O Ras Al Khaimah Tourism Development Authority Stage, ou mais conhecido como Etapa 5 do UAE Tour, chegou a uma conclusão emocionante hoje com Dylan Groenewegen (Team Jayco Alula) correndo para a vitória à frente de Fernando Gaviria (Movistar Team) e Sam Bennett (Bora – Hansgrohe).

Foi um sprint muito difícil e eu precisava ter um bom timing. Eu sabia que minhas pernas estavam boas e meu time me colocou em uma posição muito boa no final, então esta é uma grande vitória. É importante para mim obter essas vitórias e é bom ter uma em cada uma das duas corridas que fiz até agora nesta temporada.” – Dylan Groenewegen

Groenewegen foi colocado em posição de forma brilhante pelo Team Jayco Alula no que provou ser uma finalização rápida e então cronometrou seu sprint com perfeição para conquistar sua segunda vitória da temporada.

Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), por sua vez, ampliou sua liderança no topo da Classificação Geral e Ciclista Jovem em dois segundos depois de obter o segundo lugar no segundo sprint intermediário. Esses segundos de bônus significam que o Campeão do Mundo agora lidera em cima de Lucas Plapp (Ineos Grenaders) por nove segundos nas Classificações Geral e Jovem.

Enquanto isso, o quinto lugar de Tim Merlier assumiu o controle da Camisa Verde (Classificação de Sprint), enquanto Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck) defendeu sua Camisa Preta (Sprint Intermediário).

A ação de hoje viu o pelotão viajar 170 km da Ilha Al Marjan e mais de 50 km foram percorridos antes que quatro ciclistas finalmente formassem a fuga. Esse quarteto ficou à frente para disputar o primeiro sprint intermediário do dia, antes de três fugitivos recuarem, deixando Thomas De Gendt (Lotto Dstny) seguir em frente sozinho até ser finalmente trazido de volta a 21 km do fim.

Estávamos em uma boa posição nos últimos 20 km e isso foi bom para nós, especialmente quando [Lucas] Plapp foi temporariamente descartado. O restante da etapa foi bem fácil, mas mostrou que é preciso manter o foco. No final, tudo voltou ao normal e nós administramos bem. Foi bom aumentar minha liderança em dois segundos, pois esta corrida pode se resumir a intervalos de tempo muito pequenos.” – Remco Evenepoel

Nesse ponto, várias equipes estavam pressionando o ritmo e Plapp se viu temporariamente do lado errado de uma grande divisão no pelotão antes que seus companheiros juntassem tudo de volta na corrida para a cidade de destino.

Foi quando os trens de sprint lutaram pela supremacia e Groenewegen provou ser o finalizador mais rápido.

Instagram