A corrida mais esperada do ano, enfim está há poucos dias de nós. O Tour de France é a corrida mais importante, mais aguardada, mais famosa e mais eletrizante do calendário do ciclismo profissional. E você confere agora aqui no BikeBlz, tudo o que precisa saber para acompanhar esta prova cheia de histórias épicas e momentos inesquecíveis.

A corrida é um dos três Grand Tours do ano e acontece durante as próximas 3 semanas. Serão 21 dias de corridas com apenas 2 dias de descanso (para os atletas). É dura! Muito dura. E levará ao extremo os maiores e melhores ciclistas do pelotão profissional. O sonho de todo ciclista de ponta. Serão ao todo 184 atletas dispostos a tudo para chegar em Paris vestindo a tão almejada Mailot Jaune. A camisa mais famosa do ciclismo mundial: a Camisa Amarela de líder da prova.

Então fique ligado! O Tour de France começa neste sábado (26) na Grand Départ na Bretanha, a capital do ciclismo francês e está marcado para terminar no domingo, 18 de julho, em Paris. O percurso inclui uma subida dupla ao Mont Ventoux e muitas escaladas nos Pirenéus na última semana.

Segura! Vai ser demais.


Números do Tour de France 2021

23 Equipes
184 Atletas
60 Montanhas categorizadas
18 Montanhas de 1ª categoria (as mais duras)
3414 Km
49000 metros de desnível acumulados
58 Km de contra-relógio
21 Etapas
8 Etapas planas
6 Etapas de montanhas
5 Etapas de média montanha
2 Contra-relógios individuais


As camisas

Equipes

Confira todas as equipes do Tour de France 2021 →


Onde assistir

ESPN, ESPN Watch, GCN+ (serviço pago de streaming e assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling e Twitch Na Fuga.

Brasília: 7h – 12h
Horário local: 12h – 17h


Start list

Nomes confirmados: Emanuel Buchmann, Lukas Pöstlberger, Peter Sagan (Bora-hansgrohe), Wout Van Aert, Primoz Roglic, Tony Martin, Steven Krujiswjik, Sepp Kuss (Jumbo-Visma), Michael Woods, Chris Froome, André Greipel (Israel Startup Nation), Sean Bennett, Victor Campenaerts, Simon Clarke, Sergio Henao (Qhubeka ASSOS), Richard Carapaz, Jonathan Castroviejo, Tao Geoghegan Hart, Michal Kwiatkowski, Richie Porte, Luke Rowe, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Thomas De Gendt, Caleb Ewan, Philippe Gilbert (Lotto-Soudal), Jack Haig, Pello Bilbao, Sonny Colbrelli, Marco Haller, Matej Mohoric (Bahrain-Victorious), Arnaud Démare, David Gaudu, Stefan Küng (Groupama-FDJ ), Esteban Chaves, Michael Matthews, Simon Yates (Bike Exchange), Nairo Quintana, Warren Barguil, Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic), Alex Aranburu, Omar Fraile, Jacob Fuglsang, Ion Izagirre, Alexey Lutsenko (Astana-Premier Tech), Benoît Cosnefroy, Greg Van Avermaet, Oliver Naesen (AG2R Citroën Team), Alejandro Valverde,  Enric Mas, Ivan Garcia Cortina, Marc Soler – Miguel Angel Lopez (Movistar), Mathieu Van der Poel, Tim Merlier, Silvan Dillier, Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), Pierre Rolland (B&B Hotels), Julian Alaphilippe, Kasper Asgreen, Davide Ballerini, Mark Cavendish, Tim Declerq, Michael Morkov (Deceuinck-Quickstep), Pierre Latour (Team TotalEnergies), Danny Van Poppel (Intermarche Wanty – Gobert), Christophe Laporte, Jesus Herrada, Simon Geschke (Cofidis), Bauke Mollema, Vincenzo Nibali, Mads Pedersen, Jasper Stuvyen, Edward Theuns (Trek Segafredo), Tadej Pogacar, Rui Costa, Davide Formolo, Marc Hirschi, Rafal Majka (UAE), Tiesj Benoot, Cees Bol (DSM), Stefan Bissegger, Magnus Cort Nielsen, Ruben Guerreiro e Sergio Higuita (Education First), dentre outros.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente fazendo parte da Liga BikeBlz > #88568367

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #TDF2021, #BikeBlz


PERCURSO 2021*

Sábado, 26.06.2021

ETAPA 1

Brest > Landerneau
197,8 km / Plano

Em um cenário do tipo cartão-postal, passando por Locronan e Quimper, este primeiro dia não oferecerá trégua. As acelerações sem fim devido às frequentes mudanças de direção, as partes ventosas em Monts d’Arrée e uma chegada no topo de uma colina de 3 km a uma média de 5,7% (incluindo peças a 14%) vão coroar um inferno de um puncher.


Domingo, 27.06.2021

ETAPA 2

Perros-Guirec > Mûr-de-Bretagne Guerlédan
183,5 km / Plano

Depois de uma primeira parte que permite apreciar a beleza selvagem e única da rosa da Côte de Granit, o percurso segue para o interior em direção a uma seção final de dar água na boca: a subida dupla na Côte de Mûr-de-Bretagne será um juiz implacável, especialmente porque os ciclistas vão começar a subida quase parada, sem aquele ímpeto que o curso anterior tinha para oferecer.


Segunda, 28.06.2021

ETAPA 3

Lorient > Pontivy
182,9 km / Plano

Warren Barguil (Arkéa Samsic), o melhor escalador do Tour 2017, deve-se ficar de olho nele enquanto ele parte da sua cidade de nascimento. Mas ele não deverá estar sob os holofotes na chegada: junto ao Château des Rohan, os velocistas certamente não vão querer perder esta primeira oportunidade que têm de se expressar nesta edição.


Terça, 29.06.2021

ETAPA 4

Redon > Fougères
150,4 km / Plano

Esta viagem por Argoat, o belo interior da Bretanha inteiramente situado no país Gallo e indo de um lado a outro da área de Ille-et-Vilaine, é outra boa oportunidade para os velocistas. A menos que os audaciosos ciclistas aproveitem ao máximo as estradas florestais montanhosas ou as condições de vento nas poucas terras altas desprotegidas para evitar o bando de famintos.


Quarta, 30.06.2021

ETAPA 5

Changé > Laval (Espace Mayenne)
27,2 km / Contra-relógio individual

A primeira semana do Tour não oferecia um contra-relógio individual tão longo desde 2008, ano da última Grand Départ em Brest! A geografia comandada para quebrar uma eventual ladainha de palcos planos e este presente aos especialistas em contra-relógio mostra a nossa vontade de variar o cenário e remodelar as posições estabelecidas.

Quinta, 01.07.2021

ETAPA 6

Tours > Châteauroux
160,6 km / Plano

Uma breve etapa em duas partes. Um toque de doçura e maravilha passando pelos esplêndidos castelos renascentistas, joias incomparáveis da herança do Val de Loire. Força, então, quando as equipes protegendo os interesses de seus velocistas aumentarão o ritmo para chegar à chegada.


Sexta, 02.07.2021

ETAPA 7

Vierzon > Le Creusot
249,1 km / Média montanha (3120 m)

No dia seguinte de um “sprint-course”, o Tour irá variar os prazeres oferecendo sua etapa mais longa em 21 anos. Mas comprimento não significa apatia: ao longo de mais uma jornada cultural (Bourges, Nevers, Bibracte, Autun …), o Morvan vai oferecer 3.000 m de elevação ao cardápio e um final apimentado até o exigente Signal d’Uchon no curso do Tour pela primeira vez.


Sábado, 03.07.2021

ETAPA 8

Oyonnax > Le Grand-Bornand
150,8 km / Alta montanha (3557 m)

Depois de 2009 e 2018, a chegada em Le Grand-Bornand será mais uma vez condicionada pela sequência de escalada Romme – Colombière. Mas desta vez será precedida pela subida ao Monte Saxonnex (5,7 km a 8,3%) primeira subida em direção ao Planalto de Solaison, e, portanto, oferecerá uma subida tripla em uma distância de mais de 20 km em perto de 9%. Claro que será um dia para os melhores escaladores!


Domingo, 04.07.2021

ETAPA 9

Cluses > Tignes
155,9 km / Alta montanha (4628m)

Tínhamos prometido que voltaríamos rapidamente a Tignes para apagar a frustração do encontro perdido de 2019. O Tour respeitará sua palavra subindo o Col du Pré pela segunda vez e, claro, o majestoso Cormet de Roselend antes de seguir a longa subida final que sobe sorrateiramente sob a represa até o Val Claret.


Segunda, 05.07.2021

#RESTDAY


Terça, 06.07.2021

ETAPA 10

Albertville > Valence
190,7 km / Plano

No rastro dos resorts Savoie, a qualidade de suas infra-estruturas e seu ambiente acolhedor fazem de Albertville a cidade anfitriã perfeita. Mas, desta vez, a entrada para os Alpes não enviará os pilotos para os cumes. Rumo aos vales do Isère e do Ródano, o percurso é claramente feito para uma embate entre os velocistas.


Quarta, 07.07.2021

ETAPA 11 – ETAPA RAINHA

Sorgues > Malaucène
190,7 km / Alta montanha (4647 m)

DIA DE 2X MONT VENTOUX! Cinco anos depois de uma visita ventosa, o Tour regressa ao Gigante da Provença que se tornou um Parque Natural Regional, para uma subida dupla (incluindo a quase inédita passagem por Sault) e uma chegada ao fundo. Uma ótima maneira de saudar a iniciativa do Conseil départemental de Vaucluse que remodelou a estrada do cume para os ciclistas.


Quinta, 08.07.2021

ETAPA 12

Saint-Paul-Trois-Châteaux > Nîmes
159,4 km / Plano

Depois de uma viagem ao longo das mágicas Gargantas de l’Ardèche que serão pela primeira vez inteiramente visitadas pelo Tour, esta etapa deve terminar com um sprint em Nîmes, como em 2019 com um final semelhante. No entanto, é necessário ter cuidado extra: o vento pode ser um fator chave em estradas abertas e echelons podem ocorrer.


Sexta, 09.07.2021

ETAPA 13

Nîmes > Carcassonne
219,9 km / Plano

Desde as arenas romanas consideradas as mais bem preservadas do mundo até à cidade medieval que faz parte do património mundial da UNESCO, esta etapa seguirá o curso da história. Diz-nos também que, apesar do que a geografia parece sugerir, nunca uma chegada pelas torres de Carcassonne terminou em sprint massivo. Boas notícias para os audaciosos!


Sábado, 10.07.2021

ETAPA 14

Carcassonne > Quillan
183,7 km / Média montanha (2877 m)

Bastante calmo até Lavelanet, a rota para os Pirineus rapidamente se torna um passeio de montanha-russa a partir de Montségur: a cidadela da vertigem e suas subidas difíceis, depois o Col de la Croix des Morts e o Col de Saint-Louis por onde os ciclistas chegarão a andar no espetacular Viaduc de l’Escargot e que aguçará o apetite dos escaladores mais famintos.


Domingo, 11.07.2021

ETAPA 15

Céret > Andorre-la-Vielle
191,3 km / Alta montanha (4562 m)

Um começo em Céret pela primeira vez, uma primeira parada na área dos Pireneus Orientais desde 2009 e a vitória de Thomas Voeckler em Perpignan, uma viagem por Prades, Font-Romeu, o col de Puymorens, o Port d’Envalira e Beixalis com encostas que são tão difíceis de subir como difíceis de descer: o Principado irá coroar um verdadeiro rei das montanhas.


Segunda, 12.07.2021

#RESTDAY


Terça, 13.07.2021

ETAPA 16

Pas de la Case > Saint-Gaudens
169 km / Média montanha (3250m)

Os contendores da Maillot Jaune podem desfrutar de um momento de trégua e o perfil do palco montanhoso parece favorecer os pilotos soltos que ainda estarão frescos o suficiente nesta terceira semana de corrida. Eles terão que sacudir a corrida se não quiserem perder uma das últimas oportunidades claras de brilhar.


Quarta, 14.07.2021

ETAPA 17 – DIA DA BASTILHA

Muret > St-Lary (Col du Portet)
178,4 km / Alta montanha (4375 m)

O Tour recomeça desde o sopé dos Pireneus para os enfrentar de forma diferente com esta etapa que tem duas faces, com um grande anel de corrente ao longo de mais de 100 quilómetros, antes de enfrentar três grandes obstáculos seguidos: Peyresourde, Val Louron-Azet e finalizar a subida de 16 km em um gradiente médio próximo a 9% do implacável Col du Portet. Grandes esforços necessários para o que promete ser um show e tanto.


Quinta, 15.07.2021

ETAPA 18

Pau > Luz Ardiden
129,7 km / Alta montanha (3555 m)

Densa, tensa, seletiva com as subidas a dois gigantes dos Pireneus: o Tourmalet e a Luz Ardiden, onde será conhecido o veredicto da batalha final nas montanhas. Os líderes da escalada terão que encontrar uma maneira de ganhar tempo suficiente no GC para aqueles que são melhores no contra-relógio.


Sexta, 16.07.2021

ETAPA 19

Mourenx > Libourne
207 km / Plano

Na tradicional “etapa de Landes”, pode-se prever logicamente um sprint massivo com base no número de velocistas ainda na corrida após sobreviverem às montanhas. Mas eles serão capazes de dominar os eventos e circunstâncias? Redesenhado e vindo após três semanas de corrida, também pode servir para um aventureiro corajoso.


Sábado, 17.07.2021

ETAPA 20

Libourne > Saint-Émilion
30,8 km / Contra-relógio individual

A configuração de vinhedo de prestígio tornará o desempenho atlético ainda mais impressionante e fará com que muitos se lembrem do contra-relógio Bordeaux-Pauillac em 2010, quando Fabian Cancellara venceu Tony Martin por 17 segundos. E o drama deve estar bem presente no dia, já que os contra-relógio do final do Tour têm a vocação de decidir quem vai conquistar o Maillot Jaule final.


Domingo, 18.07.2021

ETAPA 21

Chatou > Paris (Champs-Élysées)
108,4 km / Plano

Chatou é o feliz “escolhido” para esta quarta largada consecutiva da etapa final no departamento de Yvelines que continuará a fazê-lo até 2023. Yvelines tornou-se uma terra do ciclismo, de fato deu as boas-vindas ao início de Paris-Nice há dez anos e sediará a disciplina (estrada, pista, mountain bike e BMX) para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.

* Etapas comentadas por Christian Prudhomme, Diretor Geral da prova.

Onde assistir o Tour de France? →


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter e Instagram e também no Facebook

Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram