Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) afirmou o seu domínio na etapa 4 do Critérium du Dauphiné, vencendo na La Bâtie d’Urfé 2” à frente de Wout van Aert (Jumbo-Visma).
Top Ganna voou
O Campeão do Mundo de Contrarrelógio aproveitou a oportunidade de 31,9 km que lhe foi apresentada na etapa 4 do Critérium du Dauphiné 2022 com uma velocidade impressionante de quase 54 km/h. Já 2º de ontem e vencedor da etapa 1, Van Aert domina a classificação geral com 53” à frente de Mattia Cattaneo da Quick-Step Alpha Vinyl (+53”) e dos seus dois companheiros da Jumbo-Visma, Primoz Roglic (+56”) e Jonas Vingegaard (+1’26”) à frente dos principais desafios montanhosos.
Filippo Ganna faz o melhor tempo na crono e vence a Etapa 4 da #Dauphine. https://t.co/8PtyAo0cuq
— BikeBlz (@BikeBlz) June 8, 2022
Só podemos dizer chapeau a Van Aert. Sempre estamos perto. Van Aert é muito forte e ontem ele já estava muito perto da vitória. Ele é um atleta soberbo e só podemos dizer chapeau para ele. Foi um percurso muito bom para mim. Esta manhã, quando vimos estava chovendo, pensei que não ia ser um bom dia, mas felizmente o sol veio e tivemos as mesmas condições para todos os ciclistas, Copenhague está chegando perto, mas tenho que esperar para ver se estarei lá.” – Filippo Ganna
Etapa 4 – Destaques
O desfile de ciclistas foi lançado por Matthew Walls, 148º e último da Classificação Geral, mas o velocista Britânico não foi o primeiro a chegar à meta já que Dries Van Gestel o ultrapassou e estabeleceu uma nova marcar de 38’56”. Miguel Heidemann e depois Mathias Norsgaard Jorgensen o sucedem como líderes provisórios da classificação. Logo depois, Luke Durbrige aumentou a aposta muito a sério. Vencedor de um prólogo Dauphiné há precisamente dez anos, o Australiano completou o percurso a uma velocidade média de 52,56km/h o que pôde permitir-lhe apontar para um bom resultado no final do dia e ser suficiente para afastar o especialista que se aquecia atrás dele.
Ganna voa a 53,86 kmh
Filippo Ganna rapidamente mostrou que está em boa forma, já colocando 19’’ entre o seu tempo e o de Durbridge após 21 km. Cerca de 10 km mais adiante, a margem aumentou para 39”, chegando a 53” no final. O Campeão Mundial deixou sua força bruta falar em um curso favorável, quase atingindo 54 km/h em média em 31,9 km para marcar um tempo de 35’32’’.
Hayter e companhia brilham na Ineos Grenadiers
O rival que mais se aproximou da vantagem de Ganna foi seu próprio companheiro de equipe Ethan Hayter. O Campeão Britânico de ITT perdeu 30’’ após 21 km e acabou por terminar com uma diferença de 17’’. Ele foi, até agora, o único ciclista que foi mais rápido que Ganna na reta final. Os seus companheiros de equipe na Ineos Grenadiers, Tao Geoghegan Hart (37’03”) e Michal Kwiatkowski (37’13”) também conseguiram uma vaga no Top1 0 provisório, enquanto Mattia Cattaneo, da Quick-Step Alpha Vinyl, ficou em 3º lugar, fora de Durbridge com um tempo de 36’25” (39” atrás de Ganna). Coube aos rouleurs fortes do Jumbo-Visma tentar virar a mesa.
Jumbo-Visma não consegue tirar o melhor de Ganna
Primoz Roglic partiu às 15h46 e Wout van Aert foi o último ciclista a sair, 14 minutos depois. O seu companheiro Jonas Vingegaard deu-lhes referências interessantes ao marcar um tempo de 36’44’’. Van Aert arrancou forte, 10’’ à frente de Ganna no primeiro ponto intermédiário e 18’’ à frente de Roglic, que terminou na 4ª posição provisória, com uma diferença de 41’’ para Ganna. Van Aert também não conseguiu igualar o ritmo do italiano em todo o percurso, acabando por perder por meros 2”. O Belga aumentou a sua liderança geral, 53’’ à frente de Mattia Cattaneo (Quick-Step Alpha Vinyl), enquanto Roglic passou para o terceiro lugar (+56’’) à frente das principais etapas de montanha.
#Top10 Etapa 4 #Dauphiné pic.twitter.com/cuRvwAd0RG
— BikeBlz (@BikeBlz) June 8, 2022
#GC após 4 etapas #Dauphine pic.twitter.com/L2b9vaPhSM
— BikeBlz (@BikeBlz) June 8, 2022
PRÓXIMA ETAPA
Etapa 5 – Plano
Thizy-les-Bourgs > Chaintré (162,3 Km)
A grande chance dos sprinters, mas há uma combinação meio Poggio-Cipressa de duas subidas nos últimos quilômetros. O fim deve ser bem divertido, pelo menos por 30 minutos.
Fotos: Aurélien Vialatte
Fonte: Tradução livre do release oficinal da prova
Onde assistir a Criterium du Dauphiné?
ESPN
ESPN/ESPN Watch é o canal oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo.
GCN+/Eurosport
GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver algumas provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Em muitos casos, não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.
Tiz-Cycling
Tiz-Cycling é um site que transmite todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que, além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.
TacoPapo BikeBlz
Você pode conferir quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), o nosso programa semanal com Junimba e Allan Almeida, trazendo o melhor das principais corridas, destaques e comentários de tudo ao redor do mundo do ciclismo. Sempre no velho e bom português. Confira o próximo!
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram, no Twitch, no Facebook e também no Spotify!
Hastags da prova: #Dauphiné, #TacoPapo, #BikeBlz
Onde assistir
ESPN/ESPN Watch com Renan do Couto e Celso Anderson (serviço de TV a cabo), Eurosport/GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling, Taco Papo, com Junimba e Allan Almeida, quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), contando tudo o que rolou no Twitter, Twitch, Facebook e Youtube do BikeBlz.
Acompanhe os horários da corrida no nosso #RACEDAY, todo dia às 7h no nosso feed do Twiiter.
Start list
Confira aqui os ciclistas confirmados na corrida.
Confira a lista completa dos atletas aqui →
Velogames
A Critérium du Dauphiné tem Velogames e você pode participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. O código da nossa Liga é #13044627. Não perca!
Monte agora o seu time e divirta-se →
Foto: LaPresse
Twitter @BikeBlz
[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]