A equipe DSM-firmenich foi a vencedora da primeira etapa da La Vuelta 23. Um contra-relógio por equipes de 14,8 quilómetros em Barcelona, ​​no qual a Movistar Team de Enric Mas ficou apenas 52 centésimos de vitória. O jovem italiano Lorenzo Milesi, Campeão Mundial de Contra-relógio Sub-23, torna-se o primeiro líder da prova depois de um contra-relógio que teve a chuva como protagonista e a noite como um evento desagradável e evitável por parte da organização, que deixou tudo mais complicado para as equipes e que deu as primeiras diferenças entre os candidatos à Classificação Geral.

O espetacular pôster de estrelas que compõe o pelotão La Vuelta 23 foi lançado neste sábado em um cenário luxuoso, uma cidade de Barcelona que mostrou alguns de seus espaços mais emblemáticos no percurso urbano que iria decidir a primeira etapa da corrida . Por fim, a equipe holandesa Team DSM-firmenich conseguiu surpreender com uma vitória muito apertada que elevou à liderança um dos ciclistas mais jovens da corrida, que aos 21 anos é o atual Campeão Mundial Sub-23 de contrarrelógio.

Barcelona debaixo de chuva para a primeira etapa da Vuelta

A equipe Holandesa de Milesi completou o percurso com o tempo de 17’30” que, aos poucos, foi visto como difícil de ser batido. A chuva apertou intensamente nas ruas de Barcelona e viu-se como algumas das grandes equipes dos favoritos deixaram mais tempo do que o esperado na linha de chegada. A equipe EF Education-EasyPost, cinco segundos atrás do DSM, foi a equipe mais próxima da melhor marca, enquanto equipes de favoritos como Ineos Grenadiers de Geraint Thomas (20 segundos), Jumbo-Visma de Primoz Roglic e Jonas Vingegaard (32 segundos) ou a UAE de Juan Ayuso (37 segundos) ficou muito atrás.

Movistar, pelos cabelos

Por fim, a Movistar Team disparou o alarme ao marcar o melhor tempo no ponto intermediário, para finalmente ficar a 52 centésimos de segundo de vencer a etapa. A EF Education-EasyPost manteve-se na terceira posição, empatada no tempo com o Soudal Quick-Step do atual campeão, Remco Evenepoel, que junto com Enric Mas é o favorito que mais se beneficiou do dia, tirando alguns segundos de seu rivais.

O Team DSM-firmenich surpreendeu e venceu o contrarrelógio por equipes

A Vuelta 23 continuará amanhã com a disputa da segunda etapa, um dia de 181,8 quilómetros entre Mataró e Barcelona com três portos pontuadores no percurso, incluindo o topo do Castell de Montjuïc que se presume decisivo para a resolução da etapa.

Lorenzo Milesi veste a Camisa Roja na abertura da Vuelta

É claro que não esperava ter um mês assim [com o Mundial e La Vuelta]. É uma sensação incrível. Vencer com a equipe é muito bom e emocionante. Corremos alguns riscos e tínhamos um bom plano. Mantivemos o poder que a equipe nos disse para seguir e funcionou bem. É a minha primeira vitória no World Tour, estou muito feliz.” – Lorenzo Milesi 

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

ETAPA 2

Mataró > Barcelona

182 km / Média montanha (2668 m)

Esta etapa de meia montanha apresenta uma subida de 2ª categoria e uma de 3ª categoria, ambas podendo resultar em fuga. Entretanto, as equipas que contêm os pilotos mais rápidos não deverão ter problemas em lidar com o sprint. A subida do Montjuic pode afetar os velocistas se ocorrer a uma velocidade exigente. A chegada também pode estar em jogo se alguém fizer um movimento.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram