Quem segura Remco Evenepoel? O ciclista belga de apenas 20 anos da Deceuninck-QuickStep, conquistou neste domingo a sua primeira volta de uma semana no nível WorldTour, ao terminar vestido de amarelo no Tour da Polônia.

Essa vitória só vem confirmar o seu talento que impressiona a todos mais uma vez por seu desempenho, audácia e principalmente espírito esportivo. É impossível não imaginar o que ele pode conquistar daqui pra frente e o quanto o Ciclismo pode ganhar com isso. Alguns já cravam que ele pode superar até mesmo o imbatível Cannibal, Eddie Merckx! Tanto que já ganhou o apelido de ‘The Little Cannibal’, o Pequeno Canibal. Quem pode negar?

Respeito

A sua vitória na etapa 4 do Tour da Polônia e que contava 6 subidas de Categoria 1, impressionou o mundo do ciclismo pela forma como ele a transformou num passeio. Atacando ‘como um louco’, solo e ainda há 51 km pro final, ele cruzou a meta com quase 2 minutos de diferença pro 2º colocado, Jakob Fuglsang!

Ao homenagear naquele seu momento de glória o seu companheiro de equipe Fabio Jakobsen, que se recupera no hospital de um acidente terrível na 1ª Etapa, ele conseguiu num simples gesto, emocionar e se mostrar grande. Ao demonstrar que além de um talento promissor, carrega consigo uma das maiores virtudes do Ser Humano: a compaixão. #forzafabio

Biografia

Filho do ex-ciclista profissional Patrick Evenepoel, Remco iniciou sua carreira esportiva não no ciclismo, mas sim no futebol. Aos 5 anos ingressou no Anderlecht e quando tinha 11 anos mudou para a time de juniores do PSV Eindhoven, voltando ao Anderlecht aos 14 anos. Jogou quatro vezes pela seleção belga sub-15 e cinco vezes pela seleção belga sub-16. E após alguns contratempos e decepções, se mudou para o ciclismo em 2017, ganhando de cara o contra-relógio e a corrida do Campeonato Europeu Júnior de Ciclismo de Estrada no ano seguinte (2018)! A diferença entre ele e o segundo colocado na corrida foi de 9’44”! Pra coroar o seu ano de estreia, ele também se tornou Campeão Mundial Júnior e ficou em 2º no contra-relógio em Innsbruck.

Como tem acontecido no ciclismo ultimamente, dado o resultado de suas conquistas, ele saltou direto para o profissional, pulando a Sub-23 e sendo anunciado como a mais nova estrela da Deceuninck-QuickStep para a temporada 2019. E como um cometa, ganhou de cara o Tour da Bélgica na geral e na classificação por pontos e ainda a Clássica de San Sebastián e continuou acumulando recordes de cair o queixo. Na estranha temporada 2020, causada pela pandemia, ele seguiu ganhando e enfileirou a Vuelta a San Juan, a Volta ao Algarve, a Volta a Burgos e agora o Tour da Polônia! Remco acumula agora 14 vitórias como profissional.

Narração nordestina

Uma grande supresa para o BikeBlz nesse competição foi encontrar o Canal do Ciclismo no YouTube que faz resenhas maravilhosas com um sotaque nordestino e uma paixão pelo esporte que dá um ‘tempero’ todo especial. Os dois vídeos ilustrando essa matéria são do Canal do Ciclismo e você pode se deliciar com a prova incrível do Remco com esta carismática narração. Confira e aproveite. Sidney White aprovou!  

Foto capa: Luc Claessen/Getty Images

 

Instagram