Passada as emoções do Tour de France, é hora de se concentrar nas Olimpíadas. Todos os principais ciclistas do pelotão voaram direto para o Japão para se preparar para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Muitos como sabemos, abandonaram a volta francesa antes do seu fim, para ganhar um tempo extra na adaptação e preparação para as provas que valem ouro, como foi o caso de Mathieu van der Poel (Alpecin Fenix), Vincenzo Nibali (Trek Segafredo), Michael Woods (ISN) e Superman Lopez (Movistar).

Claro que após um ano de adiamento, sem presença de público e mais de 80% dos japoneses não querendo que os Jogos aconteçam, não será uma Olimpíada comum, mas os Jogos estão para começar e há muito ciclismo no cardápio e você poderá acompanhar aqui no BikeBlz, tudo o que vai rolar sobre as duas rodas e se preparar para não perder nada.

Ciclismo de Estrada

Serão quatro eventos de ciclismo de estrada em Tóquio 2020: A corrida de estrada e contra-relógio para homens e o mesmo para mulheres.

MASCULINO ESTRADA

Sexta, 23 de julho

Musashinonomori Park > Fuji Circuit
Horário: 23h – 5:50h (Brasília) / Sábado, 24 > 4h – 10:50h (CET)
Distância: 244 km
Ganho de elevação: 4.865 m

Uma corrida difícil com cinco escaladas até o Monte. Fuji (14,3 km a 6%) e a subida íngreme de Mikuni Pass (6,5 km a 10,6%).

→ Startlist da prova masculina


FEMININO ESTRADA

Sábado, 25 de julho

Musashinonomori Park > Fuji Circuit
Horário: 1h – 5:10h (Brasília) / Domingo, 26 > 6h – 10:10h (CET)
Distância: 147 km
Ganho de elevação: 2.692 m

Infelizmente, as escaladas mais difíceis da corrida masculina não estão no cardápio da corrida das mulheres. Mesmo assim, com quase 2.700 metros de escalada, esta será uma corrida muito difícil.

→ Startlist da prova feminina

Contra-relógio individual (CRI/ITT)

FEMININO CRI

Terça, 27 de julho

Fuji International Speedway
Horário: 23:25h – 00:40h (Brasília) / Quarta, 28 > 4:25h – 5:40h (CET)
Distância: 22,1 km

Um contra-relógio um pouco estanho, realizado em um circuito de automobilismo. As mulheres darão uma volta e os homens duas.


MASCULINO CRI

Quarta, 28 de julho

Fuji International Speedway
Horário: 2h – 5:10h (Brasília) / 7h – 10:10h (CET)
Distância: 44,2 km

Duas voltas do circuito usado pelas mulheres. Esquisito por natureza.

MTB

Haverá duas corridas de MTB em Tóquio: uma corrida de cross country (XCO) para homens e outra para mulheres.

O Izu Course terá 4,1km de comprimento com 150m de ganho vertical em cada volta. A corrida terá entre 40 e 50 km e é considerada o percurso mais desafiador da história olímpica. Com as altas temperaturas e umidade esperadas, os ciclistas certamente precisarão estar no topo de seu jogo para levar o ouro para casa.

MASCULINO MTB

Segunda, 26 de julho
Izu Course
Horário: 3h (Brasília) / 8h (CET) 

FEMININO MTB

Terça, 27 de julho
Izu Course
Horário: 3h (Brasília) / 8h (CET)


BMX

MASCULINO e FEMININO BMX

Existirão dois tipos de eventos de BMX acontecendo em Tóquio: BMX Racing e BMX Freestyle.

BMX Racing

Com 24 ciclistas nos eventos masculinos e femininos. Seis pilotos competem em quatro baterias ao longo de três rodadas. Os dezesseis primeiros pilotos avançam para a semifinal com os oito primeiros competindo pelas medalhas na final.

Quarta, 28 de julho e Quinta, 29 de julho
Horário: 22h (Brasília) / 3h (CET) nos dois dias

BMX Freestyle

Sexta 30 de julho e Sábado 31 de julho
Horário: 22h (Brasília) / 3h (CET) nos dois dias


Ciclismo de Pista

Segunda, 2 de agosto a domingo, 8 de agosto
Horário: 10:30h (Brasília) / 15:30h (CET) todos os dias, exceto domingo, 8 de agosto que será às 5h (Brasília) / 10h (CET).

Cada disciplina usa uma combinação diferente de trabalho em equipe, técnica, velocidade e estratégia. Os eventos de ciclismo de pista podem ser categorizados como de resistência ou sprint. Os eventos de sprint incluem: sprint de equipe, sprint e keirin; e os de resistência incluem a Perseguição por equipe, o Omnium e o Madison.

Há um grande número de corridas individuais acontecendo ao longo da semana no ciclismo de pista, desde a qualificação, às semifinais, até as corridas para a medalha de ouro. Siga o link para a programação completa corrida-a-corrida e veja abaixo uma lista dos eventos que acontecem a cada dia:

Sprint por Equipes (Masc/Fem)

No Sprint por Equipes, duas equipes de três ciclistas correm ao redor da pista. Após cada volta, o piloto líder se afasta, permitindo que o próximo piloto suporte a resistência do ar. A corrida é um teste de habilidade de uma equipe, e a corrida é decidida pelo tempo de chegada do último piloto da equipe.

Sprint (Masc/Fem)

No Sprint, os ciclistas competem individualmente. Várias táticas são empregadas durante a corrida para evitar assumir a liderança e suportar a resistência do ar. Às vezes, um piloto fará uma ‘parada na pista’, parando completamente na tentativa de assumir uma posição na parte traseira. No entanto, a volta final é uma corrida total para a chegada.

Keirin (Masc/Fem)

No Keirin, até sete ciclistas competem em uma corrida de seis voltas. É usado um marcapasso, que aumenta gradativamente a velocidade conforme os ciclistas andam para trás durante as manobras para se posicionar. O marcapasso acelera para 50km/h, e quando restam apenas três voltas, ele se afasta para permitir que os pilotos corram em uma corrida selvagem para a chegada.

Perseguição por Equipes (Masc/Fem)

A Perseguição por Equipes é uma corrida de 4km entre duas equipes de quatro ciclistas, que correm para ultrapassar a outra equipe ou para bater seu tempo. É fascinante observar o trabalho de equipe que os ciclistas demonstram ao mudar de posição para vencer a resistência do ar.

Omnium (Masc/Fem)

O Omnium é um evento de corrida múltipla. Quatro corridas são realizadas em um dia e os ciclistas recebem pontos por sua posição final, que são totalizados no fim para determinar sua classificação.

Madison (Masc/Fem)

A primeira corrida é uma corrida Scratch, onde todos os ciclistas começam juntos e correm para ser os primeiros na linha de chegada; o segundo é o ‘Tempo Race’ e fará sua estreia em Tóquio 2020, onde o ciclista líder ganha pontos por vencer uma volta; a terceira é uma Corrida de Eliminação, onde o último ciclista é eliminado após cada segunda volta; e a quarta é uma corrida por pontos, onde os ciclistas competem por 30km (homens) ou 20km (mulheres) e ganham pontos ao longo do caminho.

No velódromo recém-restaurado de Tóquio, equipes de dois ciclistas se revezam para competir em um revezamento de resistência de 50 km (homens) ou 30 km (mulheres). O ciclista em repouso deve tocar o piloto de corrida e trocar de posição. Fique atento para o hand sling, um movimento pelo qual o ciclista líder impulsiona o ciclista em repouso para a corrida, em um movimento tipo estilingue.


Onde assistir

As provas terão transmissão oficial na TV Globo, na GloboPlay com provas na íntegra e nos canais por assinatura SporTV e BandSports (com comentários do Leandro Bittar) para o Brasil e também pelo serviço de streaming GCN+ e como sempre, também no Tiz Cycling.

Não perca nenhuma prova! Adicione um lembrete automático no seu calendário do celular

Adicione as provas olímpicas de ciclismo ao calendário de seu celular/computador com este iCal já programado com os horários de todas as provas de ciclismo das Olimpíadas de Tóquio.

→ Adicionar lembrete de provas

Baixe o App oficial das Olimpíadas Tóquio 2020

Você também pode baixar o aplicativo oficial das Olimpíadas de Tóquio para acompanhar o ciclismo e todas as outras modalidades.

→ App Oficial Tóquio 2020 (Android)
→ App Oficial Tóquio 2020 (iOS)

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram e também no Facebook


TWITTER @BIKEBLZ

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

 

Instagram