No Brusselsesteenweg em Overijse, Silvia Persico (UAE Team ADQ) adicionou seu nome à lista de honra da De Brabantse Pijl. Ela fez isso em uma longa corrida à frente de Demi Vollering (SD Worx) e Liane Lippert (Movistar).

Sob um sol fraco de abril, as mulheres começaram sua 6ª edição do De Brabantse Pijl em Lennik por volta das 10h50. No menu estava uma corrida de 141,2 km em direção a Overijse com uma final de 3 voltas locais, cada uma incluindo as subidas de: Hagaard, Hertstraat, Moskesstraat, Holstheide e S-bend.

Não demorou muito para o primeiro ataque do dia. Após 8 km de corrida, a italiana Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bortolo) acelerou. Pouco menos de 10 km depois ela se juntou a Lauren Stephens (EF Education – Tibco – SVB). A 114km da linha, sua história acabou e após uma hora de corrida, 40,7km foram percorridos.

Entre outras, Burlova (Lotto Dstny Ladies) e Bex (Duolar – Chevalmeire) arriscaram sua chance, mas também não escaparam. Faltando 84 km –Novolodskaia (Lifeplus Wahoo) escapou. Apenas 10 km adiante, no topo da Moskesstraat, ela foi pega novamente pelo pelotão.

Na chegada em Overijse, as mulheres passaram pela primeira vez em grupo. Ao longo do caminho continuou chovendo tentativas de fuga, mas mesmo na segunda passagem em Overijse o pelotão ainda estava quase todo unido. A terceira vez que Moskesstraat produziu mais disputas sob o ímpeto de Liane Lippert (Movistar Team Women). No esporão de Holsheide, Vollering (SD Worx) começou a sacudir a árvore, resultando em outro embate.

Um grupo formado pelos principais grandes nomes iniciou a volta decisiva e final em Overijse. Esperava até os últimos 16 km pela aceleração decisiva quando Reusser (SD Worx) assumiu o comando da Hertstraat pela última vez. No topo, formou-se um grupo de cinco ciclistas: Persico (UAE Team ADQ), Vanpachtenbeke (Parkhotel Valkenburg), Reusser (SD Worx), Van Anrooij (Trek – Segafredo) e Chabbey (Canyon//SRAM Racing).

Com uma vantagem de 20 segundos restantes, as cinco iniciaram a passagem final em Moskesstraat. Ao fundo, foi Vollering quem saiu em busca do grupo da frente com Lippert em sua roda. Eles primeiro pegaram Vanpachtenbeke e no topo de Holstheide e a 7 km do fim se juntaram à frente. Com 7, elas chegaram ao final no Brusselsesteenweg. Na curva S, Reusser definiu o ritmo, que foi o sinal para Vollering correr. Persico saiu da roda e correu para sua primeira vitória clássica. Vollering ficou em segundo lugar, Lippert ficou em terceiro lugar, assim como no ano passado.

Pódio da 6ª edição da De Brabantse Pijl 2023. Demi Vollering (SD Worx), Silvia Persico (UAE Team ADQ),  e Liane Lippert (Movistar)

Fonte e Imagem: De Brabantse Pijl

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o ciclismo profisisonal no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram