A primeira etapa alpina da Critérium du Dauphiné 2022 trouxe uma batalha total nas montanhas até que Carlos Verona (Movistar) conquistou a vitória em Vaujany e Primoz Roglic (Jumbo-Visma) com a Camisa Amarela. O escalador espanhol foi o mais forte de um grupo impressionante que partiu na primeira subida do dia, o poderoso Col du Galibier. Manteve uma diferença de 13’’ para Roglic, que terminou em 2º da etapa à frente do seu companheiro de equipe Jonas Vingegaard. Wout van Aert ficou para trás na subida do Col de la Croix-de-Fer, mas a Jumbo-Visma ainda quebrou a subida final do dia e dominou a Classificação Geral antes da etapa final: Roglic é o novo líder, 44” à frente de Vingegaard. Ben O’Connor (AG2R Citroën) é o seu primeiro adversário, com uma diferença de 1’24”.

Etapa 7 – Destaques

A corrida começou nos Alpes com 138 pilotos (3 não participantes: Meeus, Froome, Groenewegen) e inúmeros candidatos à fuga. Com uma largada em subida que levava ao Col du Galibier (subida HC, cume no km 26,5), os ataques voavam para a esquerda e para a direita, com Pierre Rolland (B&B Hotels-KTM) entre os ciclistas mais ativos para defender sua Camisa de Bolinhas.

Uma separação massiva

O escalador Francês foi o primeiro lá em cima, ao lado de Matteo Fabbro (Bora-Hansgrohe). Os perseguidores estavam por toda parte, e 16 deles preenchem a lacuna na descida em direção a Saint-Michel-de-Maurienne: Andrey Amador (Ineos Grenadiers), Luis Leon Sanchez (Bahrain Victorious), Gregor Muhlberger, Carlos Verona (Movistar), Bruno Armirail (Groupama-FDJ), Omer Goldstein (Israel Premier Tech), Dries Devenyns (Quick-Step Alpha Vinyl), Andres Ardila (UAE Team Emirates), Kenny Elissonde, Toms Skujins, Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), Victor Lafay (Cofidis), Simon Guglielmi (Arkea-Samsic), Laurens Huys (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), Mark Donovan, Kevin Vermaerke (Team DSM).

Jumbo-Visma conduzia o grupo e a diferença aumentava para 2’30’’ no vale que levava à segunda subida HC do dia, em direção ao Col de La-Croix-de-Fer. Mark Donovan atacou nas primeiras encostas. Nos últimos 50km da etapa, ele tinha 30’’ de vantagem para seus perseguidores, e de 3’30’’ para o pelotão. Luis Leon Sanchez liderava a Classificação Virtual, pois estava atrás por 2’47’’ no GC no início do dia.

Van Aert é descartado à medida que a pressão aumenta em La-Croix-de-Fer

No meio da subida de 29km, a diferença entre Donovan e os seus perseguidores era de 1’05’’ e pro pelotão de 4’05’’. Jasper Stuyven puxa a perseguição atrás de Donovan e Uno-X. Donovan é pego com 7 km de subida restantes, e a diferença para o grupo era de 2’50’’. Cinco ciclistas surgem na frente nos quilômetros finais da subida: Rolland, que leva os 15 pontos KOM no cume, Muhlberger, Verona, Lafay e Elissonde. No grupo, Groupama-FDJ e depois Bahrain Victorious aumentam a pressão e Wout van Aert fica para trás nos últimos 3km. Cattaneo também luta, e Primoz Roglic é o líder virtual ao chegar ao topo com uma diferença de 1’50” para a frente da corrida.

Vingegaard prepara o ataque de Roglic

Verona e Elissonde aceleram na descida, enquanto os retardatários retornam ao grupo de perseguição. Na parte inferior da subida final para Vaujany (5,7km a 7,2%), Guglielmi, Vermaerke, Skujins e Muhlberger estão 25’’ atrás da dupla líder e com 1’30’’ para o pelotão.

Verona imediatamente ataca e deixa Elissonde para trás. No grupo do GC, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) marca um ritmo brutal para Primoz Roglic, que ataca nos últimos 2km de subida. Verona pode sentir a pressão atrás dele, mas o espanhol mantém uma distância de 13’’ na linha. Vingegaard termina em 3º (+25’’), à frente de Ben O’Connor (AG2R Citroën, +27’’) e Tobias Halland Johannessen (Uno-X, +39’’).

Fotos: Aurélien Vialatte
Fonte: Tradução livre do release oficinal da prova


PRÓXIMA ETAPA

Etapa 8 – Alta montanha (3782 m)
Saint-Alban-Leysse > Plateau de Solaison (139 Km)

Não deixe a planimetria te enganar. Colombiere é um colosso e a montanha final, Solaison é tenebrosa. Foi lá que Froome e a Sky mataram as chances de Richie Porte vencer a Dauphiné em 2017. O caos total viu Fuglsang sair como campeão. Imperdível!

ImageImage

Bônus: A Etapa 8 de 2017 com chegada na mesma montanha. Vale a pena ver de novo Froome vs Porte e o CAAAAOS!


Onde assistir a Criterium du Dauphiné?

ESPN

ESPN/ESPN Watch é o canal oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo.

GCN+/Eurosport

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver algumas provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Em muitos casos, não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site que transmite todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que, além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.

TacoPapo BikeBlz

Você pode conferir quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), o nosso programa semanal com Junimba e Allan Almeida, trazendo o melhor das principais corridas, destaques e comentários de tudo ao redor do mundo do ciclismo. Sempre no velho e bom português. Confira o próximo!

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram, no Twitch, no Facebook e também no Spotify!

Hastags da prova: #Dauphiné, #TacoPapo, #BikeBlz


Onde assistir

ESPN/ESPN Watch com Renan do Couto e Celso Anderson (serviço de TV a cabo), Eurosport/GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling, Taco Papo, com Junimba e Allan Almeida, quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), contando tudo o que rolou no Twitter, Twitch, Facebook e Youtube do BikeBlz.

Acompanhe os horários da corrida no nosso #RACEDAY, todo dia às 7h no nosso feed do Twiiter.


Start list

Confira aqui os ciclistas confirmados na corrida.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Critérium du Dauphiné tem Velogames e você pode participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. O código da nossa Liga é #13044627. Não perca!
Monte agora o seu time e divirta-se →

Foto: LaPresse


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

 

Instagram