Assim que a Vuelta atingiu as primeiras subidas espanholas da edição de 2022, Primoz Roglic (Jumbo-Visma) subiu à glória. A estrela Eslovena dominou a subida final da etapa 4 em Laguardia, nesta terça-feira (23), para conquistar sua 10ª vitória de etapa no Grand Tour da Espanha, à frente de Mads Pedersen (Trek-Segafredo) e Enric Mas (Movistar). Ele também é o quarto ciclista da Jumbo-Visma a vestir a La Roja na Vuelta 22, depois de Robert Gesink, Mike Teunissen e Edoardo Affini. Mais desafios de escalada aguardam o pelotão enquanto se dirigem para Bilbao no dia 5.

No dia seguinte à transferência da Holanda para o País Basco, 180 ciclistas partiram de Vitoria-Gasteiz, para enfrentar um percurso montanhoso de 152,5 km até a chegada em Laguardia. O retorno à Espanha e tal terreno, inspiraram muitos ataques.

Bora-Hansgrohe e Jumbo-Visma controlam o dia

Após 5 km, Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan) e Alessandro De Marchi (Israel Premier Tech) foram os primeiros ciclistas a abrir uma lacuna. Vários outros lançaram contra-ataques, até que mais quatro ciclistas se separam: James Shaw (EF Education-EasyPost), Ander Okamika (Burgos-BH), Jarrad Drizners (Lotto Soudal) e Joan Bou (Euskaltel-Euskadi).

A diferença era de até 2′ quando a Bora-Hansgrohe e a Jumbo-Visma começaram a controlar o grupo, 15 km na etapa. A fuga aumentava a vantagem para um máximo de 3’15” no topo da primeira subida do dia, a subida de Cat-2 do Puerto de Opakua (km 61,9). Joan Bou passou primeiro no cume e assumiu a liderança da Classificação KOM.

Affini trabalha para Roglic

Com um ritmo muito forte em um terreno ondulado, os ciclistas lutaram na frente da corrida e no pelotão. Ander Okamika ficou para trás com 73 km pro final. Jarrad Drizners e Joan Bou sofreram o mesmo destino 20 km adiante. A diferença para o pelotão já estava abaixo de 1 minuto.

Alexey Lutsenko, James Shaw e Alessandro De Marchi foram finalmente alcançados a 35 km da meta. A batalha pelas primeiras posições do grupo para estar à frente da subida de Cat-3 do Puerto de Herrera (km 138). Com La Roja nos ombros, Edoardo Affini (Jumbo-Visma) conduziu o grupo em alta velocidade em direção à subida, mas ele foi rapidamente derrubado quando atingiram as primeiras encostas.

Roglic, naturalmente

Trek-Segafredo e Jumbo-Visma marcaram o ritmo da subida. Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl) acelerou em direção ao cume e Primoz Roglic (Jumbo-Visma) foi rápido em reagir e levar os 3 segundos de bônus no cume.

Ciclistas da Quick-Step Alpha Vinyl e Vincenzo Nibali (Astana Qazaqstan) tentaram aproveitar ao máximo a descida em direção a Laguardia, mas tudo se resumiu ao último quilômetro da subida, onde Primoz Roglic correu para a vitória à frente de Mads Pedersen (Trek-Segafredo). Ele também levou a sua 37ª camisa vermelha de líder no Grand Tour da Espanha.

Fonte: La Vuelta
Fotos: A.S.O / Charly Lopez, Luis Angel Gomez, SprintCycling, Luis Angel Gomez, SprintCyclingAgency, Antonio Baixauli López, Antonio Baixauli, Toni Baixauli

→ Tudo sobre a Vuelta da Espanha


Próxima etapa

Quarta, 24.08.2022

ETAPA 5

Irun > Bilbao

187,2 km / Média montanha (2952 m)

Bela etapa: cinco passagens de montanha que serão preenchidas com o público Basco. Ambas as subidas ao Vivero na parte final serão responsáveis por selecionar o grupo líder. Será interessante descobrir quem vai controlar a prova, mesmo sem líderes claros na Classificação Geral, principalmente em um dia que não é ideal para os velocistas.

→ Onde assistir a Vuelta da Espanha?


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Vuelta a Espanha terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram