A 56ª edição da “Corrida dos Dois Mares” cruza a costa do Tirreno ao Adriático em 7 dias de corrida, começando amanhã (10) e cruzando da Toscana a Le Marche, passando pelas regiões de Umbria e Abruzzo.

A prova volta a sua tradicional data, no início da primavera, após ter acontecido em setembro do ano passado, em função da pandemia e que resultou com a vitória de Simon Yates (ex-Michelton-Scott/agora Team BikeExchange) conquistando o famoso troféu em forma de tridente.

As corridas passarão por algumas atuais zonas vermelhas de COVID-19, onde as variantes estão se espalhando e o número de casos é alto, mas o RCS Sport endureceu suas regras e recebeu luz verde para a corrida prosseguir. Se casos positivos surgirem na caravana da corrida, eles usarão o teste rápido para garantir que a corrida possa continuar.

Pelo segundo ano consecutivo, não há contra-relógio de abertura por equipe, mas a competição terminará mais uma vez com um contra-relógio na orla de San Benedetto del Tronto.

Grandes nomes estão confirmados

Simon Yates retorna para defender o título, agora na Team BikeExchange e ainda Nairo Quintana (Arkéa-Samsic), Wout van Aert (Jumbo-Visma), Vicenzo Nibali e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), João Almeida (Deceuninck-QuickStep), Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), o vencedor do Tour de France Tadej Pogačar (UAE), Jakob Fuglsang (Astana), Mikel Landa (Bahrain Victorious) e Romain Bardet (Team DSM) também estão confirmados.

O Campeão do Mundo Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) e Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) prometem se enfrentar novamente. Enquanto o francês deve aperfeiçoar sua forma para a Milan-San Remo e as Clássicas de paralelepípedos, o belga após a estonteante vitória na Strade Bianche, deve brigar por etapas ou até mesmo incomodar quem vem para brigar na Geral. Ele disse que ajudará o companheiro de equipe Tim Merlier (Alpecin-Fenix) nas corridas. Sei…

Outros nomes confirmados: Fernando Gaviria (Emirados Árabes Unidos), Niccolò Bonifazio (Total Direct Énergie), Caleb Ewan (Lotto Soudal), Elia Viviani (Cofidis) e Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious).

Enfim a estreia de Peter Sagan

Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) faz sua estreia na temporada na Tirreno-Adriatico. Depois de pegar COVID-19 durante um training camp na Espanha ele não participou ainda de nenhuma corrida até aqui. Greg Van Avermaet (AG2R) deve vir para treinar pras Clássicas e Dan Martin (ISN) vem sem Chris Froome (ISN). No ‘império’ da Ineos teremos ainda Geraint Thomas, Filippo Ganna, Pavel Sivakov, Dani Martínez e Michał Kwiatkowski (Ineos Grenadiers).

A Tirreno-Adriatico é o caminho comprovado para o sucesso no Milan-San Remo e a maioria dos candidatos a La Classicissima estarão na Itália esta semana.

História

A Tirreno-Adriatico, apelidada de “Corrida dos Dois Mares”, pois é uma corrida disputada entre as costas do Mar Tirreno e do Mar Adriático, na Itália. Tradicionalmente realizado no início da temporada, é considerado uma preparação importante para o Giro d’Italia. Faz parte do UCI World Tour, o nível mais alto do ciclismo nas corridas profissionais masculinas.

A Tirreno-Adriatico foi criado em 1966 pelo clube de ciclismo Forze Sportive Romane, com sede em Lazio. Como todas as ilustres corridas de ciclismo italianas foram realizadas no norte da Itália, a corrida foi batizada de “Tre Giorni del Sud” (Três dias do Sul), pois a primeira edição foi uma corrida de três dias, começando em Roma e terminando dois dias depois em Pescara. Na década de 1970, a corrida se mostrou a preparação ideal para a Clássica monumento Milan-San Remo, disputada uma semana depois.

Desde 2002, a Tirreno-Adriatico é disputada em sete etapas, começando na costa oeste da Itália, no Mar Tirreno, e terminando em San Benedetto del Tronto, no Mar Adriático. Desde 2011 faz parte do UCI World Tour.

Nairo Quintana venceu a 50ª edição em 2015 e novamente em 2017.

Hastags da prova: #TirrenoAdriatico#BikeBlz


Onde assistir

Embora ainda não esteja na programação, deve estar disponível no aplicativo ESPN. Também no GCN Race Pass (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano) ou no Tiz Cycling.

Horário local: 13:30h / Brasília: 9:30h


Start list

Nomes confirmados: Simon Yates (Team BikeExchange), Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) e Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), Nairo Quintana (Arkéa-Samsic), Wout van Aert (Jumbo-Visma), Vicenzo Nibali e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), João Almeida (Deceuninck-QuickStep), Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Tadej Pogačar (UAE), Jakob Fuglsang (Astana), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Greg Van Avermaet (AG2R), Dan Martin (ISN) e Romain Bardet (Team DSM), Geraint Thomas, Filippo Ganna, Pavel Sivakov, Dani Martínez e Michał Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), dentre outros.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A prova infelizmente não terá Velogames, mas já anote aí o código da Liga BikeBlz para a próxima corrida: #88568367

Monte agora o seu time e divirta-se →


Tirreno-Adriatico – Percurso 2021

Quarta 10.03.2021

Etapa 1 – Lido di Camaiore > Lido di Camaiore (156 km) – PLANA

Quinta 11.03.2021

Etapa 2 – Camaiore > Chiusdino (202 km) – MÉDIA MONTANHA

Sexta, 12.03.2021

Etapa 3 – Monticiano > Gualdo Tadino (219 km) – MÉDIA MONTANHA

Sábado, 13.03.2021

Etapa 4 – Terni > Prati di Tivo (148 km) – ALTA MONTANHA – Etapa Rainha com chegada ao alto

Domingo, 14.03.2021

Etapa 5 – Castellalto > Castelfidardo (205 km) – MÉDIA MONTANHA

Segunda, 15.03.2021

Etapa 6 – Castelraimondo > Lido di Fermo (169 km) – PLANA

Terça, 16.03.2021

Etapa 7 – San Benedetto del Tronto > San Benedetto del Tronto (10,1 km) – CONTRA-RELÓGIO INDIVIDUAL (ITT)

Instagram