Que a Holanda é o país das bikes, todo mundo já sabe, mas não se faz um país das bicicleta sem se planejar muito bem o trânsito. E é pra ensinar algumas dessas ‘artimanhas’ que esta semana rolou um webinar para quem deseja saber mais sobre a abordagem holandesa para acalmar o tráfego.


Para criar esta base é necessário planejar o design de zonas lentas e corredores de tráfego e neste webinar, os especialistas em mobilidade internacional Mary Elbech e Lennart Nout traduziram os princípios holandeses de segurança sustentável em uma rede multimodal integrada acessível a pessoas de todas as idades e habilidades e em qualquer comunidade. S
e concentrando nas melhores práticas para acalmar o tráfego, incluindo táticas para ruas de médio e alto volume e vários princípios básicos em alguns tópicos como:

  • A calma do tráfego começa no nível da rede;
  • Trabalho/design com o usuário em mente;
  • Não crie recursos contra motoristas: use técnicas de psicologia do trânsito para incentivar os motoristas a se comportarem da maneira que você deseja;
  • Largura é tudo: ruas largas permitem velocidades de deslocamento mais rápidas.
  • Uma boa rua não precisa de fiscalização;

O webinar é promovido pela mobycon.com, empresa holandesa especializada em projetar e melhorar a mobilidade holandesa por mais de três décadas. Vale conferir!

Photo by Noralí Emilio on Unsplash

Instagram