Lotte Kopecky (SD Worx) escreveu mais um belo capítulo de sua já estelar carreira ao avançar para o Maillot Jaune na primeira etapa do Tour de France Femmes avec Zwift 2023. O ícone Belga, vestindo sua Camisa de Campeã Nacional, derrubou todas com um ataque forte na subida final do dia, nos últimos 10 quilômetros para ir para Clermont-Ferrand. Ela avançou até a linha para obter uma vitória solo espetacular com uma diferença de 41 ” para suas primeiras perseguidoras, com sua companheira de equipe Lorena Wiebes e Charlotte Kool da DSM-Firmenich completando o top 3 da etapa. Kopecky conquistou sua 11ª vitória nesta temporada. E a primeira nas estradas do Tour.

→ Tudo sobre o Tour de France Femmes 2023

O pelotão de 154 mulheres saiu de Clermont-Ferrand para realizar uma volta de 123,8 km que coroou a primeira Maillot Jaune do Tour de France Femmes avec Zwift 2023. Martina Alzini (Cofidis) foi a primeira atacante da prova, no km 11. Mas o pelotão não a deixa ir.

Kasia Niewiadoma (Canyon-SRAM)

Ataques sem sucesso

Marie Morgane Le Deunff (Arkéa) foi a primeira atacante a abrir uma brecha, no km 18, apenas para ser apanhada 6 km mais adiante. É então a vez de Typhaine Laurance (Lifeplus Wahoo) liderar do km 26 ao 45, enquanto Amandine Fouquenet (Arkéa) tenta, mas não consegue, juntar-se a ela na frente. Entretanto, Mireia Benito (AG Seguros-Soudal Quick-Step) sofre uma queda no km 27 e é obrigada a abandonar.

O pelotão pedala junta até a incansável atacante Marta Lach (Ceratizit-WNT) partir a 46 km do fim. A ex-campeã Nacional Polaca abre uma diferença de 50’’, mas o grupo reage e apanha-a na frente do sprint intermédiário em Saint-Hippolyte (faltanod 26,7km). A ex-Campeã Mundial Lizzie Deignan (Lidl-Trek) passa primeiro pelo sprint intermediário. Yara Kastelijn (Fenix-Decuninck) tenta manter o ritmo após a linha, mas todos a seguem.

Pelotão alerta

Poder de Kopecky

O terreno ondulado e o ritmo são demais para muitas ciclistas, incluindo Elisa Balsamo (Lidl-Teck). Suas companheiras de equipe tentam controlar o final ao lado da SD Worx, que subiu a aposta com Marlen Reusser na subida principal do dia, no Côte de Durtol (cat. 3), para chegar ao cume com 9,3 km para o fim.

Lotte Kopecky (SD Worx) acelerou nos últimos 5 quilômetros. E ninguém pôde seguir seu forte ataque. Ela cruza primeiro no cume e continua empurrando até a linha, abrindo uma lacuna de 41” no final. Lorena Wiebes dominou o sprint do grupo para completar os dois primeiros lugares no pódio para a SD Worx e confirmar seu domínio no mais alto nível do ciclismo.

Lotte Kopecky após sua vitória na Etapa 1 do Tour de France Femmes

Julie [Van de Velde] era muito forte e foi bom ver, mas no final, é sempre difícil para um líder solitário por tanto tempo contra o pelotão. Tentei manter a calma, porque se eu ficasse nervosa, Lorena [Wiebes] também ficaria. Um ano muito especial. E tudo está indo muito bem neste Tour. Não me importo de fazer um pouco mais de esforço para ajudar minhas companheiras de equipe. Demi [Vollering] está bem posicionada na GC, temos duas vitórias, um 2º lugar, a Camisa Verde… Mas no final, ter o Amarelo no último dia é o mais importante e focamos nisso.” – Lotte Kopecky

→ Onde assistir ao Tour de France Femmes 2023?

Fonte: Tour de France Femmes
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez

Hastags da prova: #TDFF2023, #BikeBlz


PRÓXIMA ETAPA

Segunda, 24.07.2023

ETAPA 2

CLERMONT-FERRAND > MAURIAC
151,7km / Média montanha (2449 m)


Velogames

O Tour de France Femmes claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram