No dia da mentira, em 1º de abril eu brinquei retuitando um post da Road.cc dizendo que o Tour de France iria ser todo realizado no Zwift este ano. Estávamos ainda no início da pandemia e ninguém sabia ao certo quanto tempo isso ia durar. Era evidentemente uma brincadeira de mal gosto. Afinal como pensar num Tour de France sem os fãs? Sem os ciclistas? Sem aquelas lindas imagens aéreas?

Mas de lá pra cá? Olha só o que aconteceu?! O que parecia piada virou realidade e neste último final de semana, tivemos a realização histórica do primeiro Tour de France Virtual! Quem poderia imaginar? Sinal dos tempos (de pandemia).

Os pilotos confirmados do comunicado de imprensa da Zwift incluíoram os três últimos vencedores do TDF (Chris Froome, Geraint Thomas, Egan Bernal), além de Greg Van Avermaet, Mathieu Van der Poel e outros profissionais de destaque na corrida masculina. Marianne Vos, Chloé Dygert Owen, Kirsten Wild e Anna Van der Breggen estão entre os grandes nomes confirmados para a corrida feminina, mas muitos ainda não apareceram nesse primeiro final de semana e devem pintar nas próximas etapas. O que de alguma forma, não cria a possibilidade realmente de competir como no Tour de France real, onde é necessário participar de todas as etapas para ser o vencedor.

De qualquer forma, para os tempos sombrios e sem provas que vivemos, confesso que até me diverti um pouco fazendo a ‘cobertura’ do evento. E não é preciso dizer que as corridas virtuais, são claro, significativamente diferentes das reais, mas não pense que os ciclistas não suaram para ganhar a prova. O esforço no rolo foi duro.

Imagem
April Tacey vencedora da 1ª Etapa do Tour de France Virtual

A primeira etapa da prova feminina teve a vitória atleta de apenas 19 anos da Drop Cycling, a inglesa April Tacey e no sprint.

E no masculino, a vitória foi do ciclista da NTT Pro Cycling, Ryan Gibbons, também no sprint final compacto. Não tenho dúvida que os dois fizeram história. A jovem April Tacey comentou depois em entrevista a Cycling Weekly que ‘É muito estranho’ sua melhor vitória da carreira acontecer sem ela nem mesmo precisar sair de casa. Preciso concordar…é muito estranho mesmo, mas vitória é vitória, seja ela onde for.

Ryan Gibbons vencedor masculino da 1ª etapa do Tour de France Virtual

Já na etapa de domingo, na 2ª Etapa, a americana Lauren Stephens levou no feminino, cruzando em primeiro em cima da linha e o francês Julien Bernard da Trek Segafredo chegou em primeiro numa vitória apertada! 😀

Abaixo você confere o calendário das 6 etapas de prova do Tour de France Virtual que acaba, assim como no mundo real, no circuito da Champs-Elysées em Paris em 19 de Agosto e o Tour de France REAL 2020, começa no dia 29 até 20 de Setembro se a pandemia deixar.

#TDF Virtual

Sábado 4 Julho
Etapa 1 – Nice, 36.4 km (4 x 9.1 km, etapa montanhosa)
Watopia Hilly Route

Sunday 5 Julho
Etapa 2: Nice, 29.5 km (682 m de ascensão, etapa de montanha)
Watopia Mountain Route

Sábado 11th Julho
Etapa 3: Norte-Oeste França, 48 km (2 x 24 km voltas, etapa plana)
France R.G.V. Route

Domingo 12 Julho
Etapa 4: Sul-Leste França, 45.8 km (2 x 22.9 km voltas, etapa montanhosa)  France Casse-Pattes Route

Sábado 18 Julho
Etapa 5: Mont Ventoux, 22.8 km (final na Chalet-Reynard, Etapa Rainha)
France La Reine Route

Domingo 19 Julho
Etapa 6: Paris Champs-Elysées, 42.8 km (6 voltas no circuito)
Paris Champs-Elysées Route

Allez LeTour!

Instagram