Em um dia tranquilo para o pelotão dos favoritos à Classificação geral, a vitória da etapa ficou para a fuga. O grupo dos favoritos chegou minutos depois sem grandes acontecimentos além de alguns segundos perdidos por Pello Bilbao (Bahrain) devido a um leve tombo envolvendo um ciclista da Bora na subida final. Outro fato importante foi o abandono do camisa Ciclamino Caleb Ewan por dores no joelho. O australiano já não planejava completar a grande volta italiana pois tem planos de correr o Tour e a Vuelta, mesmo com duas vitórias em etapa e boas chances de ganhar a camisa de pontos na Itália.

Como foi o sábado no Giro d’Italia

A guerra para formar a fuga se estendeu por cerca dos 50 quilômetros iniciais. Por ser uma etapa com boas chances de vitória dos escapados, todos os times queriam colocar um atleta no grupo da frente. A Groupama, equipe do líder Attila Valter, controlou o quanto pode até que um grupo de 9 ciclistas conseguiu abrir vantagem e descolou do pelotão e, entre eles, bons nomes como Victor Campenaerts, Nelson Oliveira, Nikias Arndt e Fernando Gaviria

O grupo da frente conseguiu chegar a abrir 7 minutos do pelotão. A velocidade da prova foi tão alta, que a 15 quilômetros do fim, a média de velocidade da fuga era de quase 42km/h. 153 quilômetros em 3h40m. A distância para o pelotão era de cerca de 5 minutos e a vitória entre a fuga era assegurada.

A partir daí, os ataques dentro do grupo começaram a acontecer. A 13 quilômetros da meta, Alexis Gougeard (AG2R) atacou e Nelson Oliveira (Movistar) buscou. Depois foram dois belgas, Campenaerts da Qhubeka e Goossens da Lotto. Novamente Oliveira fechou o Gap. Diversos atletas tentaram escapar até que próximo da subida final, Giovanni Carboni (CSF) e Campenaerts conseguiram escapar, com o italiano da Bardiani CSF deixando o belga para trás. Francesco Gavazzi (EOLO) ainda alcançou Carboni, mas o mais forte era Victor Lafay da Cofidis, que ultrapassou os dois e subiu sozinho os dois quilômetros finais para conquistar a primeira vitória profissional e a primeira vitória da Cofidis na grande volta italiana em 11 anos. A última tinha sido quando Damien Monier venceu a 17ª etapa do Giro 2010.


FOI BELEZA
  • A vitória de Lafay e da Cofidis, mais um vencedor inédito no Giro deste ano
  • A briga pela formação da fuga, mesmo antes da transmissão oficial começar pegou fogo e definiu a etapa
FOI VACILO
  • O camisa Ciclamino Caleb Ewan abandonou a corrida por causa de dores no joelho
  • A subida final era curta demais para causar diferenças de tempo entre os favoritos e acabou inibindo ataque.

PRÓXIMA ETAPA

Castel di Sangro > Campo Felice (Rocca di Cambio)
157,8 Km / ALTA MONTANHA (3501 m)

A Etapa 9 não é mais fácil e tem potencial para ser um estágio emocionante. As subidas estão espalhadas por toda parte nos seus quase 160 km. É o palco para marcar a ofensiva. Por sua vez, o #restday parece que não chega nunca.

Tudo o que você precisa saber sobre Giro d’Italia →


Hastags da prova: #Giro#Giro104 #BikeBlz

Onde assistir

ESPN, ESPN Watch, GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling e Twitch Na Fuga.

Horário local: 13:30h – 18h
Brasília: 8:30h – 13h


Start list

Nomes confirmados: Egan Bernal, Filippo Ganna, Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), Tony Gallopin (AG2r), Tim Merlier (Alpecin-Fenix), Aleksandr Vlasov. Fabio Felline, Gorka Izagirre, Luis León Sánchez (Astana-Premier Tech), Mikel Landa, Pello Bilbao, Damiano Caruso (Bahrain-Victorious), Peter Sagan, Cesare Benedetti, Maciej Bodnar, Felix Großschartener, Daniel Oss (Bora-hasgrohe), Elia Viviani (Cofidis), Remco Evenepoel, João Almeida, Rémi Cavagna, Mikkel Honoré, Fausto Masnada (Deceuninck – Quick Step), Hugh Carthy, Janathan Caicedo, Tejay van Garderen (EF Education – Nippo), Dan Martin (Israel Startup Nation), George Bennett, David Dekker, Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), Caleb Ewan, Jasper de Buyst, Thomas De Gent (Lotto Soudal), Marc Soler, Dario Cataldo (Movistar), Simon Yates, Mikel Nieve (Ineos-Grenadiers), Jai Hidley, Romain Bardet (Team DSM), Giacomo Nizzolo, Victor Campenaerts, Domenico Pozzovivo (Team Qhubeka ASSOS), Vicenzo Nibali, Gianluca Brambilla, Giulio Ciccone, Bauke Mollema (Trek-Segafredo), Davide Formolo, Valerio Conti, Fernando Gavíria, Diego Ulissi (UAE-Team Emirates), dentre outros.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Giro claro terá o seu Velogames então venha se divertir com a gente fazendo parte da Liga BikeBlz > #88568367

Monte agora o seu time e divirta-se →

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Onde assistir o Giro d’Italia →


[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram