Depois de ganhar a primeira etapa do UAE Tour, com uma martelada no pelotão e precisar abandonar a competição no dia seguinte por conta de um caso de Covid-19 na equipe, Mathieu van der Poel mais uma vez deixou o mundo do ciclismo boquiaberto com outra performance destruidora. Desta vez na Strade Bianche. É a primeira vez que um holandês ganha esta corrida. Após a vitória, van der Poel disse que esta era a única prova (do calendário do ciclismo de estrada) que ele realmente tinha o desejo de ganhar (veja vídeo abaixo em inglês).

Com um ataque avassalador na íngrime Via Santa Caterina, há 200 metros da chegada na Plaza del Campo, van der Poel mostrou mais uma vez que só pode ser de outro planeta. Deixou o Campeão do Mundo, o francês Julian Alaphilippe e o colombiano Bernal para trás, ganhando de maneira inquestionável esta que é tida como a 6ª Monumento.

Em entrevista, Alaphilippe disse que MVDP estava mais forte hoje. Destaque ainda para o colombiano Egan Bernal que fechou o pódio, mesmo não sendo as corridas de um dia, a sua especialidade. Ele mesmo disse que se disse surpreso com o pódio. Mas se você viu a entrevista do Nicolas Sessler no BikeBlz, sabe que o Bernal era um dos cotados vencer e de quebra, Sessler ainda acertou o vencedor.

Chantal van den Broek-Blaak ganha no feminino

No feminino, a holandesa e ex-Campeã do Mundo, Chantal van den Broek-Blaak, ganhou também com um ataque na Via Santa Caterina, em cima da campeã italiana Elisa Longo Borghini, após ficar os últimos quilômetros completamente de roda. Ganhou, mas achei feio. Fechando o pódio no feminino, a campeã do mundo Anna van der Breggen e Annemiek van Vleuten que vibrou ao cruzar a linha na quarta colocação.

Saiba todos os detalhes da corrida acompanhando o RACEDAY abaixo, com tweets, fotos e imagens do decorrer das provas.

Sobre a corrida

Neste sábado (6) acontece a chamada ‘6ª Monumento’. Pelas estrada da Toscana, a Strade Bianche apesar de não ser oficialmente uma Monumento rapidamente se tornou uma corrida que atraía atenção dos fãs do ciclismo. Desde que foi criada, em 2007, a Strade Bianche tornou-se famosa por suas brancas estradas de cascalho, dando a prova uma característica única. A previsão do tempo para o sábado é de chuva na região. A corrida alcançou o status de WorldTour em 2017 e ano passado, por conta da pandemia, foi realizada durante o verão europeu (1º Agosto), voltando agora ao seu calendário normal, próximo ao início da primavera, no começo de março.

Desde 2015, existe também a prova feminina, a Strade Bianche Donne, servindo como evento de abertura do calendário feminino da WWT. Com saída e chegada em Siena, a prova acontece no mesmo dia da prova masculina, nas mesmas estradas mas com uma distância menor. Este ano a prova masculina terá 184km e a feminina 136km.

Peter Sagan deve estrear na temporada nesta prova

Sempre no centro das atenções por fãs e imprensa, Peter Sagan deve ter presença confirmada na prova, mas não se sabe como estará seu condicionamento, após testar positivo para Covid-19.

Percurso e destaques WT Masculino (184 km)

O percurso da Strade Bianche é sempre duro e imprevisível, já temos a presença confirmada de  Tadej Pogacar, o vencedor do ano passado Wout van Aert, Jakob Fuglsang, Julian Alaphilippe, Mathieu van der Poel, Peter Sagan, Michael Woods, Soren Andersen, Davide Ballerini, dentre outros.

Ano passado, uma vitória inesquecível de Wout van Aert

Percurso e destaques WT Feminino (136 km)

No feminino, a campeão do ano passado, Annemiek van Vleuten estará presente, após sua participação na Omloop sem um bom resultado. Ellen van Dijk, Cecilie Uttrup Ludwig, Elisa Longo Borghini, Marianne Vos e a campeão do mundo Anna van der Breggen. Espera-se a participação da campeã mundial do cyclocross, Lucinda Brand.

Na edição 2020, vitória de Annemiek van Vleuten

Hastags da prova: #StradeBiancheBikeBlz


Onde assistir

Não haverá transmissão da ESPN. Você poderá acompanhar no GCN Race Pass (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês e italiano) e depois você instalando um VPN é possível ver no Brasil ou no Tiz Cycling.

Prova Feminina: Horário local: 12:30h / Brasília 8:30h

Prova Masculina: Horário local: 13:50h / Brasília 9:50h


Start list

Nomes confirmados WT Masculina: Tadej Pogacar, o vencedor do ano passado Wout van Aert, Jakob Fuglsang, Julian Alaphilippe, Mathieu van der Poel, Peter Sagan, Michael Woods, Soren Andersen, Davide Ballerini Marco Haller entre outros. WT Feminina: Annemiek van Vleuten, Ellen van Dijk, Cecilie Uttrup Ludwig, Elisa Longo Borghini, Marianne Vos e a campeão do mundo Anna van der Breggen. Espera-se a participação da campeã mundial do cyclocross, Lucinda Brand, dentre outras.

Confira a lista completa dos atletas da WT MASCULINA e da WT FEMININA.


Velogames

A prova infelizmente não terá Velogames, mas já anote aí o código da Liga BikeBlz para a próxima corrida: #88568367

 


Acompanhe as corridas no BikeBlz e assine o Patreon para ajudar na produção do canal

 

 

 

Instagram