Jumbo-Visma governou a etapa 8 de La Vuelta enquanto seus líderes domesticavam as encostas brutais de Xorret de Cati. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu a sua 11ª vitória de etapas na Volta Espanhola, à frente de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Juan Ayuso (UAE Team Emirates). Lenny Martinez (Groupama-FDJ) quebrou na subida final, enquanto Sepp Kuss (Jumbo-Visma) permaneceu com os melhores candidatos ao GC para conquistar La Roja. O escalador Americano é o primeiro ciclista dos EUA a liderar um Grand Tour desde que Chris Horner venceu a La Vuelta em 2013. O garoto-prodígio Francês mantém a Camisa Branca como o melhor jovem ciclista da corrida.

→ Tudo sobre a Vuelta a Espanha 2023

O pelotão enfrentou duas etapas importantes antes do primeiro dia de descanso, começando com uma corrida espetacular até Xorret de Cati, depois de uma subida brutal nos quilômetros finais: 3,9 km a 11,4%. Quem sucederia Julian Alaphilippe, vencedor em 2017?

Etapa com chegada ao alto no Xorret de Cati

De Gendt lidera uma dura batalha pela fuga

Os atacantes estão dispostos a tentar a sorte com movimentos de longo alcance. A batalha pela pausa começou desde o início e a primeira subida do dia, de cat-2 Alto de Vall d’Ebo (cume ao km 28,8) não foi suficiente para fazer a diferença. Trinta ciclistas finalmente conseguiram romper após mais de 35 quilômetros de batalha. E Thomas De Gendt (Lotto Dstny) atacou imediatamente deste grupo para liderar as próximas duas subidas, a de cat-3 Puerto de Tollos (km 49,4) e de cat-2 Puerto de Benifallim (km 81,7).

Belo trabalho da Jumbo-Visma na etapa de hoje

Controle Jumbo-Visma

Robert Gesink (Jumbo-Visma) colabora com Groupama-FDJ para controlar a diferença entre 4 e 5 minutos. As principais ameaças do GC na frente foram Cristian Rodriguez (Arkea Samsic, +4’01”), Damiano Caruso (Bahrain Victorious, +9’39”) e Romain Bardet (DSM-Firmenich, +13’58”). .

Cinco artilheiros regressaram a De Gendt nos últimos 80 quilómetros: Cristian Rodriguez, com Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Oier Lazkano (Movistar) e Javier Romo (Astana Qazaqstan). De Gendt foi descartado.

Os atacantes voltaram a se reunir na subida seguinte, de cat-2 Puerto de la Carrasqueta (km 110,2). Os ataques continuavam voando enquanto o pelotão controlava a lacuna em cerca de 3 minutos.

Remco x Roglic

Kuss ataca, Roglic vence

Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Andreas Kron (Lotto Dstny), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) e Oier Lazkano (Movistar Team) lideram a subida principal do dia, a subida da cat-1 até Xorret de Cati. Os caçadores foram apanhados e a diferença caiu para 35” no fundo (faltam 7,2 km).

Soudal Quick-Step aumentou a aposta e os atacantes foram apanhados a 5 quilómetros do fim. Sepp Kuss (Jumbo-Visma) atacou, Remco Evenepoel controlou e oito ciclistas subiram juntos: Evenepoel, Roglic, Kuss, Vingegaard, Mas, Ayuso, Almeida e Soler.

A estrela Belga abriu o sprint. Mas Roglic chegou à sua 11ª vitória na etapa La Vuelta, enquanto Sepp Kuss conquistou a La Roja. Lenny Martinez perdeu 1’10’’ (13º) na linha.

Sepp Kuss veste a Camisa Vermelha

→ Onde assistir a Vuelta a Espanha 2023?

Fonte: Vuelta a Espanha
Fotos: Charly Lopez/Spring Cycling

PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 03.09.2023

ETAPA 9

Cartagena > Collado de la Cruz de Caravaca

184,5 km / Média montanha (2981 m)

Este estágio sinuoso certamente causará fadiga. A subida do Alto de Caravaca de la Cruz consistirá numa ampla subida de 7,5 quilómetros onde apenas um grupo reduzido de cavaleiros poderá chegar junto. Terão subido anteriormente o Alto de la Perdiz, onde provavelmente se concretizará uma fuga.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.