A notícia do dia é do Português mais falado do mundo em todo mês de maio há 3 temporadas: João Almeida (UAE) infelizmente testou positivo para Covid-19 após sentir dores de garganta à noite e portanto não largou para a 18ª Etapa do Giro 2022. Um abalo na Classificação Geral que viu Almeida estabelecer-se no quarto lugar depois da 17ª etapa, era líder absoluto da Camisa de Melhor Jovem e tinha chances realistas de pódio. Mais um infortúnio na jornada do Duro das Caldas mas que só aumenta a expectativa para sua possível estréia na Vuelta a Espanha ao fim do ano. João segue progredindo, apesar da má sorte. O veremos em breve, novamente.

A etapa de hoje foi o último respiro antes das três etapas finais, com dois dias nas montanhas e a crono em Verona. Era a última esperança dos sprinters e escapados que não são escaladores. Dos 156 quilômetros da etapa de hoje, 150 os atletas da fuga andaram escapados. O quarteto se formou logo nos seis quilômetros iniciais e rodaram juntos até o fim: Davide Gabburo (Bardiani), Dries de Bondt (Alpecin-Fenix), Edoardo Affini (Jumbo) e Magnus Cort Nielsen (EF-Easypost) juntaram-se na missão de perseguir e serem perseguidos. O clássico jogo de gato e rato do Ciclismo.

O pelotão tinha um dia curto porém intenso pela frente. Com a vitória na Camisa Ciclamino basicamente garantida por Arnaud Demare (FDJ), restava à outras equipes como Quickstep e UAE buscarem o final de prova para levarem os sprinters. Mas ambas as equipes estavam desfalcadas e a equipe do líder, Ineos-Grenadiers, também não tinha a preocupação de evitar que a fuga vencesse e assim, a vantagem do quarteto escapado começou a aumentar.

Nos últimos 30 quilômetros,  a vantagem era ainda de quase 3 minutos, algo próximo do limite para capturar. O pelotão começou a acelerar e isso gerou uma quebra no grupo, com Juan Pedro Lopez (Trek-Segafredo) que herdou a Camisa Branca de Almeida, ficando para trás e perdendo tempo, despencando um lugar na Classificação Geral.

Os quatro líderes revezavam de maneira muito forte e no pelotão alternavam-se ciclistas fortes na busca pela frente de prova, mas a vantagem resistia bravamente. Nos últimos 3 quilômetros, a vantagem ainda era de 20 segundos e o trecho sinuoso dificultava a perseguição. No pelotão, Jai Hindley (Bora) teve um problema mecânico e ficou para trás, mas como estava no fim da etapa, a regra dos 3 quilômetros evitou que ele perdesse tempo.

A vitória do dia foi disputada entre o quarteto de atletas e foi um sprint emocionante. Magnus Cort Nielsen entrou liderando e Affini saiu da roda dele para arrancar em segundo, Dries de Bondt desviou para a direita, abriu e ambos sustentaram até a chegada, mas o Belga da Alpecin tinha mais velocidade e cruzou em primeiro. A maior vitória da carreira e a terceira de sua equipe neste Giro. A Alpecin-Fenix é uma das equipes com melhor desempenho em grandes voltas de todo pelotão e mesmo competindo apenas pela segunda vez na história, já tem quatro vitórias no Giro d’Itália. Um sucesso absoluto.

Entre os líderes da Classificação Geral, nenhuma mudança significativa e provavelmente este é o último dia em que poderemos falar isso. A decisão do Giro começa e em breve saberemos quem será o Campeão, quem estará no pódio e quem volta pra casa de mãos vazias. Faltam 3 etapas!

Fotos: Alpozzi/D’Alberto/Ferrari/Paolone/LaPresse


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 27.05.22

Etapa 19 – Média montanha (3487 m)
MARANO LAGUNARE – SANTUARIO DI CASTELMONTE

178 Km

O PERCURSO
Uma etapa de montanha desafiadora, cruzando para a Eslovênia e terminando com um cume. Começando em Marano Lagunare, a rota atravessa as planícies até as colinas morenas ao redor de Fagagna e Majano. O percurso por etapas cruza Buja, chega aos Pré-Alpes Julianos, passa pela Grotte di Villanova (uma subida curta, mas intensa) e enfrenta o Passo di Tanamea. A rota entra na Eslovênia através da passagem de Uccea, levando diretamente a Kobarid (Caporetto). Aqui, o pelotão enfrentará o Monte Kolovrat, subindo quase 10% por 10 km (com gradientes diminuindo por um curto trecho na metade da subida). Depois de limpar o Passo Solarie, uma longa descida falsa leva de volta à Itália, serpenteando pela floresta. Começando em Cividale del Friuli, o pelotão enfrentará a subida final até o santuário de Castelmonte.

QUILÔMETROS FINAIS
A subida final é de aprox. 7 km de extensão, com um pequeno trecho de descida após 2,5 km. As inclinações mais acentuadas (até 13%) são encontradas no pé da subida e quando a estrada começa a subir novamente após a queda. A estrada é larga e bem pavimentada. A reta final é em estrada asfaltada.


Onde assistir ao Giro d’Itália?!

#TacoGiro BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro d’Italia em programas especias com participação da equipe do site.

Directv Go/Sky Brasil

Depois de quase duas décadas na ESPN, a transmissão oficial do Giro d’Italia para o Brasil, será feita este ano pelo novo canal de assinatura streaming Directv Go, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Horário da corrida

Horário local: 11:30h – 18h
Brasília: 6:30h – 13h

Start list

Confira a lista completa dos ciclistas aqui →


Velogames

Participe da nossa LIGA BikeBlz do Giro d’Itália no Velogames e venha se divertir com a gente com o melhor Fantasy Game de ciclismo. Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #Giro, #BikeBlz

Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.


Siga o BikeBlz no Youtube, Twitter, Instagram, Twitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram