Hoje a primeira etapa verdadeiramente de montanha na Vuelta de España 2021, foi em direção a Balcón de Alicante e contou com seis passagens de montanhas, incluindo duas escaladas de 1ª categoria, em um dia que se mostrou muito duro, com movimentos constantes de subida e descida, quase sem trégua e vencida no final pelo jovem australiano Michael Storer do Team DSM, que cruzou sozinho o alto da meta e conquistou a sua primeira grande vitória em um Grand Tour.

Desde os primeiros quilômetros, em Puerto la Llacuna, muitos ataques aconteceram sem criar uma fuga e tendo Jack Haig (Bahrain Victorious) assumindo a liderança no primeiro topo. Já no alto do Puerto Benilloba, Romain Bardet (Team DSM) passou primeiro, disputando com o até outro dia Camisa Vermelha, Kenny Elissonde (Trek Segafredo). Enquanto isso, o pelotão vinha atrás um tanto quanto desorganizado.

Em Puerto de Tudons, o grupo líder com quase 30 ciclistas continuou a manter a liderança sobre um pelotão liderado pela Jumbo-Visma. Jan Polanc (UAE) cruzou o cume primeiro à frente de Bardet e Elissonde. Em 12º na Classificação Geral a 1’42” de Primoz Roglic (Jumbo Visma), Polanc estava praticamente vestindo a Camisa Vermelha virtual, já que o pelotão com Roglic estava com 3 minutos atrás.

Alejandro Valverde abandona a corrida após forte queda

A etapa acabou ficando marcada pelo acidente assustador de Alejandro Valverde (Movistar) que infelizmente, aos 43 km do final, foi forçado a se retirar da prova, após sofrer uma queda forte na descida. Ao que parece, ele atingiu um buraco na pista que o fez perder o controle e cair em alta velocidade.

O ex-campeão mundial estava seguindo Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) em uma curva fechada da estrada, quando subitamente sua mão escapole do guidão e ele caí batendo o ombro e a cabeça no chão e saí escorregando até a beira de um precipício. Por sorte ele parou antes de uma queda talvez maior e não atingiu o guard rail.

Após atendimento, ele voltou para a sua bicicleta e tentou continuar com a ajuda de dois dos seus companheiros o empurrando, mas depois de dois quilômetros, ele parou e se retirou para o carro da equipe. Valverde podia ser visto chorando na beira da estrada, sendo abraçado por seu diretor esportivo José Vicente García. Uma cena desoladora.

Outro que abandonou a corrida na etapa de hoje foi Hugh Carthy (EF Education). Ele que foi  3º colocado na Vuelta a España do ano passado, nesta edição, se encontrava longe da disputa pela Classificação Geral. Na etapa de ontem, vencida por seu companheiro de equipe, Magnus Cort Nielsen – ele terminou com 2’27” atrás dos líderes, caindo para a 33ª posição. O ciclista da EF já tinha perdido tempo no contra-relógio de abertura e na chegada ao alto da etapa 3.

Voltando a prova, agora em Puerto El Collao, os ciclistas da Equipe DSM na frente, foram selecionando o grupo. Romain Bardet cruzou de novo em primeiro na frente de Sivakov (Ineos Grenadiers) e Lawson Craddock (EF Education). 

Com 30 Km pro final Pavel Sivakov, Michael Storer e Lawson Craddock se isolaram do grupo e seguiam na frente. Jan Polanc que vinha no grupo perseguidor explodiu faltando 18 km do final e Felix Großschartner (Bora hansgrohe) vestia assim a Camisa Vermelha virtual.

Na última subida do dia, em Puerto de Tibi, Pavel Sivakov mesmo tendo um pequeno problema na corrente durante a escalada, passou na frente no topo. Michael Storer, Carlos Verona (Movistar) e Andreas Kron (Lotto Soudal) seguiam de perto e os quatro começaram a subir as encostas duras do Balcón de Alicante juntos. A medida que a subida ia inclinando, um-a-um foi estourando, até só restar Storer nos 2 km finais do topo para cruzar sozinho a meta. O jovem australiano, que foi o vencedor do último Tour de l’Ain e já é futuro ciclista da Groupama-FDJ, conquistou a sua vitória mais importante da carreira e se tornou o 10º australiano a levantar os braços na Vuelta de España. O pódio de hoje ficou completo com Carlos Verona e Pavel Sivakov.

Michael Storer vencee a Etapa 7 (Luis Angel Gomez .©PHOTOGOMEZSPORT)

Na Classificação Geral, Primoz Roglic (Jumbo-visma) manteve a Camisa Vermelha por 8 segundos sobre Großschartner. Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) também mantém a Camisa Verde de pontos, Pavel Sivakov assume a Camisa de Rei da Montanha e Bernal segue como melhor jovem, com a Camisa Branca.


Próxima Etapa 8

Santa Pola > La Manga del Mar Menor
173,7 km – Plano

A chegada do quarto e último sprint da primeira semana da Vuelta 21. É uma área com muito vento, o que pode complicar corrida, embora tenda a ser menos no verão. Dia favorável para as equipes com velocistas que desejam lutar pela vitória em uma nova chegada em massa.

Acompanhe o ReviraVuelta

Você pode ouvir e seguir a corrida com a gente via Twitter Spaces no nosso #REVIRAVUELTA. Diariamente, a partir das 12:15h (Brasília), 16:15h (Lisboa) ou 17:15h (CET), você acompanha os quilômetros finais do dia com um breve bate-papo pós-etapa, trazendo o melhor do que rolou. O programa que é como uma sala de áudio onde todo mundo pode entrar para ouvir e conta com a narração e moderação do Junimba Simões e as análises do Allan Almeida pelo BikeBlz e ainda do Davide Gomes e do Tiago Ferreira do Portuguese Cycling Magazine e falamos português do mundo. Confira!

Onde assistir a Vuelta a España →

Acompanhe tudo sobre a Vuelta de España 2021 no BikeBlz →

Hastags da prova: #LaVuelta21, #BikeBlz


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram e também no Facebook

Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram