Michael Matthews (Bike Exchange) venceu novamente no Tour de France cinco anos após a última vez. Segundo em Longwy e Lausanne, ele se tornou o segundo Australiano a vencer uma etapa depois de Simon Clarke (Israel-Premier Tech) na etapa 5 e o segundo ciclista da BikeExchange a vencer uma etapa depois de Dylan Groenewegen na etapa 3. O velocista de Canberra veio da fuga e terminou cruzando sozinho a linah de chegada, depois do Côte de la Croix-Neuve em Mende, enquanto Alberto Bettiol (EF-EasyPost) e Thibaut Pinot (Groupama FDJ) completaram o pódio.

Pogacar ataca no início

157 pilotos iniciaram a etapa 14 e Tadej Pogacar (UAE) atacou duas vezes na primeira colina e colocou Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) sob pressão. Alguns companheiros de equipe do titular da Camisa Amarela, incluindo Primoz Roglic (Jumbo-Visma), perderam contato com o pelotão principal, enquanto Neilson Powless (EF Education-EasyPost) subiu o Côte de Saint-Just-Malmont (cat. 3, km 14) à frente de Chris Juul Jensen (BikeExchange). O super combativo do ano passado, Franck Bonnamour (B&B Hotels-KTM) tentou a sorte no Côte du Châtaignier. Com 150 km antes da chegada, ele se viu em um grupo de 23 homens ao lado de Marc Soler (UAE Team Emirates), Daniel Martinez (Ineos Grenadiers), Benoît Cosnefroy (AG2R), Felix Grossschartner, Lennard Kämna e Patrick Konrad (Bora -Hansgrohe), Gregor Mühlberger (Movistar), Simon Geschke (Cofidis), Luis Leon Sanchez (Bahrain Victorious), Stefan Küng e Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Louis Meintjes (Intermarché), Alberto Bettiol, Powless e Rigoberto Urán (EF-EasyPost), Andreas Kron (Lotto-Soudal), Bauke Mollema e Quinn Simmons (Trek-Segafredo), Jakob Fuglsang, Krists Neilands e Michael Woods (Israel-Premier Tech) e Michael Matthews (BikeExchange).

A etapa começou com com ataques dos líderes da GC logo cedo

Ataques solo de Michael Matthews

Meintjes foi o melhor classificado na GC com uma diferença de 15’46’’. Logo após a marca dos 100km, a diferença entre os 23 líderes e o pelotão chegou a 10’. Eram 11’15” quando Matthews partiu sozinho a 53 km do final, após as tentativas de Simmons de abalar o grupo líder no Côte de Grandrieu. A 42 km do final, Grossschartner, Kron e Sanchez juntaram-se a Matthews. Kron quase caiu a 25km do fim devido a um problema mecânico. Grossschartner, Sanchez e Matthews tinham 30’’ de vantagem sobre Bettiol, Kämna, Martinez, Pinot, Fuglsang, Uran, Konrad, Meintjes e Soler. Matthews atacou até o Côte de la Croix-Neuve em Mende. Bettiol cruzou com ele e passou por ele sem piedade, mas o Australiano segurou, cruzou e solou antes do cume localizado 1,5 km antes da linha de chegada. Sua pequena vantagem foi suficiente para ele conquistar sua quarta vitória de etapa em Tour de France.

A batalha final da fuga ficou entre Bettiol x Matthews

Pogacar e Vingegaard juntos

Pogacar atacou quase do fundo da subida final. Apenas Vingegaard conseguiu segui-lo enquanto Adam Yates e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) foram os últimos adversários a deixá-los ir. Pogacar tentou novamente antes do cume, mas os dois primeiros escaladores chegaram juntos com 12’23” depois de Matthews. Não houve grandes mudanças na Geral, mas Meintjes subiu para o sétimo lugar com uma diferença agora de 4’24” para Vingegaard, que desfrutará de um quinto dia no Maillot Jaune.

Pogacar até que tentou, mas Vingegaard chegou com ele

Hastags da prova:#TDF2022#BikeBlz
Fonte: Tour de France
Foto: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez, Aurélian Viallate


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 17.07.2022

ETAPA 15

RODEZ>CARCASSONNE
202,5 km / Plano

A estrada para Carcassonne é muitas vezes montanhosa e os altos e baixos que levam a ela podem favorecer a fuga. Mas nesta ocasião, a rota foi projetada para se adequar às equipes dos velocistas. Isso desde que eles trabalhem duro para controlar os atacantes do dia, que ainda podem conseguir produzir uma surpresa.

→ Confira todas as etapas do Tour de France 2022

 


Onde assistir ao Tour de France 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram