Na etapa final do Tour dos Alpes nesta sexta-feira, 21 de abril, de 144,5 km entre Cavalese e Bruneck/Brunico, ninguém conseguiu tirar a liderança de Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), que conquistou o 46º Tour dos Alpes. A cada lado dele no pódio estavam Hugh Carthy (EF Easy Post) (+22″) e Jack Haig (Bahrain Victorious) (+28″). Hoje foi dia de Simon Carr (EF Easy Post) na linha de chegada em Bruneck/Brunico.

Algumas canções de amor não terminam, elas estão em repetição permanente. Assim diz uma famosa canção italiana, que bem poderia ter sido a trilha sonora da 46ª edição do Tour dos Alpes, que terminou hoje, sexta-feira, 21 de abril de 2023, com a quinta etapa de 144,5 km de Cavalese a Bruneck/Brunico .

O vencedor da corrida por etapas nas estradas da Eurorregião Tirol-Südtirol/Alto Adige-Trentino foi Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), que fez sua estreia mundial no ciclismo profissional nesta corrida em 2019. Naquele ano, ele terminou um segundo atrás do seu companheiro de equipe, Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), cuja vitória nunca ficou sob ameaça, apesar de uma lacuna mínima na Classificação Geral. Este ano, Hart passou todos os cinco dias com a Camisa Verde – a primeira na história recente do Tour dos Alpes.

Durante os últimos quatro anos, Tao Geoghegan Hart conseguiu se estabelecer como um ciclista do mais alto nível ao vencer o Giro d’Italia 2020. Depois de duas temporadas difíceis e um início positivo para a atual temporada, foi preciso o Tour dos Alpes, a corrida que o lançou e cujo lema #LiveUphill (Viva montanha a cima) é sua mensagem, para voltar ao palco da vitória.

Ficou claro desde o início em Alpbach que o britânico do Ineos Grenadiers era o mais forte junto com seus companheiros de equipe, o que eles reafirmaram no dia seguinte na Ritten Arena em Ritten/Renon. Essas duas vitórias foram suficientes para abrir um fosso decisivo entre ele e seus rivais na Classificação Geral, pois ninguém teve força e/ou coragem para atacá-lo nos últimos dias da corrida. Nem Hugh Carthy (EF Education-Easypost), que terminou em segundo lugar geral, 22 segundos atrás, nem Jack Haig (Bahrain Victorious), terceiro, 28 segundos atrás.

Simon Carr (EF Education-Easypost) venceu a quinta e última etapa do Tour do Alpes

Eu tentei fugir várias vezes esta semana, e hoje foi o meu dia. Eu sabia que estava em forma e poderia tentar alguma coisa, mas foi só na metade da subida final que percebi que poderia fazer isso. O trabalho que fiz até agora pela equipe, as aparições nas fugas desta semana e a vitória de hoje mostram meu potencial: espero poder continuar assim no futuro.” – Simon Carr

Na linha de chegada em Bruneck/Brunico, a festa inglesa foi completada pela vitória de Simon Carr (EF Education-Easypost) no final de uma passagem solo – uma jogada ousada em qualquer corrida, mas que provou ser bem-sucedida no segundo dia nesta prova. Em sua segunda vitória na carreira, Carr se livrou de seus companheiros de fuga na subida do Muhlbach/Riomolino, terminando 53 segundos à frente do companheiro de equipe Georg Steinhauser e Matteo Fabbro (Bora-Hansgrohe).

Como nos anos anteriores e ao longo das cinco jornadas deste ano, o Tour dos Alpes confirmou mais uma vez a sua fórmula espetacular. Etapas curtas e intensas, muitas vezes decididas na linha de chegada, agruparam os oito primeiros colocados em menos de um minuto. E que proporcionou cinco dias de grande espetáculo nas estradas da Eurorregião Tirol-Südtirol/Alto Adige-Trentino.

Foi uma semana fantástica para mim e para toda a equipe, e mostramos mais uma vez do que somos capazes nesta quinta e última etapa. Não vejo esta vitória como uma forma de provar algo à equipe sobre o meu papel para próximas corridas: Acredito que no ciclismo e na vida o que você dá – mais cedo ou mais tarde – volta para você. A equipe trabalhou duro para mim nos últimos dias, como fiz por eles em tantas ocasiões no passado. O importante é ser um coletivo. Estou particularmente satisfeito por ter ganho esta corrida mantendo sempre o controlo total, nunca assumindo grandes riscos e também gerindo bem a minha energia. O Tour dos Alpes foi como me lembrava: uma corrida fantástica, bem organizada – perfeita em termos de hospitalidade e logística.” – Tao Geoghegan Hart

Hastags da prova: #TouroftheAlps, #BikeBlz
Fonte e imagens: Tour of the Alps

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o ciclismo profissional no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram