Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) veio a La Vuelta 23 para defender a sua vitória geral de 2022 e imediatamente mostrou o quão forte está novamente este ano. No dia 3, a superestrela Belga dominou o primeiro cume da 78ª edição do Grand Tour Espanhol, no topo da subida sem precedentes de Arinsal, em Andorra. Ele não apenas conseguiu o melhor de Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), Juan Ayuso (UAE Team Emirates) e Primoz Roglic (Jumbo-Visma) em jogo, mas também levou La Roja como o novo líder geral da corrida. Enric Mas (Movistar) e o garoto-prodígio francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ) são seus rivais mais próximos na Classificação Geral.
Com um início ensolarado e picos altos surgindo no horizonte, os atacantes iniciaram uma dura batalha pela fuga. Foram necessárias muitas acelerações e mais de 35 quilômetros para nove corredores escaparem: Damiano Caruso, Jasha Sütterlin (Bahrain Victorious), Amanuel Gehbreigzabhier (Lidl-Trek), Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe), Eduardo Sepulveda (Lotto Dstny), Andrea Vendrame (AG2R Citroën), Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), Pierre Latour (TotalEnergies) e Jon Barrenetxea (Caja Rural-Seguros RGA).
Após 60 quilômetros de corrida difícil, Mathis Le Berre (Arkea-Samsic) e Jose Manuel Diaz (Burgos-BH) juntam-se para formar uma fuga de 11 homens. O intervalo máximo foi de 5 minutos. E Damiano Caruso, pódio no Giro, perdia apenas por 23” na Classificação Geral antes da etapa. Jumbo-Visma, Soudal Quick-Step e Ineos Grenadiers reagiram e puxaram o grupo.
Caruso aumenta a aposta
A corrida entra em Andorra com 51,4 km pela frente e a diferença cai para menos de 3 minutos no final da subida de cat-1 até o Coll d’Ordino (8,9 km a 5,1%, levando a uma altitude de 1.980 m). Caruso aumenta a aposta na frente. Apenas Sepulveda e Kämna conseguem acompanhar enquanto a DSM-Firmenich conduz o grupo.
Romain Bardet (DSM-Firmenich) arranca nos últimos 2 quilómetros da subida, mas Jumbo-Visma, Soudal Quick-Step e UAE Team Emirates controlavam os seus movimentos e percorreram por 1’05’’ de diferença no Coll d’Ordino (faltam 21,4km).
Damiano Caruso liderou a fuga do dia
Evenepoel avança para La Roja
Caruso ditou o ritmo na descida e Sepúlveda fica para trás. No final da subida final e inédita até Arinsal (8,3km a 7,7%), Caruso e Kämna ficam a 1’20’’ do grupo GC. Após uma série de ataques, o atacante alemão finalmente derruba o alpinista italiano a 3 km do fim. Jay Vine (UAE Team Emirates) lidera o grupo com uma vantagem de 30”.
Kämna é pego por nove ciclistas faltando 2 quilômetros para o final. Marc Soler (Emirados Árabes Unidos Team Emirates) tenta contra-atacar. Sepp Kuss (Jumbo-Visma) controla o seu movimento…mas ninguém consegue igualar a aceleração de Remco Evenepoel nos últimos 200 metros. A superestrela Belga chega à vitória e reivindica La Roja.
Remco dá uma trombada após vencer a corrida
Após o contrarrelógio noturno da primeira etapa e a neutralização da corrida de ontem, hoje foi mais um dia que Remco se vê envolvido em um imprevisto da prova. Ao cruzar a meta, na desaceleração, ele acabou batendo de frente com uma mulher do staff das equipes e abriu o supercílio. Apesar da pancada e da imagem forte de sangue no rosto, ele logo depois ele apareceu normalmente para a entrevista, apenas com um pequeno corte sobre o olho direito.
Tombaço de Remco @EvenepoelRemco após sua vitória na Etapa 3 da #LaVuelta23 #ciclismonaespn pic.twitter.com/yoUesEWciC
— BikeBlz (@BikeBlz) August 28, 2023
OMG!!! Remco trombou com uma mulher após vencer a etapa de hoje na #Lavuelta23 #ciclismonaespn pic.twitter.com/VJuXmQE9M0
— BikeBlz (@BikeBlz) August 28, 2023
#GC após 3 etapas lav #Lavuelta23 #ciclismonaespn pic.twitter.com/TOpTVwVx7t
— BikeBlz (@BikeBlz) August 28, 2023
→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?
Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling
PRÓXIMA ETAPA
Terça, 29.08.2023
ETAPA 4
Andorra la Vella.Andorra > Tarragona
185 km / Média montanha (1822 m)
Esta etapa, presumivelmente, terminará em um sprint. Ao longo do percurso, existirão dois passos de montanha de 3ª categoria, localizados logo no final da etapa. Estas não devem representar muitos problemas para os velocistas, pois são subidas relativamente fáceis, longe da linha de chegada.
Hastags da prova: #LaVuelta23, #BikeBlz
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.