Edwin Contreras é apaixonado pelo ciclismo, assim como todo mundo aqui, mas ele vem chamando a nossa atenção, principalmente pelo seu desempenho na nossa Liga do Velogames, com o seu ‘Cornetinha Tubarão, que vem enfileirando vitórias e bons resultados nas provas virtuais que disputa. Nesta semana, ele ingressou no ranking dos #Top100 do Velogames Mundial da Vuelta e por isso, a gente chamou ele aqui para conversar com a gente e dar suas dicas para você também montar um time competitivo no melhor fantasy game de ciclismo.
Para quem não sabe, ou nunca ouviu falar no Velogames, existem diversos exemplos de fantasy games na internet. Cada um referente a um esporte, como é o caso do Cartola FC, do NBA Fantasy e também do F1 Fantasy. A lógica é basicamente sempre a mesma: a performance dos atletas na vida real, correspondem a pontos no jogo virtual e que vão servir de base para um campeonato online, onde as suas performances reais são espelhadas para um jogo de fantasia. Além de ser muito divertido, o jogo é uma febre entre os mais ávidos fãs de esportes.
De forma lúdica e divertida, milhares de pessoas podem ter a experiência de brincar de ser um diretor esportivo de uma equipe de futebol, de basquete, de F1 ou no nosso caso, de uma equipe de ciclismo. E como a base são os ciclistas reais, tudo pode acontecer. Vencer etapa, sobrar na descida, cair e acabar abandonando a corrida, como aconteceu com o Alejandro Valverde na Vuelta, tudo isso também é refletido no jogo. Então além de seguir as dicas aqui, você também vai sempre precisar de sorte.
Edwin comenta que um erro comum é usar muito o coração na escalação, enchendo-o de atletas que você gosta e ignorando o seu real momento na carreira e os seus resultados recentes. Ele mesmo diz que como dentista, por muito tempo, escalou o Fabio Aru (Qhubeka NextHash) só por conta do sorriso do Italiano, o que claro, não lhe rendeu boas performances no jogo. Mas desde que ele passou a entender melhor o mecanismo do fantasy game, como os atletas virtuais pontuam e mantendo-se atualizado com informações de diferentes fontes, começou literalmente a mudar o jogo.
E portanto, de tanto figurar no topo do nosso ranking, a gente quis saber um pouco mais do segredo do seu Cornetinha Tubarão fazer tanto sucesso. Além de conversar com a gente, ele preparou uma lista com 5 dicas essenciais para você montar melhor o seu time daqui pra frente e quem sabe, fazer frente ao Cornetinha Tubarão na próxima Volta. Pra finalizar, uma bela surpresa! Ele nos apresentou quem é o verdadeiro Cornetinha Tubarão do seu time. Não perca as dicas abaixo:
Confira aqui as 5 dicas para montar o seu time no Velogames, por Edwin Contreras
É importante entender o tipo de prova que será realizada. pode ser uma volta com várias etapas (Giro, Tour, Vuelta…) ou o Velogames das Provas Clássicas. Escalar um time para uma Volta com etapas é bem diferente do que escalar para as Clássicas. Nas Voltas, o time fica fixo durante todas as etapas, diferente das Clássicas, onde cada prova você poderá alterar os ciclistas da sua equipe. A maioria das provas no Velogames é estilo ‘Voltas’ com várias etapas.
Dica 1
Analisar as etapas para equilibrar o time com ciclistas para all-rounder, sprinters, puncheurs, climbers e contra-relogistas
Normalmente numa Volta, temos etapas com diferentes características classificadas em: planas (flat), média-montanha (hilly), montanha (mountain), contra-relógio individual (ITT) ou contra-relógio por equipes (TTT). A dica é: de acordo com a distribuição destas etapas, selecione os ciclistas que podem obter melhores resultados nestes tipos de terrenos (sprinters para etapas planas, escaladores para as etapas de montanhas e contra-relogistas para as etapas de contra-relógio). É importante ter um time equilibrado que possa pontuar bem em todas as etapas, independente das características dela. Equipes focadas em GCs ou sprinters acabam perdendo muitos pontos em várias etapas e pode comprometer a sua classificação final.
Dica 2
Fazer uma lista de 5 a 10 ciclistas favoritos para cada camisa
Nas Voltas, existem diferentes classificações que podem variar um pouco de uma volta para outra, mas geralmente são: Camisa de Líder Geral (tempo), Camisa de Líder por Pontos e Camisa de Líder de Montanhas (Camisa de Líder Geral Jovem não pontua no Velogames, por isso, deixei de fora aqui). Normalmente eu faço essa lista levando em consideração os objetivos de cada ciclista na temporada, o startlist da equipe para aquela Volta e as declarações dos ciclistas nas semanas que antecedem as provas (especialmente nas Grandes Voltas) em sites especializados, como aqui no BikeBlz e no Twitter.
Dica 3
Analisar o momento de cada ciclista da lista acima na atual temporada
Normalmente verifico o desempenho dele na temporada pelo Pro Cycling Stats e como está o seu desempenho nas provas das semanas que antecedem a Volta em questão.
Dica 4
Montagem do time
Dificilmente você conseguirá um time equilibrado, escolhendo os dois principais favoritos por causa do alto custo desta escolha (pode comprometer quase metade dos seus Velos (V$)), portanto normalmente faço a opção por um dos dois, e normalmente opto pelo principal favorito a vitória na GC (especialmente nas grandes voltas que rendem as maiores pontuações).
Um time com os dois favoritos à GC, provavelmente vai comprometer a escolha de bons climbers e sprinters. O segundo GC sempre é uma aposta naquela lista de 5 favoritos, que podem estar no Top 5 da GC no final da Volta. O mesmo raciocínio é válido para a escolha dos climbers e sprinters. Procuro selecionar um grande favorito a cada camisa e uma aposta em uma jovem revelação como segunda escolha. A opção por 1 ou 2 contra-relogistas quando a volta tem contra-relógios é importante para não ficar com pontuação muito baixa nestas etapas.
Por fim vamos complementar o time com os ciclistas “unclassed” que normalmente custam 4 ou 6 Velos (V$) – Essa talvez seja a parte mais complicada, pois normalmente são ciclistas cujas informações das dicas 2 e 3 nem sempre estão disponíveis. Considerando que é quase inevitável, termos 1 ou 2 ciclistas desta categoria no time, levo em consideração 3 fatores:
- 1º – Ciclistas de equipes convidadas, que normalmente estarão presentes nas fugas e eventualmente podem ganhar uma etapa ou ficar num Top 10 delas. Além disso, todo ciclista que completa a primeira metade da etapa na fuga pontua (entre 10 e 20 pontos dependendo da importância da volta);
- 2º – Ciclistas de equipes cuja líder é favorito a vitórias nas etapas ou na Classificação Geral, pois os 3 primeiros colocados em cada etapa, geram pontos de assistência aos demais ciclistas da equipe;
- 3º – Se você economizou nas escolhas anteriores, pode arriscar num puncheur com chances de vencer uma etapa hilly ou até mesmo em algum “all-rounder” menos cotado para vitória na Classificação Geral (GC), que pode ganhar etapas ou ficar bem classificado na Camisa de Montanha, por exemplo. Aqui vale ficar de olho no twitter do Fernando Moyna, pois ele sempre comenta sobre as jovens revelações que podem render pontos preciosos no Velogames.
Dica 5
Contar com a sorte
Pois a maravilha do nosso esporte é a imprevisibilidade. Muitas etapas são recheadas de surpresas (tombos, abandonos, furos de pneus, hipoglicemia, nó tático…) que podem mudar o destino da Volta em segundos. No mais, venha se divertir no Velogames, the best of fantasy game!!!
Aguardo vocês na próxima Volta!
Abraço, Edwin Contreras
Acompanhe o ReviraVuelta
Você pode ouvir e seguir a corrida com a gente via Twitter Spaces no nosso #REVIRAVUELTA. Diariamente, a partir das 12:15h (Brasília), 16:15h (Lisboa) ou 17:15h (CET), você acompanha os quilômetros finais do dia com um breve bate-papo pós-etapa, trazendo o melhor do que rolou. O programa que é como uma sala de áudio onde todo mundo pode entrar para ouvir e conta com a narração e moderação do Junimba Simões e as análises do Allan Almeida pelo BikeBlz e ainda do Davide Gomes e do Tiago Ferreira do Portuguese Cycling Magazine, sempre em bom e claro português do mundo. Confira!
Onde assistir a Vuelta a España →
Acompanhe tudo sobre a Vuelta de España 2021 no BikeBlz →
Hastags da prova: #LaVuelta21, #BikeBlz
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram e também no Facebook
Twitter @BikeBlz
[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]