Arnaud  Démare (FDJ) pode ser considerado um especialista das vitórias em photofinish no Giro. Como na quarta etapa de 2020, em que ele bateu Peter Sagan por milímetros na chegada, hoje se repetiu com Caleb Ewan (Lotto). O Francês que venceu pela primeira vez na temporada ontem, conquista a segunda vitória e abre vantagem na briga pela Camisa Ciclamino, já que Biniam Girmay (Intermarché) e Mark Cavendish (Quickstep) terminaram em quarto e terceiro, respectivamente.

Arnaud Démare se torna o francês com mais vitórias no Giro d’Italia, totalizando 7. É uma a mais que Jacques Anquetil e Bernard Hinault.

 

Um dia tranquilo pelo sul Italiano com final explosivo

Uma etapa de transição e longa. À parte de uma subida no começo do dia, o resto foi quase totalmente plano. Cenário perfeito para um fim em sprint. O pelotão sabia disso e não foram muitos os ciclistas que tentaram se aventurar na fuga. Diego Rosa (Eolo-Kometa) foi o único ciclista a largar o pelotão a mais de 170 quilômetros da meta e assim foi por todo o dia.

Um grupo perseguidor tentou alcançá-lo mas sem sucesso, pois o pelotão reagrupou e o Italiano da equipe de Alberto Contador  foi “condenado” a rodar solo até os últimos 30 quilômetros. Neste meio tempo, nada muito importante aconteceu, salvo uma disputa entre Girmay Demare  por um sprint intermediário que foi vencida pelo Eritreu.

O sprint foi com todos os candidatos possíveis à vitória. Ewan, Demare, Cavendish, Girmay, Gaviria (UAE) e outros. No quilômetro final, os trens aceleraram e carregaram seus líderes. A Quickstep Cavendish e a FDJ, Demare.  Ewan se aproveitou da roda da Quickstep e Girmay ficou atrás de Giacomo Nizzolo (Israel) no começo do sprint. Gaviria tentou seguir a roda de Bol (DSM) mas ficou encaixotado atrás de um embalador e perdeu a chance. Morkov (Quickstep) largou Cavendish um pouco longe da chegada e o Britânico abriu o sprint cedo, Ewan o seguiu e arrancou pela direita. Girmay lançou de longe para não perder a roda de Nizzolo e teve que trocar de direção para contornar Demare que saiu um ou dois segundos depois que o Eritreu, contornou os rivais e cruzou a linha com mais velocidade, quase ao mesmo tempo que Ewan, a vitória veio na jogada de bicicleta para a frente.

Não estou acostumado a correr atrás. Quero sublinhar o grande trabalho da minha equipe. Eu lancei com um pequeno atraso depois que Michael Morkov e Mark Cavendish começaram a ir nos 500m. Eu sabia que Cavendish manteria a porta fechada do lado esquerdo, então tive que ir para a direita, também Caleb Ewan. Eu sabia que era rápido, mas achei que seria muito apertado. Joguei minha bicicleta, que é algo que faço instintivamente quando treino atrás da Scooter do meu pai ou com meus primos. Sinto-me privilegiado por ter dois homens na liderança com Jacopo Guarnieri e Ramon Sinkeldam. Quando falta um deles, posso contar com o outro e é ainda melhor quando tenho os dois como hoje. É meu objetivo ganhar a Classificação por Pontos, mas sei o quão difícil e longo é um Grand Tour. A chave é permanecer humilde.” – Arnaud  Démare

Démare é o primeiro ciclista a vencer duas etapas consecutivas em duas edições do Giro. Em 2020 e agora mais uma vez.

Cavendish perdeu o embalo metros antes e cruzou a linha em terceiro, seguido de Girmay. A briga pela Ciclamino terá um líder isolado por alguns dias, já que a distância entre o líder, da FDJ, para o ciclista da Intermarché é de cerca de 50 pontos, mas nada está garantido. Há muito sprint e pontos para contestar.

Amanhã, um dia duro nas montanhas que dá chance a atletas de fuga e com possíveis emboscadas para os líderes da Geral. A sexta-feira e o final de semana PROMETEM.

 

Fotos: Alpozzi/D’Alberto/Ferrari/Paolone/LaPresse


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 13.05.22

Etapa 7 –  Média montanha (4728 m)
DIAMANTE – POTENZA

196 Km

Pouco mais de 4500m de escalada significa que esta etapa é um verdadeiro desafio.

O PERCURSO
Uma etapa muito desafiadora nos Apeninos do Sul. A largada junto ao mar é o único trecho plano. Passando Maratea, a rota ondula continuamente, com gradientes mais suaves ou mais severos. Depois de subir o Passo della Colla e chegar a Lauria, a etapa aborda o Monte Sirino. A rota então atinge Viggiano, limpa a desafiadora Montagna Grande di Viggiano e, em seguida, leva à subida final de Sellata antes de chegar a Potenza. Ao longo do percurso, as estradas são geralmente estreitas e podem ser danificadas em alguns pontos, torcendo-se continuamente ao longo da encosta da montanha.

QUILÔMETROS FINAIS
Os quilômetros finais são percorridos inteiramente em estradas urbanas. A rota sobe pelo centro da cidade, com inclinações acentuadas em pontos, e depois desce ao longo de avenidas largas e bem pavimentadas. Há um pequeno túnel no marco de ‑2 km, que leva à avenida de chegada. Os últimos 350 m têm uma inclinação média de 8%, chegando a 13%. O acabamento fica no asfalto.


Onde assistir ao Giro d’Itália?!

#TacoGiro BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de JunimbaAllan AlmeidaAdriana NogueiraEdwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro d’Italia em programas especias com participação da equipe do site.

Directv Go/Sky Brasil

Depois de quase duas décadas na ESPN, a transmissão oficial do Giro d’Italia para o Brasil, será feita este ano pelo novo canal de assinatura streaming Directv Go, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Horário da corrida

Horário local: 11:30h – 18h
Brasília: 6:30h – 13h

Start list

Confira a lista completa dos ciclistas aqui →


Velogames

Participe da nossa LIGA BikeBlz do Giro d’Itália no Velogames e venha se divertir com a gente com o melhor Fantasy Game de ciclismo. Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #Giro#BikeBlz

Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.


Siga o BikeBlz no YoutubeTwitterInstagramTwitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.

Instagram