Já virou tradição: mais uma etapa foi vencida pela fuga e por um ciclista estreante em vitórias no Giro d’Italia. Desta vez foi Alberto Bettiol da EF Nippo, campeão do Tour de Flanders 2019, quem comemorou em Stradella. Bettiol que tem desempenhado muito bem neste Giro trabalhando para Hugh Carthy (EF Nippo), hoje teve liberdade para ir atrás da vitória na etapa e continuar a boa participação da equipe EF Nippo até aqui.

Etapa longa, plana e com final explosivo

No dia mais longo do Giro 2021, com 231 quilômetros, uma fuga de 24 atletas escapou depois de 30 quilômetros de prova e o pelotão, puxado somente pela Ineos deixou a vantagem da fuga abrir, chegando até 20 minutos. Com o abandono de muitos sprinters e o desinteresse de Peter Sagan (Bora-hansgrohe) e da Bora em disputar a chegada, o pelotão abriu mão de lutar pela etapa de hoje que ficou para a disputa entre vários fortes atletas que estavam na fuga.

O perfil acidentado dos 40 quilômetros finais lembrava muito provas clássicas como Tour de Flanders e Amstel Golden Race, por exemplo. O estilo de briga pela vitória e os atletas que tentaram a sorte também são os mesmos que costumam figurar entre os favoritos às clássicas de primavera. O primeiro a tentar foi Patrick Bevin (Israel StartUp Nation), mas o grupo reagiu e o capturou. Em seguida, Remi Cavagna (DQS) lançou um ataque no dia seguinte ao abandono de Remco Evenepoel (DQS), faria bem a equipe para garantir uma vitória e não sair de mãos vazias. O francês abriu vantagem mas Bettiol e Nicholas Roche (DSM) o perseguiam e na subida final, já há pouco mais de 10 quilômetros da chegada, Bettiol conseguiu largar Roche para trás, alcançar Cavagna que ‘quebrou’ logo em seguida e descer até a linha de chegada sozinho, mostrando que a forma física está excelente e conquistando uma merecida terceira vitória profissional. O italiano da EF de 27 anos soma, além de uma etapa no Giro, uma Monumento (Flanders) e um contrarrelógio na Etoile de Bessèges.

Peter Sagan praticamente assegurou a camisa Ciclamino chegando seguro no grupo e só precisa administrar para encerrar em Milão mais uma grande volta com a camisa de pontos. Já a Maglia Rosa segue em disputa e terá 3 dias de batalha pela frente em um final de semana que promete e muito.


PRÓXIMA ETAPA

Abbiategrasso > Alpe di Mera (Valsesia)
166 Km / ALTA MONTANHA (3378 m)

Outro teste para os contenders que lutam pela Classificação Geral (GC), mas esta etapa foi modificada na sequência dos trágicos acontecimentos do último domingo que envolveu o Teleférico de Mottarone e que resultou na morte de 14 pessoas. O novo percurso terá 166 km ao invés dos originais 175 Km e não mais escalará o Mottarone. A chegada ao topo continua sendo no Alpe di Mera (9,6 km à 9,1%) e Bernal e seu time terão um dia duro para proteger a Maglia Rosa. O Passo della Colma precede a subida final para fazer 2811 metros verticais de ganho de elevação.

Imagem

Tudo o que você precisa saber sobre Giro d’Italia →


Hastags da prova: #Giro#Giro104 #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Onde assistir o Giro d’Italia →


[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

 

Instagram