Quem é o seu maior rival? A mulher que te ultrapassa e você sobe marcha? O cara que cola na roda? O despertador? A balança? Seu vício? Existe adversário maior que você mesmo? Eu não conheço. Rivais eram o Zico x Dinamite, Piquet x Senna, um Fedal, um Ronaldo x Messi, um Collor x Lula. Tem quem briga ainda hoje por Speed x MTB, Bolacha x Biscoito, Nescau ou Toddy? Ser contra a vacina?! Prefiro seguir acreditando em Caetano e Gil, Arlindo e Sombrinha, Romário e Bebeto, Duda e Junior.

A que acontece neste domingo talvez seja uma das maiores e mais interessantes nos dias de hoje. Um belga e um holandês. Dois garotos que se enfrentam desde pequeno. Cada um de sua maneira. Ganharam tudo! Nas suas conquistas, ele tá sempre do seu lado. Um parece ser mais do interior, só brinca perto de casa. O outro deu pra conquistar montanhas e é um dos mais promissores ciclistas do pelotão na estrada.

MVDP x WAA

“Mathieu van der Poel ganhou mais do que eu nesta temporada. Ele continua sendo favorito, a pressão está sobre ele. ” – Wout van Aert 

Mathieu van der Poel e Wout van Aert se enfrentam desde que o dia que foi criado o cyclocross. Tá bem…quase! Mas neste domingo eles se enfrentam novamente para disputar quem será o primeiro Tetra-Campeão do Mundial da categoria. Wout afirmou em entrevista para a Velonews que a pressão está toda para o X-man Mathieu van der Poel. A areia da praia pesada e as condições do tempo indicam que a pista estará do jeito que a Wout van Aert gosta. Mais leve e macio na direção, Wout van Aert (WVA) leva vantagem sobre Mathieu van der Poel (MVDP) que é mais forte e agressivo na sua pedala. A prova deve ter 7 a 8 voltas, o que dará mais de 4km pedalando na areia da praia. Vamos ver qual será o pace da prova. Nevou durante a madrugada na região, mas o tempo no horário da prova costuma abrir. O certo é que vai ser uma grande batalha de dois grandes do esporte. Se eu fosse você não perdia.

Confira o perfil dos dois pilotos:

Mathieu van der Poel

Na pista, MVDP é um Extra-Terrestre! Pedala forte e é o franco favorito para a prova de hoje, mas como vimos na prova feminina, um tombo na primeira curva, pode colocar tudo a perder.

Van der Poel é tricampeão mundial no cyclocross e vem de uma família de ciclistas profissionais; seu irmão David também é um ciclista de cyclocross e Campeonato Nacional Sub-23 em 2013. Seu pai, Adri, foi seis vezes campeão nacional e campeão mundial de cyclocross em 1996 e duas vezes vencedor de etapas no Tour de France e de vários clássicas durante sua carreira. E seu avô materno foi nada menos que o lendário ciclista francês Raymond Poulidor, vencedor da Vuelta a España de 1964 e que terminou o Tour de France como vice-campeão três vezes e em terceiro lugar cinco vezes.

Wout van Aert

Gosta da pista pesada e jogou toda a responsabilidade da vitória de hoje nas costas do eterno rival. A prova promete.

Wout van Aert acaba de renovar o seu contrato por mais 4 anos na equipe Jumbo Visma e tem uma promissora carreira também no ciclismo de estrada, ganhando ano passado a Strade Bianchi e a Milan-Sanremo. Assim como MVDP é tricampeão mundial de Ciclocross. WVA é um ciclista muito técnico e inteligente e que já faz parte da história no ciclismo e que ainda tem muito a conquistar, principalmente na estrada.


Onde Assistir

Por conta da pandemia não haverá disputa na categoria de Juniores, apenas da Sub-23 e da categoria Elite. As provas terão transmissão ao vivo no site da UCI, com sinal aberto para países sem transmissão oficial (caso do Brasil) e também no serviço pago GCN Race Pass (é preciso instalar um VPN para ver no Brasil) ou pirata no Tiz Cycling. Se você mora em outro país, confira aqui a lista dos canais que transmitirão as provas.

Sábado (30/01)
SUB-23 MASCULINA
13h30 (horário local)/9:30h (horário Brasília)

ELITE FEMININA
15:10h (horário local)/11:10h (horário Brasília)

Domingo (11/01)
SUB-23 FEMININA
13h30 (horário local)/9:30h (horário Brasília)

ELITE MASCULINA
15:10h (horário local)/11:10h (horário Brasília)


O percurso

O percurso terá 2.900 metros, dividido em 8 setores e acontece em Oostend na Bélgica e foi desenhando usando uma parte da área externa e interna do Jóquei Club da cidade, além de uma parte da praia do Mar do Norte e do seu calçadão. Os setores estão compostos da seguinte forma:

Grama = 1.326 m
Cascalho = 404 m
Areia = 565 m
Pontes = 400 m
Pavimentação de asfalto/concreto = 205 m

 

Instagram