Dorian Godon (AG2R Citroën) venceu a 63ª edição da De Brabantse Pijl. O Francês foi o mais rápido num sprint à dois com Ben Healy (EF Education–EasyPost). Benoit Cosnefroy (AG2R Citroën) foi o terceiro no pódio após um ataque tardio.

Às 12h30, o tiro de largada ressoou na Ladeuzeplein em Leuven. Os ciclistas começaram uma prova de 205 km com 25 colinas ao longo do caminho. Já após 10 km, a primeira fuga foi formada. Meens (Bingoal WB), De Pestel (Team Flanders-Baloise), Townsend (Bolton Equities Black Spoke) e Gudmestad (Uno-X Pro Cycling Team) tinham uma vantagem total de 6’20”.

O pelotão relaxou nas primeiras horas de corrida e manteve a situação sob controle. Cautelosamente, eles mordiscaram a liderança da fuga. Estavam esperando o pelotão chegar à volta local em Overijse antes que o ritmo atrás do grupo da frente aumentasse com firmeza. Em Hagaard, Cosnefroy (AG2R Citroën Team) partiu para uma primeira aceleração. Florian Vermeersch (Lotto Dstny) e Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck) pularam na roda do Francês.

Eles não escaparam, mas sob a ação do pelotão, a vantagem dos líderes caiu para menos de um minuto. A 58 km da linha, Cavagna (Soudal Quick-Step) achou que seu momento havia chegado. O Francês correu para a frente da corrida em Moskesstraat, enquanto De Pestel teve que deixar a posição na frente. Também foi muito rápido para os outros ciclistas Meens e Townsed. Apenas Gudmestad conseguiu se segurar e conseguiu seguir a roda de Cavagna. Ao fundo, foram Healy (EF Education-Easypost), Godon (AG2R Citroën Team), Kron (Lotto Dstny) e Eriksson (Tudor Pro Cycling Team) que contra-atacaram e conseguiram fazer a ligação.

O grupo da frente de seis foi autorizado a começar a volta final com uma vantagem de 45″. Cavagna decolou imediatamente, mas no Hagaard foi Healy quem alcançou o Francês e pressionou a si mesmo. Godon também veio. Para Gudmestad, o a história acabou, enquanto Kron e Eriksson também racharam. O sinal para Lotto Dstny assumir o controle do pelotão.

Deixar o pelotão voltar era o que eles queriam evitar na frente. E assim Healy acelerou novamente na Hertstraat. Godon conseguiu seguir o Irlandês, mas para Cavagna foi rápido demais. Nos últimos 5 km, os dois aumentaram a vantagem para mais de meio minuto e, portanto, poderam começar a se preparar para um sprint a dois na Brusselsesteenweg. Faltando 200m para o fim, foi o Francês quem começou a arrancada pela frente. Healy não conseguiu seguir e cruzou a linha em segundo lugar. Cosnefroy completou a festa para AG2R Citroën Team e, como no ano passado, subiu ao pódio em terceiro lugar.

Pódio da 63ª edição da De Brabantse Pijl 2023. Ben Healy (EF Education–EasyPost), Dorian Godon (AG2R Citroën) e Benoit Cosnefroy (AG2R Citroën)

Fonte e Imagem: De Brabantse Pijl

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o ciclismo profisisonal no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram