Neste sábado (26) começa a Vuelta a Espanha. A corrida mais imprevisível do calendário do ciclismo profissional. Dura e com o sol a pino, pega todo mundo já cansado pelas corridas da temporada. Então, para você não perder nada, confira agora aqui no BikeBlz tudo o que você precisa saber para acompanhar essa fascinante corrida, cheia de histórias épicas e momentos inesquecíveis.

O vencedor do Tour de France Jonas Vingegaard (Jiumbo-Visma), junto com o seu companheiro de equipe Primoz Roglic quer manter o vencedor do ano passado e Campeão Mundial de Contrarrelógio, Remco Evenepoel (Soudal-Quickstep), sob controle na Vuelta a Espanha, que larga em Barcelona com chegada em Madrid no dia 17 de setembro após 3.156,5 km de corrida. As etapas este ano também passarão por Andorra e França. Confira abaixo todas as etapas da Vuelta e fique sempre ligado aqui no BikeBlz para não perder nada.

Onde assistir a Vuelta a España →

PERCURSO 2023

Sábado, 26.08.2023

ETAPA 1

Barcelona > Barcelona

14,8 km/Team Time-Trial

O contra-relógio por equipes é, mais uma vez, a primeira etapa da La Vuelta, mas desta vez com um percurso um pouco mais curto. O seu contorno irá mostrar alguns dos locais mais emblemáticos do centro da cidade de Barcelona. Embora técnico, não se espera que faça muita diferença entre as equipes líderes.

Domingo, 27.08.2023

ETAPA 2

Mataró > Barcelona

182 km / Média montanha (2668 m)

Esta etapa de meia montanha apresenta uma subida de 2ª categoria e uma de 3ª categoria, ambas podendo resultar em fuga. Entretanto, as equipas que contêm os pilotos mais rápidos não deverão ter problemas em lidar com o sprint. A subida do Montjuic pode afetar os velocistas se ocorrer a uma velocidade exigente. A chegada também pode estar em jogo se alguém fizer um movimento.

Segunda, 28.08.2023

ETAPA 3

Súria > Arinsal. Andorra

158,5 km / Alta montanha (3472 m)

A primeira etapa de montanha da edição. A entrada em Andorra é marcada por um território em declive ascendente, primeiro em direção a Canillo e depois em direção a Coll d’Ordino. A subida final até Arinsal pode marcar as primeiras diferenças entre os pilotos na classificação geral, sobretudo se algum deles não chegar em óptimas condições após os primeiros dias de competição.

Terça, 29.08.2023

ETAPA 4

Andorra la Vella.Andorra > Tarragona

185 km / Média montanha (1822 m)

Esta etapa, presumivelmente, terminará em um sprint. Ao longo do percurso, existirão dois passos de montanha de 3ª categoria, localizados logo no final da etapa. Estas não devem representar muitos problemas para os velocistas, pois são subidas relativamente fáceis, longe da linha de chegada.

Quarta, 30.08.2023

ETAPA 5

Morella > Burriana

186,5 km / Média montanha (2395 m)

Um sprint final é esperado nesta fase. O único desafio de montanha do dia acontecerá a 50 quilômetros da linha de chegada. Embora as fugas sejam possíveis, elas podem não ocorrer necessariamente na primeira semana de corrida. Os pilotos ainda terão quase toda a energia e os velocistas vão querer aproveitar ao máximo este tempo antes que a corrida se torne muito mais difícil.

Quinta, 31.08.2023

ETAPA 6

La Vall d’Uixó > Pico del Buitre. Observatorio Astrofísico de Javalambre

183,5 km / Alta montanha (4013 m)

A subida ao Observatório Astrofísico de Javalambre torna-se mais difícil nas suas subidas finais, como se viu na primeira vez que lá terminamos uma etapa, em 2019. Sem dúvida, esta etapa poderá muito bem marcar as primeiras diferenças notáveis na classificação geral.

Sexta, 01.09.2023

ETAPA 7

Utiel > Oliva

201 km / Plano

Uma etapa plana que deverá terminar em uma corrida em massa até a linha de chegada. Em teoria, é um dia fácil para o pelotão. As equipas velocistas trabalharão arduamente para obter a vitória enquanto os pilotos da classificação geral poderão fazer uma pausa depois de um dia muito exigente, pouco antes de mais uma etapa que colocará à prova as suas capacidades.

Sábado, 02.09.2023

ETAPA 8

Dénia > Xorret de Catí. Costa Blanca Interior

165 km / Alta montanha (3619 m)

Etapa intensa com subida de 3ª categoria e subida de 1ª categoria. As equipas mais fortes terão de controlar a corrida, embora uma fuga vitoriosa não possa ser completamente descartada, pois muitos pilotos já terão perdido muito tempo. O piloto que conquistar as exigentes encostas do Xorret de Catí em primeiro lugar será o que tiver mais probabilidades de vencer.

Domingo, 03.09.2023

ETAPA 9

Cartagena > Collado de la Cruz de Caravaca

184,5 km / Média montanha (2981 m)

Este estágio sinuoso certamente causará fadiga. A subida do Alto de Caravaca de la Cruz consistirá numa ampla subida de 7,5 quilómetros onde apenas um grupo reduzido de cavaleiros poderá chegar junto. Terão subido anteriormente o Alto de la Perdiz, onde provavelmente se concretizará uma fuga.

Terça, 05.09.2023

ETAPA 10

Valladolid > Valladolid

25,8 km / Contrarrelógio individual

Contra-relógio individual com mais de 25 quilômetros, com apenas uma pequena inclinação no início. Os especialistas em contra-relógio terão uma vantagem potencial sobre os escaladores, pois o percurso é bastante descomplicado, do ponto de vista técnico, e ocorre principalmente em avenidas largas.

Quarta, 06.09.2023

ETAPA 11

Lerma > La Laguna Negra.Vinuesa

163,5 km / Plano com final em escalada

Os especialistas em fuga vão querer marcar esta etapa nos seus calendários, pois, se nenhum piloto que aspira a vencer a classificação geral conseguir controlá-la, uma fuga poderá potencialmente levar à vitória. Muitos dos pilotos já estão familiarizados com a subida de La Laguna Negra desde a sua estreia em 2020. Se algum dos líderes tiver dificuldades aqui, a sua classificação geral poderá ser prejudicada.

Quinta, 07.09.2023

ETAPA 12

Ólvega > Zaragoza

151 km / Plano

O vento pode fazer toda a diferença aqui. De facto, os escalões são frequentes sempre que La Vuelta se desloca a Saragoça. Se isso acontecer, será um dia perigoso para os pilotos que não lidam bem com este tipo de situação. A tensão dentro do pelotão resultará em alta velocidade, o que deverá resultar em uma corrida em massa até a linha de chegada.

Sexta, 08.09.2023

ETAPA 13

Formigal. Huesca la Magia > Col du Tourmalet

135 km / Alta montanha (4266 m)

Esta etapa estará marcada em vermelho para todos aqueles que aspiram à classificação geral. São mais de 4.000 metros de subidas que, embora curtas em distância, não oferecem um único quilômetro de descanso. Será exigente desde o início, com a subida do Portalet. Depois, as subidas do Col d’Aubisque, do Col de Spandelles e do Col de Tourmalet garantem um espetáculo que determinará quais pilotos serão excluídos e quais permanecerão na batalha pela classificação geral.

Sábado, 09.09.2023

ETAPA 14

Sauveterre-de-Béarn > Larra-Belagua

156,5 km / Alta montanha (4434 m)

Depois do cansaço do Tourmalet, os pilotos terão de enfrentar uma etapa de montanha muito exigente, com um final inédito que inclui duas subidas de categoria especial. Este é um dia favorável para uma fuga. Tal como na etapa anterior, a distância não é longa em termos de quilómetros, mas a velocidade aliada ao cansaço poderá tornar este dia muito difícil.

Domingo, 10.09.2023

ETAPA 15

Pamplona > Lekunberri

158,5 km / Média montanha (2494 m)

A etapa final da segunda semana é mais um dia favorável para uma fuga vitoriosa. O percurso inclui uma primeira subida de 3ª categoria e uma subida dupla de Zuarrarrate, também uma subida de 3ª categoria. A subida final ocorre a apenas 8 quilómetros da linha de chegada, o que significa que pode muito bem determinar quem vence a etapa.

Terça, 12.09.2023

ETAPA 16

Liencres Playa > Bejes

120,5 km / Plano com final em escalada

Um dia de poucos quilómetros que promete proporcionar um final espectacular. A chegada a Bejes é muito explosiva. A subida de 2ª categoria tem apenas 5 quilômetros de extensão, mas inclui rampas de até 14%. As diferenças em relação à classificação geral serão mínimas, mas a final será muito divertida para os espectadores.

Quarta, 13.09.2023

ETAPA 17

Ribadesella / Ribeseya > Altu de L’Angliru

124,5 km / Alta montanha (3263 m)

Esta etapa será decisiva para o resultado final da corrida. Os pilotos enfrentarão duas subidas de 1ª categoria, o Cordal e o Colladiella, antes de chegarem às temidas encostas de Angliru. Hoje possivelmente proporcionará outra oportunidade de fuga. Os homens da classificação geral vão esperar até as rampas finais para realmente irem para a batalha. Aquele que emergir como líder aqui estará um passo mais próximo da vitória final.

Quinta, 14.09.2023

ETAPA 18

Pola de Allande > La Cruz de Linares

179 km / Alta montanha (4627 m)

Cruz de Linares é mais um passo de montanha inédito da La Vuelta 2023. Nesta ocasião, porém, haverá duas subidas. É um novo e difícil passo de montanha que poderá surpreender alguns dos pilotos, sobretudo tendo em conta o cansaço após a chegada a Angliru. As equipes que se sentem fortes o suficiente podem planejar estratégias para tirar o líder do primeiro lugar.

Sexta, 15.09.2023

ETAPA 19

La Bañeza > Íscar

177,5 km / Plano

Etapa plana com provável sprint até a linha de chegada e a penúltima oportunidade para os pilotos mais rápidos do pelotão obterem uma vitória na etapa. O vento, caso apareça, poderá ser a única complicação para desafiar os pilotos, que sem dúvida estarão extremamente cansados a esta altura.

Sábado, 16.09.2023

ETAPA 20

Manzanares El Real > Guadarrama

208 km / Média montanha (4362 m)

Com 208 quilómetros de extensão e apenas um dia antes da grande final, esta é a etapa mais longa da La Vuelta. O percurso não apresenta subidas particularmente desafiantes, mas incluirá mais de 4.000 metros de pistas distribuídas por 10 subidas de 3ª categoria. O terreno é sinuoso e louco, permitindo pouco ou nenhum tempo para relaxar. Nem mesmo na descida.

Domingo, 17.09.2023

ETAPA 21

Hipódromo de la Zarzuela > Madrid. Paisaje de la Luz

101,5 km / Plano

O pelotão percorrerá mais uma vez o centro de Madrid, num circuito urbano que muitos dos pilotos já conhecem. Do ponto de vista esportivo, a etapa não é complicada. Tem um sprint final esperado e será um dia de celebração para os vencedores da corrida.

Conheça as camisas


Onde assistir a Vuelta a Espanha?

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

RTVE

A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Nada que um VPN no navegador não resolva.

Eurosport/GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Vuelta a Espanha tem também o seu Velogames e é sempre muito disputado, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

 Monte agora o seu time e divirta-se


Roadbook

Para acompanhar todos os detalhes da prova, aproveite e baixe também o RoadBook com todas as informações para você não perder nada.
→ Baixe o Roadbook 


Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.

Hastags da prova: #LaVuelta23#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA A ESPANHA 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram