Pedalar requer alguns sacrifícios. Um deles é acordar cedo. E esse pedal foi um desses. Fiz no finalzinho de 2018 com o pessoal da Ride Club. Fomos para a Serra do Piloto que fica no município de Mangaratiba, na chamada Costa Verde do Rio de Janeiro.

A Serra do Piloto teve um importante papel na economia do Brasil colonial e até meados do século XIX, quando era ponto de passagem de escravos e café que iam do Vale do Paraíba para o litoral, por meio da antiga Estrada Imperial, a primeira via de rodagem do Brasil, datada de 1856.

Além dos prédios históricos com arquitetura preservada e da natureza praticamente intocada, tem no ecoturismo sua grande vocação. Para quem busca aventura, diversão e natureza, a Serra do Piloto é o destino certo!

Ao longo de 40 km de extensão, a estrada oferece uma bela vista para a Baía de Mangaratiba, o que atrai bastante turistas e ciclistas em busca de trilhas, asfalto, subidas, esportes de aventura e conta ainda com cachoeiras como a Cachoeira dos Escravos e as ruínas de São João Marcos.

A Ride Club é o meu Clube de Ciclismo no Rio, coordenada pelo Professor Nuno Lopes e que sempre faço questão de destacar o trabalho e a beleza desse grupo. A galera é 10!

Instagram