Adam Yates (UAE Team Emirates) produziu uma incrível exibição de escalada para vencer a etapa final em Jebel Hafeet antes de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) ser coroado o vencedor da Geral da corrida .

Yates cronometrou seu esforço com perfeição ao escalar a icônica subida final em grande estilo, cruzando a linha de chegada 10 segundos à frente de Evenepoel, com Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team) 32 segundos atrás em terceiro.

Puxamos o acelerador nos primeiros 10 minutos da subida que deu certo. Depois ataquei e Remco e Sepp Kuss me seguiram, e quando ataquei mais uma vez, foi isso. Fui na parte mais íngreme da subida, o que mais me agradou. Remco sabia o que fazer atrás de mim – ele não perderia um minuto nos últimos três quilômetros. A equipe confiou e acreditou em mim, então é um verdadeiro prazer vencer aqui em nossa corrida em casa.” – Adam Yates

O desempenho corajoso de Evenepoel provou ser suficiente para ele fechar com a Camisa Vermelha com 59 segundos de vantagem sobre Lucas Plapp (Ineos Grenadiers). A exibição da vitória de Yates o viu terminar em terceiro lugar geral, um segundo atrás de Plapp.

O desempenho vitorioso de Evenepoel também o levou a vestir a Camisa Branca, enquanto Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck) mantiveram suas respectivas Camisas Verde e Preta. E a UAE Team Emirates também desfrutou de uma ida ao pódio, tendo conquistado a Classificação por Equipes.

Foi tudo de baixo para cima em Jebel Hafeet e estou feliz com meu desempenho, não tendo feito muito treinamento de escalada este ano. Não esperava vencer esta corrida. Vim para um bom resultado, mas não pensei que ganharia por um minuto. Estive em boa forma durante toda a semana e queria lutar pela minha Camisa Vxermelha hoje. Há espaço para melhorar antes do Giro, mas posso ficar feliz com esta vitória.” – Remco Evenepoel

A etapa 7 começou no Estádio Hazza Bin Zayed de Al Ain e cinco ciclistas formaram a principal fuga do dia quase assim que a bandeira de largada foi abaixada. A liderança aumentou temporariamente para mais de seis minutos, mas foi reduzida para menos de três minutos quando começaram a subida final do dia, e todos foram varridos a 6 km do fim.

Em seguida, começou a batalha dos melhores escaladores da corrida e foi Yates quem emergiu triunfante no cume de Jebel Hafeet antes de Evenepoel conquistar a coroa geral.

Instagram