no Tour.”, afirmou.
Miguel Ángel Lopez disse que se encontra bem. “Depois do Tour foi complicado, zeramos, treinamos e vim com entusiasmo. Renovar me faz querer estar em posições privilegiadas. Se não estamos convencidos de que podemos vencer… A confiança em nós mesmos é fundamental, a equipe corre em casa, queremos correr bem. Estamos motivados e temos trabalhado para isso. Antes de começarmos vimos Carapaz, Roglic, Bernal e até Landa…Há muitos favoritos, mas estamos dizendo isso antes de irmos para a guerra. Diante de uma corrida de três semanas, é muito cedo para dizer quem será o vencedor. Às vezes é uma loteria.”

Sempre gostei da La Vuelta, é uma prova muito bonita e tenho muitas boas recordações de 2017 e 2018. Não participo há dois anos, mas estar na Movistar é uma experiência diferente.”

Miguel Ángel Lopez

Mikel Landa e o novo uniforme da Bahrain Merida

A Bahrain Victorious que vestirá uma nova jersey de edição limitada para a Vuelta a España, muda 0 seu tradicional vermelho para “respeitar a camisa do líder na corrida”, diz a equipe. O novo kit visa aumentar a conscientização sobre a obesidade e o diabetes e o impacto da atividade física como andar de bicicleta pode ajudar a reduzir os riscos.

Imagem

Mikel Landa, que acaba de renovar o seu contrato, falou do seu regresso a Vuelta a España, onde não participava desde 2015.

Um pódio num Grande Tour é o meu sonho e sempre é possível. Gostaria de subir ao pódio e lutar para ganhar uma etapa. Não estou 100%, isso é óbvio. Espero estar durante a Vuelta. Espero perder o mínimo de tempo possível no início da corrida. Ainda não estou na melhor forma, mas quero muito começar a correr. Queria terminar no pódio, com o passar dos dias vamos ver se é possível. Primoz Roglic e Egan Bernal são os favoritos pelo que conquistaram.”

Mikel Landa

E falou dos seus aprendizados e da aposentadoria do seu amigo Fabio Aru: “Aprendi que você deve ser paciente. Terei que compensar essa falta de forma, mas estou muito motivado com uma equipe forte que me apoia, a aposentadoria do Fabio Aru é uma pena. Temos sido companheiros de equipe e amigos. Mas suponho que isso vai lhe dar paz de espírito.”

Allan Almeida no Gregário Cycling

Para terminar o dia, tivemos ainda uma entrevista especial do Gregário Cycling com o nosso colunistas (e Gregário de Luxo), Allan Almeida que foi o convidado do podcast do Leandro Bittar, do Nicolas Sessler e do Álvaro Pacheco, para falar sobre a expectativa da prova e fazer mais uma de suas belas análises a respeito da Vuelta e que nos encheu de orgulho por aqui. Voa Allanzinho!

Acompanhe a Vuelta com a gente no ReviraVuelta

Vamos fazer a narração e comentários sempre dos últimos 5 km da corrida, seguido de uma ‘mesa redonda virtual’ com Junimba Simões e Allan Almeida do BikeBlz, juntamente com Davide Gomes e Tiago Ferreira do PCMPT Mag, comentando os destaques da prova e trazendo informações complementares para quem curte e acompanha o ciclismo profissional na última grande volta do ano.

Esperamos te ver você por aqui também. Então, não perca o REVIRA VUELTA! Nos vemos, ou melhor, ouvimos por lá!

Como acompanhar o ReviraVuelta →

Onde assistir a Vuelta a España →

Acompanhe tudo sobre a Vuelta de España 2021 no BikeBlz →

Hastags da prova: #LaVuelta21, #BikeBlz


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram e também no Facebook

Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram