O Tour de Suisse acontece em 8 etapas percorrendo os mais lindos cenários deste que é possivelmente um países mais bonitos (e caros) do mundo. E que em dois finais de semana de junho, junto com a Critérium du Dauphiné, são consideradas provas de preparação para o Tour de France, que começa duas semanas após o término do Tour de Suisse, no dia 26 de Junho. Desde 2011 o evento faz parte do UCI World Tour, o mais alto nível do ciclismo nas corridas profissionais.

A corrida foi realizada pela primeira vez em 1933 e evoluiu ao longo do tempo em duração e patrocínio. Como o Tour de France e o Dauphiné, o Tour de Suisse tem várias etapas com subidas de montanha significativas nos Alpes Suíços e este ano com dois contra-relógios individuais, o primeiro como prólogo. Vários vencedores do Tour de Suisse também ganharam o Tour de France, incluindo Eddy Merckx e Jan Ullrich. O vencedor mais recente é o colombiano Egan Bernal (Ineos-Grenadiers) que venceu pela primeira vez em 2019, dado que a edição de 2020 não aconteceu em função da pandemia de Covid-19.

Onde assistir o Tour de Suisse →


A volta de Tom Dumoulin 

Depois de seis meses longe do esporte, após anunciar que faria uma pausa no ciclismo profissional, Tom Dumoulin (Jumbo-Visma) está de volta às corridas nesta edição do Tour de Suisse, que começará com um contra-relógio de prólogo de 11 km, algo que sem dúvida despertará o interesse de Dumoulin e de todos que acompanham o esporte, para saber em que nível ele está, nesta que é a sua principal especialidade.

O ex-campeão mundial de contra-relógio passou por algumas temporadas decepcionantes, oscilando performances e algumas lesões. Em 2019 ele deixou a equipe Sunweb e se juntou à equipe holandesa Jumbo-Visma com a esperança de revigorar seu ciclismo. Depois de desempenhar um papel crucial no segundo lugar de Primož Roglič (Jumbo-Visma) no Tour de France 2020, parecia que ele estava se recuperando novamente. Mas em janeiro deste ano, poucos dias depois de ser incluído na escalação provisória do Tour de France da Jumbo-Visma, ele anunciou que faria uma pausa indefinida no ciclismo e admitiu estar lutando com as pressões do esporte.

Mathieu van der Poel de olho no Tour de France

Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) ainda não sabe onde está o nível da sua forma, mas o holandês está de volta ao asfalto depois da excelente campanha nas Clássicas belgas e também no Mountain Bike. O retorno acontece exatamente neste Tour de Suisse onde ele espera ter sinais mais claros em que nível está.

Suas ambições para o Tour de Suisse claramente não são pela Classificação Geral e ele sabe que vai lutar por vitórias em etapas.

Eu realmente não tenho um objetivo aqui no Tour de Suisse. Eu nem vi o roadbook ainda! Mas será a mesma história do Tour de France. Vou ver quais as etapas que mais me convêm e vou tentar ir e vencê-las.

Mathieu van der Poel
em vídeo divulgado pela equipe

Onde assistir o Tour de Suisse →


PERCURSO TOUR DE SUISSE 2021

Domingo, 06.06.2021

ETAPA 1 – PRÓLOGO – CONTRA-RELÓGIO INDIVIDUAL

Frauenfeld > Frauenfeld (11 Km)

O contra-relógio em torno de Frauenfeld promete pura emoção. O prólogo do Tour de Suisse 2021 atravessa a cidade de 25.000 habitantes desafiando os ciclistas com suas curvas técnicas. Apenas os melhores contra-relógistas conseguirão subir ao pódio.


Segunda, 07.06.2021

ETAPA 2 – MÉDIA MONTANHA (2392 m)

Neuhausen am Rheinfall > Lachen (178 Km)

A segunda etapa começa na maior cachoeira da Europa. É a primeira vez que Neuhausen am Rheinfall é um palco do Tour de Suisse. Até o momento, o cenário impressionante só foi contornado pelo pelotão, mais recentemente em 2011


Terça, 08.06.2021

ETAPA 3 – PLANO

Lachen > Pfaffnau (182 Km)

Na terça-feira, o TdS retorna à região de Einsiedeln-Ybrig-Zürichsee. Um final emocionante e atraente aguarda os ciclistas em Lachen. A bela localização no Lago de Zurique oferece o ponto de partida ideal para atividades e recreação – não apenas para os atletas, que partirão no dia seguinte do porto no calçadão do lago até o Mittelland.


Quarta, 09.06.2021

ETAPA 4 – MÉDIA MONTANHA (1940 m)

Sankt Urban > Gstaad (171 Km)

O início da 4ª etapa do Tour de Suisse 2021 acontecerá em St. Urban. O pelotão começará em frente ao mosteiro barroco de St. Urban, do século 18, e seguirá em direção ao oeste da Suíça. Isso marca o fim do percurso pelo interior de Lucerna.

Quinta, 10.06.2021

ETAPA 5 – ALTA MONTANHA (1940 m)

Gstaad > Leukerbad (175 Km)

Gstaad será o ponto de chegada  da Etapa 4 e o ponto de partida da Etapa 5, antes que os ciclistas cheguem ao final do estágio 4 no campo de aviação de Gstaad, o Simental e a subida para Saanenmöser os aguardam. Já em 2018 foi demonstrado o quão emocionante pode ser este final, quando a corrida só foi decidida nos últimos metros. O sinal de partida será dado no pitoresco centro de Gstaad, enquanto o Tour segue em direção a Leukerbad.

A subida de 17 km do vale do Ródano até Leukerbad oferece todos os ingredientes para um empolgante final na montanha da etapa 5. No sopé do Passo Gemmi a 1.441 m, o final da etapa é em um vale lateral a oeste da linha ferroviária de Lötschberg. Leukerbad tem uma vasta experiência em sediar grandes eventos esportivos, incluindo as chegadas do Tour de Suisse em 2018 e 2019.


Sexta, 11.06.2021

ETAPA 6 – ALTA MONTANHA (2715 m)

Andermatt > Disentis Sedrun (128,5 Km)

A região de férias de Andermatt compreende seis municípios: Andermatt, Hospental, Realp, Göschenen, Wassen e Gurtnellen. Andermatt fica no Vale Ursern a 1.444 metros acima do nível do mar e sua população é aproximadamente a mesma.


Sábado, 12.06.2021

ETAPA 7 – CONTRA-RELÓGIO INDIVIDUAL

Disentis – Sedrun > Andermatt  (23,2 Km)

A alta região alpina ao redor de Disentis Sedrun, com seus impressionantes passes alpinos, oferece ótimas condições para rotas desafiadoras e desempenhos esportivos de alto nível. Como destaque, ciclistas e espectadores podem desfrutar do espetáculo único da corrida ao longo do Reno.


Domingo, 13.06.2021

ETAPA 8 – ALTA MONTANHA (3517 m) – ETAPA RAINHA

Andermatt > Andermatt (160 Km)

A região de férias de Andermatt compreende seis municípios: Andermatt, Hospental, Realp, Göschenen, Wassen e Gurtnellen. Andermatt fica no Vale Ursern a 1.444 metros acima do nível do mar e sua população é aproximadamente a mesma. A mobilidade em torno do Maciço Gotthard pode ser demonstrada de forma excelente pela história do Vale Ursern: A localização central no meio dos desfiladeiros alpinos é bem conhecida e ativamente usada desde os tempos romanos. Historicamente, a viagem de norte a sul sempre foi melhor administrada por meio do Gotardo, com apenas uma passagem na montanha para cruzar, com 2.106 m com 13 quilômetros e gradiente médio de 6,8%. O Gotthard, uma passagem lendária que separou o norte do sul por milhares de anos. Este ano, devido à nevasca, o Tour de Suisse não passará por cima do Tremola, mas sim pela estrada principal completamente fechada.

Hastags da prova: #tourdesuisse, #tds2021, #tds, #BikeBlz


Pela primeira vez um pelotão feminino no Tour de Suisse

Pela primeira vez acontecerá uma edição feminina do Tour de Suisse, também com partida em Frauenfeld que é uma região conhecida por sua paixão pelo ciclismo, mas a corrida terá apenas duas etapas. :-/


Sábado, 05.06.2021

ETAPA 1 – MÉDIA MONTANHA (1367 M)

Frauenfeld > Frauenfeld (115 Km)


Domingo, 06.06.2021

ETAPA 2 – PLANO

Frauenfeld > Frauenfeld (98 Km)

Tour de Junimba

Em 2020 eu estive na Suíça e tive como um dos objetivos principais escalar o Furka Pass (2429 km) com minha bike, os outros eram o de aprender e ver de perto a cultura Suíça. ‘Como vivem, como se alimentam’. São tão perfeitos que dão até raiva. E documentei tudo para nesta divertida ‘personal serie’ que chamei de Tour de Junimba. Confira, divirta-se e inspire seus pedais!


Onde assistir

ESPN 2/ESPN Watch, GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling, Twitch NaFuga

Horário local: 15:20h / Brasília: 10:20h


Start list

Nomes confirmados: Benoit Cosnefroy, Bob Jungles (AG2R-Citroen), Christophe Laporte (Cofidis), Maximilian Schachmann, Maciej Bodnar, Marcus Burghardt (Bora-hansgrohe), Wout Poels, Gino Mäder (Bahrain Victorious), Rigoberto Urán, Magnus Cort (EF-Nippo), Tim Declercq, Julian Alaphilippe, José Álvaro Hodeg (Deceuninck Quickstep), Rui Costa, Marc Hirschi, David de la Cruz, Juan Molano (UAE), Jakob Fuglsang, Omar Fraile, Manuele Boaro (Astana), Stefan Küng (Groupama -FDJ), Mike Teunissen, Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), Richard Carapaz, Rohan Dennis, Pavel Sivakov, Sebastian Henao, Luke Rowe (Ineos Grenadiers), Danny van Poppel (Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux), John Degenkolb (Lotto Soudal), Marc Soler, Iván Garcia Cortina (Movistar), Davide Cimolai (Israel Startup Nation), Michael Mattews, Esteban Chaves, Jack Bauer (Bike Exchange), Silvan Dillier, Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), Tiesj Benoot, Søren Kragh Andersen (DSM), Domenico Pozzovivo, Sergio Henao (Qhubeka ASSOS), Pierre Latour, Edvald Boasson Hagen (Total Direct Energie), Edward Theuns, Quinn Simmons e outros.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A prova terá Velogames e você tem até este domingo (6) às 8h para montar o seu time e participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. Não perca! O código da nossa liga é #88568367.

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #, , #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Onde assistir o Tour de Suisse →


[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram