Emma Norsgaard Bjerg (Movistar) foi lindamente inspirada pelos sucessos dos atacantes anteriores no Tour de France Femmes avec Zwift 2023, ao alcançar um sucesso emocionante em Blagnac, no final de uma rápida Etapa 6. A Dinamarquesa estava entre as ciclistas mais rápidas no grupo… E ela decidiu aproveitar ao máximo sua força bruta na fuga, juntando-se a Agnieszka Skalniak-Sojka (Canyon//Sram) e Sandra Alonso (Ceratizit-WNT) na frente da corrida. O pelotão quase voltou… mas pelo terceiro dia consecutivo, uma atacante conquistou a glória, com Charlotte Kool (DSM-Firmenich) dominando o sprint do pelotão e terminando em 2º, com 1” atrás. Na quarta-feira ela comemorou seu aniversário de 24 anos. Depois de seis dias de corrida rápida e furiosa, as ciclistas se dirigem para o final de semana decisivo da corrida, com uma chegada no topo no Col du Tourmalet no sábado e no contrarrelógio individual em Pau, no domingo.

→ Tudo sobre o Tour de France Femmes

Depois de ver as ciclistas da fuga terem sucesso nos dias 4 e 5, muitas ciclistas queriam correr de forma agressiva. April Tacey (Lifplus Wahoo) foi a primeira atacante a abrir uma brecha adequada, mas foi pega antes da primeira subida do dia, de cat-4 no Côte de la Cadène (cume no km 30,9). Agnieszka Skalniak-Sojka (Canyon//Sram) arrancou ao km 29 e Sandra Alonso (Ceratizit-WNT) tenta acompanhá-la, sem sucesso. Emma Norsgaard Bjerg (Movistar) atacou por cima, juntou-se a Alonso, e as duas acabaram por regressar a Campeã Nacional ITT Polaca na segunda subida do dia, de cat-4 Côte de Puycelsi (km 51,3). A trilha do pelotão estava há 2’… mas corridas mais agressivas estão prestes a acontecer.

A última etapa para as velocistas

Corrida intensa deixam Kool para atrás

Lidl-Trek e FDJ-Suez estavam determinadas a entrar em ação, com vários ataques de Amanda Spratt, Lizzie Deignan, Jade Wiel e Grace Brown. Com um ritmo muito forte no Côte de Puycelsi e no seguinte Côte du Clos Pourtié (cat. 4, km 58), a diferença para o trio da frente caiu para 40” e Charlotte Kool (DSM-Firmenich), uma das favoritos do dia, foi momentaneamente descartada. Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck), líder da Classificação de Montanha (QOM), e Veronica Ewers (EF Education-Tibco-SVB), candidata ao top 10 do GC, se envolveram em um acidente a 49 km do final. A Camisa de Bolinhas rapidamente retoma a corrida enquanto a Americana luta para se levantar, mas se recusa a desistir.

Charlotte Kool chegou em 2º lugar

Outro final emocionante

Uma batalha intensa era travada entre o trio da frente e o pelotão, liderado principalmente pelo DSM-Firmenich de Charlotte Kool, Jumbo-Visma de Marianne Vos e a ADQ da Equipe UAE de Chiara Consonni. A diferença caiu para 45” nos últimos 10 quilômetros, e 18” com 5 quilômetros para o final.

Norsgaard Bjerg aumentou a aposta com 4 km para o fim e Alonso foi descartada. Mas Skalniak-Sojka ainda estava lá em cima e a diferença ainda era de 10”, faltando 1 quilômetro! A Dinamarquesa abriu o seu sprint a 400 metros do fim… a sua companheira polaca foi apanhada nos últimos 100 metros, mas Norsgaard Bjerg conseguiu manter uma diferença de 1’’ para Charlotte Kool na linha!

Estou sem palavras, sério. Foi um começo de ano muito difícil. Quero agradecer a todos, minha família, meu marido, o time por acreditar em mim depois de ficar fora a primavera toda… É a minha maior vitória de sempre, Estou tão emocionada, tão feliz. Alguns anos atrás, eu poderia ter ido para o sprint, mas preciso perceber que não sou mais tão rápida como Charlotte Kool ou Lorena Wiebes, e preciso encontrar outras maneiras de encontrar sucesso. Esta manhã, quando acordei, pensei: ‘Oh não, outro dia em que tenho que trabalhar, outro dia em que tenho que sofrer…’ Eu estava de tão mau humor que precisei de três xícaras de café antes de qualquer um poder falar comigo. E então meu diretor esportivo veio me contar sobre esse plano de ir para a fuga… eu estava pensando: ‘Você está brincando comigo?’ Agora eu o amo! Obviamente o grande objetivo é vencer o GC com Annemiek [van Vleuten] e realmente acreditamos que ela pode terminar. Mas é bom que também possamos perseguir vitórias nas etapas. Fiquei tão emocionada quando Liane [Lippert] venceu. Isso me deu um grande impulso.” – Emma Norsgaard Bjerg

Emma Norsgaard Bjerg vencedora da etapa 6

→ Onde assistir ao Tour de France Femmes 2023?

Fonte: Tour de France Femmes
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez

Hastags da prova: #TDFF2023#BikeBlz


PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 29.07.2023

ETAPA 7

LANNEMEZAN > TOURMALET BAGNÈRES-DE-BIGORRE
89,8 km / Alta montanha (2610 m)


Velogames

O Tour de France Femmes claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

 Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram