O Tour de France Femmes 2023 sai de Clermont-Ferrand na manhã de domingo (23.07.23) para uma semana de corridas que culmina nos Pirinéus, com uma assustadora chegada ao cume no imponente Col du Tourmalet, seguida por um contra-relógio plano e rápido centrado em Pau. Ambas as etapas são inovações em uma corrida que foi reiniciada em 2022 pelo promotor do Tour de France, ASO, após uma existência itinerante nos últimos 30 anos. O Tour de France Femmes 2022, que começou em Paris, quando a corrida masculina terminou, foi um grande sucesso tanto para fãs quanto para patrocinadores.

Depois de uma etapa mais plana para Blagnac, nos subúrbios de Toulouse, a etapa dos Pirenéus do próximo sábado inclui a subida do Col d’Aspin antes do percurso de 17 km até ao cume de 2.110 metros do Tourmalet.

A diretora da prova Tour de France Femmes, Marion Rousse, disse que a decisão de mudar a largada para Clermont-Ferrand se deu porque, ao largar em Paris, em 2022 “o bastão já foi passado entre homens e mulheres”. “Ao começar em Clermont-Ferrand, podemos ir direto para o Maciço Central e podemos ter etapas mais dinâmicas e interessantes desde o início. Isso também significa que podemos facilmente ir para o sul e incluir os Pirinéus.”

O Tour de 2022 não incluiu um contra-relógio, algo que a maioria do pelotão sentiu como um ingrediente que faltava, e a etapa final deste ano, de Pau’s Place Verdun, ao sul até o sopé dos Pirineus e volta é muito semelhante ao contra-relógio masculino do Tour de 2019, vencido por Julian Alaphilippe.

→ Onde assistir ao Tour de France Feminino 2023?


Percurso 2023

O 2º Tour de France Femmes

A largada e chegada da primeira etapa é Clermont-Ferrand. A rota Tour de France Femmes vai do Maciço Central ao sul do país. Os ciclistas profissionais chegarão à linha de chegada em Pau após uma semana em 30 de julho. Os perfis da rota alternam ritmicamente entre percursos planos e montanhosos. A penúltima etapa termina depois de quase http://riolimo.com.br/https://trofeolaigueglia.files.wordpress.com/2022/02/pg-1-cop-2022.jpg90 km no Tourmalet, no final um contra-relógio individual aguarda as mulheres.

8 Etapas

3 etapas planas
3 etapa de montanha
1 chegadas ao cume (Tourmalet)
1 contra-relógio individual
Não há dia de descanso
Total de 956 Km

Chegada ao alto

O ponto mais alto do Tour de France Femmes será o Tourmalet a 2.110 metros acima do nível do mar nos Pirineus. A chegada ao desfiladeiro é a única chegada em montanha do Tour de France Femmes 2023.

Contrarrelógio

Haverá apenas uma única prova individual no programa da 2ª edição do Tour de France Femmes. Será disputada em Pau, com uma distância de 22 km.

Equipes

154 atletas começarão em Clermont-Ferrand. 22 equipes, cada uma com sete mulheres, receberam o direito de começar.

Prêmio em Dinheiro

Serão atribuídos um total de 250.000 euros ao longo das diferentes provas de etapas, camisolas e equipas, incluindo 50.000 euros ao vencedor da classificação geral final.


Todas as etapas

Domingo, 23.07.2023

ETAPA 1

CLERMONT-FERRAND > CLERMONT-FERRAND
123,8 km / Plano


 

Segunda, 24.07.2023

ETAPA 2

CLERMONT-FERRAND > MAURIAC
151,7km / Média montanha (2449 m)


 

Terça, 25.07.2023

ETAPA 3

COLLONGES-LA-ROUGE > MONTIGNAC-LASCAUX
147,2 km / Plano


 

Quarta, 26.07.2023

ETAPA 4

CAHORS > RODEZ
177,1 km / Média montanha (2477m)


 

Quinta, 27.07.2023

ETAPA 5

ONET-LE-CHÂTEAU > ALBI
126,1 km / Plana


 

Sexta, 28.07.2023

ETAPA 6

ALBI > BLAGNAC
122,1 km / Plano


Sábado, 29.07.2023

ETAPA 7

LANNEMEZAN > TOURMALET BAGNÈRES-DE-BIGORRE
89,8 km / Alta montanha (2610 m)


 

Domingo, 30.07.2023

ETAPA 8

PAU > PAU
22,6 km / Contrarrelógio individual

 


Camisas

As camisas do Tour de France Femmes seguem o mesmo padrão da prova masculina e são compostas pela Camisa Amarela, da líder na Geral por tempo, a Camisa Verde, para a líder na Geral por pontos, a Camisa de Bolinhas, de Rainha da Montanha, premiando a melhor escaladora e a Camisa Branca de melhor Ciclista Jovem por tempo.

Fonte: Website Tour de France
Foto: ASO/Pauline Ballet


Onde assistir ao Tour de France 2023?


ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France Femmes claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

Monte agora o seu time e divirta-se


Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.

Hastags da prova: #TDFF2023, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram