Mudança de paisagem na Vuelta Feminina na 4ª etapa entre Cuenca e Guadalajara, um dia montanhoso para mudar o tom após um rápido contra-relógio por equipe e duas etapas planas. Os ataques aconteceram a torto e a direito para que tudo se resumisse a um sprint entre um grupo reduzido de 28 ciclistas. A detentora da Camisa Vermelha, Marianne Vos (Jumbo-Visma) teve mais um excelente desempenho para conquistar sua segunda vitória consecutiva à frente de Emma Norsgaard, da Movistar Team, e Marlen Reusser, da SD Worx. O desafio de amanhã será ainda maior para a campeã da Jumbo-Visma e sua equipe, já que a etapa de La Cabrera ao Mirador de Peñas Llanas em Riaza é uma etapa no meio da montanha – com uma subida!

152 ciclistas largaram para esta etapa que percorreu 133,1 quilômetros no total. Foi um começo nervoso, com muitos ataques e algumas quedas que afetaram ciclistas famosas como a própria Marianne Vos, Annemiek van Vleuten (Movistar Team) e Demi Vollering (SD Worx). Foram 40 quilômetros de etapa até que Maryna Varenyk (Eneicat – CMTeam) e Patricia Ortega (Massi – Tactic) conseguiram escapar do pelotão, com Anna Kiesenhofer (Israel PremierTech – Roland) e Tota Magalhães (Bizkaia – Durango) juntando-se a elas esforço logo depois para estabelecer uma separação de 4 mulheres. Sim a nossa Tota Magalhães!

Uma campeã olímpica na fuga, junto com a Tota

A Jumbo-Visma assumiu o comando do grupo enquanto Nora Jencusova da Bepink empreendeu uma perseguição solo que se mostraria infrutífera após 25 quilômetros. A vantagem das quatro atacantes subiu para 3m50”, marcado no quilômetro 63. A partir daí, o trabalho da equipe Holandesa começou a render, com o grupo se aproximando lentamente da fuga. Varenyk largou-se do grupo da frente na subida ao Sacedón (km 78), enquanto na descida foi Tota Magalhães quem partiu para a frente a solo. Faltando 48 quilômetros, a Brasileira tinha 15″ de diferença para a sua ex-companheira de equipe na Soltec e medalhista de ouro olímpica, Kiesenhofer, além de Ortega, e 1’15” para o pelotão. Andrea Alzate, da Eneicat, acabaria atacando e ajudando Kiesenhofer a se conectar de volta a Tota, mas o trio líder resultante duraria pouco, pois vários ataques estimularam o pelotão a puxá-las com 37 quilômetros restantes para a corrida.

Tota Magalhães na fuga junto com a Campeã Olímpica Anna Kiesenhofer e Maryna Varenyk

Muitos ataques para cima e para baixo na subida final

Terminada a fuga do dia, Georgia Williams (EF Education – Tibco – SVB) fez uma forte aceleração seguida por Aranza Villalon (Eneicat – CM Team) para formar uma dupla na frente. Isso permitiu a Villalon liderar a corrida por Tendilla (IS, km 106). Elas seriam pegas na base da subida para o Alto de Horche (cat 3, km 121), onde ciclistas da SD Worx como Femke Markus e da Liv Racing com Mavi Garcia atacaram enquanto a Canyon//SRAM com Elise Chabbey foi a primeira a alcançar o cume. No caminho para Guadalajara, estrelas como Van VleutenVollering atacaram para agitar ainda mais a corrida, mas 28 ciclistas chegaram juntas ao quilômetro final. Uma aceleração de Marlen Reusser da SD Worx, não evitou a vitória de Vos na segunda etapa da AL Vuelta Femenina por Carrefour.es.

Marianne Vos no pódio da Etapa 4 da La Vuelta Feminina

Fonte: La Vuelta Feminina
Fotos: ASO


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 05.05.2023

ETAPA 5

La Cabrera > Mirador de Peñas Llanas. Riaza

129,5 km / Alta Montanha (2281 m)

Esta é a primeira etapa de montanha da prova. O fato de o pelotão ter de passar por Navafría no meio da etapa pode resultar na sua ruptura na subida final. Rumo ao Mirante da Riaza, as ciclistas terão que superar uma subida de 5 km até o cume inédito de La Vuelta, que verá as favoritas lutando pela vitória final.



Onde assistir La Vuelta Feminina?

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

RTVE

A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Nada que um VPN no navegador não resolva.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

A La Vuelta Feminina tem o seu Velogames e você pode se divertir com a gente! Montnado o seu time para o melhor Fantasy Games de Ciclismo, participar da nossa Liga BikeBlz e ainda vestir a nossa camisa > Liga BikeBlz #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a La Vuelta Feminina no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram