A expectativa era para Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix) ser o primeiro Camisa Amarela ao vencer a etapa 1 do Tour 2021. O holandês queria ganhar e vestir a camisa em homenagem ao avô, Raymond Poulidor, 8 vezes no pódio no Tour de France, mas que nunca vestiu a Camisa Amarela. A homenagem a Pou-Pou (como era conhecido) terá que esperar: outro francês fez história hoje: o Lou-Lou. Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quickstep), atual Campeão do Mundo, fez brilhar o título e vai juntar as duas camisas mais icônicas do ciclismo a partir de amanhã: a Amarela, de líder do Tour, e a Arco-íris, de Campeão do Mundo.

Com um trabalho hercúleo da equipe e um ataque nuclear nos últimos 3 quilômetros, Julian deixou os rivais para trás e conseguiu chegar com folga na linha de meta, erguendo os braços pra homenagear o filho recém-nascido (Nino) e a esposa, Marion Rousse.

Um dia nervoso como toda estreia no Tour

Como já é tradição, o primeiro dia de Tour de France sempre causa fortes emoções. A busca pela primeira vitória e consequentemente, o direito de vestir a Camisa Amarela, deixaram o pelotão nervoso e em ritmo alto. Apesar disso, até 50 quilômetros do fim, a etapa seguia tranquila, sem grandes eventos, até que uma fã com um cartaz causou um tombo em massa no pelotão. Cerca de 50 ciclistas foram ao chão, incluindo líderes de equipes. 

Nos quilômetros seguintes, o ritmo diminuiu para que o pelotão estivesse reunido novamente e as coisas acalmaram até que a 7,5 Km da chegada, outro tombo grande em meio ao pelotão ocorreu. Quase 40 atletas foram ao chão, mas tão perto da chegada, não há mais como parar a corrida.

A Deceuninck-Quickstep, que comandou o pelotão durante todo o dia, permaneceu na ponta e entrou nos 3 quilômetros da subida final à frente, lançando um ataque de Julian Alaphilippe a toda velocidade que, nas mais duras inclinações, não teve rivais e abriu uma vantagem considerável dos perseguidores que nunca mais alcançaram o francês. Michael Matthews (Bike Exchange) ainda fez um surpreendente segundo lugar, seguido de Primoz Roglic (Jumbo-Visma) que ainda acumulou alguns segundos de vantagem na a briga pela GC.

Vários ciclistas perderam tempo hoje e complicaram as chances da Geral, mas ainda há 20 etapas e o Tour está longe de ser decidido. Amanhã, tem mais, e a nossa cobertura não pára também.

(Foto: A.S.O.)


Tudo o que você precisa saber sobre o Tour de France? →


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram e também no Facebook


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram