A etapa rainha do Tour de France Femmes avec Zwift 2023 viu uma batalha total pelos cumes dos Pirinéus. Annemiek van Vleuten (Movistar) já bateu o martelo no Col d’Aspin, para tentar desgastar as rivais, mas não conseguiu repetir o show de uma mulher do ano passado, com Kasia Niewiadoma (Canyon//Sram) jogando tudo o que tinha nesta luta, antes de Demi Vollering (SD Worx) surgir na icônica ascensão do Tourmalet. Através da neblina, a estrela holandesa percorreu sozinha os últimos 5 quilómetros para abrir desníveis significativos na linha: 1’58’’ para Niewiadoma e 2’34’’ para Van Vleuten. Vollering também levou o Maillot Jaune na véspera do encerramento do ITT em Pau.

→ Tudo sobre o Tour de France Femmes

Os cumes mais altos do Tour de France Femmes avec Zwift 2023 estavam à frente das 130 atletas que largam de Lannemezan e contou com o abandono de Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek) e Veronica Ewers (EF Education–Tibco–SVB por problemas físicos. E muitas ciclistas se inspiraram na enxurrada de ataques a caminho da primeira subida do dia, até o Col d’Aspin. Com média de 41,6 km/h até o km 48, Margot Pompanon (St Michel-Mavic-Auber93) e Susanne Andersen (Uno X) foram as últimas atacantes a serem derrubadas logo no início da subida.

Largada da etapa rainha do Tour de France Femmes

Van Vleuten abre a batalha

A Movistar de Annemiek van Vleuten imediatamente estabeleceu um ritmo forte que desgastou o pelotão. E a vencedora do Tour 2022 bateu o martelo com 5 km para chegar ao cume da subida de cat-1 até o Col d’Aspin (12 km a 6,5%). Apenas Demi Vollering (SD Worx) e Kasia Niewiadoma (Canyon // Sram) puderam acompanhá-la. No cume, Lotte Kopecky, Marlen Reusser (SD Worx), Ashleigh Moolman Pasio (AG Insurance-Soudal Quick-Step), Juliette Labous (DSM-Firmenich), Cecilie Uttrup Ludwig, Marta Cavalli (FDJ-Suez), Ane Santesteban ( Jayco-AlUla), Amanda Spratt (Lidl-Trek) estavam atrás por 45”.

Niewiadoma acelerou na descida em direção à subida final do dia. Vollering e Van Vleuten se entreolham. Elas acabam sendo pegas pelas perseguidores, enquanto Niewiadoma continuou pressionando. Encarou a subida HC ao Col du Tourmalet com vantagem de 45’’.

Kasia Niewiadoma foi eleita a mais combativa do dia e conquistou a Camisa de Bolinhas

Vollering voa através da névoa

Com Reusser a ditar o ritmo, a diferença caiu para 5” a 12km do fim. Mas a potência Suíça terminou o seu trabalho e a diferença aumentou novamente, até 35” nos últimos 10 km. Labous tentou atacar várias vezes. Vollering, Van Vleuten, Moolman Pasio e Kopecky igualaram seus movimentos.Vollering finalmente atacou com 5,5 km para o final. E ninguém pôde reagir. Niewiadoma foi apanhada 500 metros depois e o avançado da Polich não conseguiu acompanhar o ritmo definido pela alpinista holandesa.

Através da névoa, Vollering nunca olhou para trás. E ela comemorou um sucesso icônico com lacunas significativas: 1’58” para Niewiadoma, 2’34” para Van Vleuten, 2’43” para Moolman Pasio, 2’46” para Labous e 3’32” para Kopecky, que entregou o seu Maillot Jaune para Vollering na véspera da final do ITT em Pau.

Na equipe, dissemos: ‘Não vamos falar de segundos, vamos fazer minutos’. Eu queria levar o máximo de tempo possível e estou feliz por ter feito isso pelo meu time. Elas ficavam dizendo: ‘Você vai esclarecer as coisas no Tourmalet.’ Mas eu disse a elas, uma coisa é dizer isso, mas eu preciso fazer isso, e eu estava um pouco nervosa. Eu sei que elas disseram isso porque elas realmente acreditam em mim e isso me dá muito para força. Eu disse a Annemiek [van Vleuten] que não cabia a mim puxar com ela, porque eu tinha companheiras de equipe atrás, e se as meninas queriam largar Lotte [Kopecky], então cabia a elas. Em um ponto, eu senti e simplesmente fui. Com a névoa, eu sabia que se abrisse uma brecha rapidamente, então elas não seriam capazes de me ver. Eu fui a todo vapor e nunca olhei para trás. Quando cruzei a linha, eu estava apenas feliz por ter acabado, por eu ter feito acontecer.” – Demi Vollering

O sofrimento da chegada de Vollering

→ Onde assistir ao Tour de France Femmes 2023?

Fonte: Tour de France Femmes
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez

Hastags da prova: #TDFF2023#BikeBlz


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 30.07.2023

ETAPA 8

PAU > PAU
22,6 km / Contrarrelógio individual


Velogames

O Tour de France Femmes claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

 Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram