Os principais participantes da 106ª edição do Giro d’Italia, que começará em 6 de maio na Costa dei Trabocchi, foram anunciados. Pela primeira vez desde 2007, os dois campeões mundiais estarão na largada. A nove dias de começar, foi anunciada a lista provisória de inscritos de todos os ciclistas vão lutar em 21 etapas da Corsa Rosa, até a linha de chegada em Roma no domingo, 28 de maio.

Quem veste a Maglia Rosa?

Entre os grandes favoritos para a Maglia Rosa estão o Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal–Quick-Step), vencedor do UAE Tour deste ano, e Primoz Roglic (Jumbo-Visma), o Maglia Azzurra no mais recente Tirreno-Adriatico. Muitos ciclistas estão dispostos a escrever seu nome no Trofeo Senza Fine. Entre os participantes, o único a fazê-lo foi Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) no Giro 2020, recente vencedor da Volta aos Alpes. O Britânico será um dos capitães da Ineos Grenadiers, que alinhará na largada também com o vencedor do Tour de France 2018, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers). Outros candidatos à Maglia Rosa incluem João Almeida (UAE) (15 dias usando a Maglia Rosa em 2020), Damiano Caruso (Bahrain Victorious) (2º em 2021), Thibaut Pinot (Groupama FDJ) (4º em 2017), Alexsandr Vlasov (Astana) (4º em 2021) e Rigoberto Uran (EF Education-Easy Post) (2º em 2013) e 2014).

O desafio para a Maglia Ciclamino

Também há candidatos de alto nível entre os velocistas que almejam a Maglia Ciclamino como seu grande alvo. Um dos favoritos é, sem dúvida, Mark Cavendish (Astana), o ciclista ativo com mais vitórias no Giro (16), e vencedor da Classificação por Pontos em 2013. Em suas seis participações na Corsa Rosa, ele sempre venceu pelo menos uma etapa. Seus rivais diretos incluirão Mads Pedersen (Trek-Segafredo), Campeão do Mundo em 2019 e em sua primeira aparição no Giro, Pascal Ackermann (UAE), Maglia Ciclamino em 2019, Fernando Gaviria (Movistar), Maglia Ciclamino em 2017 e Michael Matthews (Jayco AlUla), que também usou a Maglia Rosa no passado. A lista dos melhores velocistas também inclui Giacomo Nizzolo (Israel Premier Tech), Magnus Cort Nielsen (EF Education-Easy Post) e Kaden Groves (Alpecin–Deceuninck).

Candidados a melhor escalador para a Maglia Azzura

Entre os pretendentes à Maglia Azzurra estará, ainda que a sua participação não seja certa, Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), vencedor desta classificação em 2019 e particularmente motivado pela Grande Partenza na sua terra natal, Abruzzo. Entre os desafiantes estão Koen Bouwman(Jumbo-Visma), Maglia Azzurra 2022 e vencedor de duas etapas, Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe), vencedor no Monte Etna em 2022, e Jay Vine (UAE) e Warren Barguil (Arkea Samsic), ambos enfrentando seu primeiro Giro.

Jovens buscando a Maglia Bianca

A classificação especial para ciclistas nascidos após 1 de janeiro de 1998 vê Remco Evenepoel como o principal favorito. A disputar a Maglia Bianca além do craque Belga estarão João Almeida, que já referimos em cima e que já subiu ao pódio nesta classificação em 2020, e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), que venceu uma etapa em 2022. Correndo por fora, teremos ainda Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e os ‘recém-chegados’ Ben Healy (EF Education-Easy Post) e Andreas Leknessund (DSM).

Caçadores de Etapas

Os candidatos a especialistas em contra-relógio são excelente, a começar pelo Campeão do Mundo Tobias Foss (Jumbo-Visma) que terá de estar atento aos seus fortes rivais Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), Stefan Küng (Groupama FDJ), Matteo Sobrero (Jayco AlUla) e Edoardo Affini (Jumbo-Visma), entre outros, dispostos a vingar-se.

Entre os ciclistas que buscam a vitória na etapa, com opções como outsiders na Classificação Geral, estão Hugh Carthy (EF Education-Easy Post), Jack Haig (Bahrain Victorious), Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), Lorenzo Fortunato (Eolo–Kometa), Bauke Mollema (Trek-Segrafredo), Einer Rubio (Movistar) e o sempre-vivo Domenico Pozzovivo (Israe-Premier Tech). O campo dos finisseurs também é amplo, com concorrentes de renome como Fausto Masnada (Alpecin–Deceuninck), Victor Lafay (Cofidis), Simone Consonni, Lorenzo Rota (Intermarché–Circus–Wanty), Diego Ulissi (UAE), Vincenzo Albanese (Eolo–Kometa), Davide Formolo (UAE), Taco Van der Hoorn (Intermarché–Circus–Wanty), Alessandro De Marchi (Jayco–AlUla), Andrea Vendrame (AG2R Citroën), Stefano Oldani (Alpecin–Deceuninck), Luis Leon Sanchez (Astana) e Filippo Zana (Jayco–AlUla).


Start List

Data por FirstCycling.com
Fonte: Giro d’Italia
Foto: La Presse


Onde assistir o Giro d’Itália?

DSports/Sky Brasil

A transmissão oficial do Giro d Ítália este ano para o Brasil será feita pela primeira vez pelo novo canal de assinatura de streaming DSports, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Giro d’Itália terá o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Giro d’Italia no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram