A terceira das três grandes voltas da temporada. Também a terceira vez no ano que as primeiras três etapas ocorreram fora do país original. Um acontecimento quase cabalístico. Número três para todos os lados. E também o tri-campeão da Vuelta veio para transformar o seu numero 3 em 4. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) anunciou poucos dias antes da largada a tomar parte na Vuelta a Espanha 2022 e tentar igualar Roberto Heras como máximo campeão desta competição.

Etapa 1 – Contrarrelógio por equipes em Utrecht

A largada foi uma crono por equipes, a primeira em grandes voltas desde 2019, quando a própria Vuelta partiu de Salinas de Torrevieja. E como é de costume, foi uma etapa tranquila, sem grandes percalços e nem tombos, a BikeExchange de Simon Yates fez um tempo bom e estabeleceu o padrão a ser seguido por quem queria vencer até ser superada pela Ineos de Carapaz e Sivakov. A Quickstep bateu o melhor tempo intermediário, mas acabou terminando 1 segundo atrás da equipe Britânica, com Remco Evenepoel largando os companheiros de equipe para trás nos metros finais. Excesso de juventude e vontade, talvez?

Carapaz é um dos favoritos para vencer a Vuelta

Ao fim, a Jumbo-Visma fez o esperado para uma equipe que contém Rohan DennisPrimoz Roglic (ambos pódios olímpicos e mundiais de crono) e venceu com uma vantagem razoável, de cerca de 14s para Ineos e Quickstep, 30 segundos para BikeExchange e UAE (de João Almeida e Ayuso), 40 segundos para Bora (de Hindley Higuita) e Movistar (Valverde e Enric Mas) e mais de 50 s para AG2R, EF e as demais. Robert Gesink (Jumbo-Visma) recebeu o sinal verde da equipe e passou em primeiro lugar no TTT para ser o primeiro Camisa Vermelha. E tudo começou como terminou em 2021, com a liderança no time de Roglic.

Etapas 2 e 3: Duplo sprint, duplo Sam Bennett

As duas etapas seguintes na Holanda seguiram o mesmo script: uma fuga reduzida até os quilômetros finais, sprint em massa e o mesmo vencedor: Sam Bennett (Bora-Hansgrohe). Tim Merlier (Alpecin-Fenix) ficou desassistido na etapa 2 e teve um pé desclipado na etapa 3, o que o tirou da disputa. Pascal Ackermann (UAE) não mostrou-se muito bem em ambos os casos e o mais regular entre todos foi Mads Pedersen (Trek-Segafredo) que terminou em 2º lugar nos dois dias. A disputa nos sprints parece que vai ficar polarizada entre o Irlandês e o Dinamarquês.

Sam Bennett. Dois sprints, duas vitórias

A Camisa Vermelha mudou de dono, mas sempre dentro da Jumbo-Visma. Ao fim da segunda etapa, passou para Mike Teunissen e largará na quarta etapa com Edoardo Affini. Privilégios de quem vence com folga um TTT. Sam Bennett, obviamente, lidera a Camisa Verde, enquanto Julius Van der Berg (EF) é o líder de Montanha e Ethan Hayter (Ineos) é o Camisa Branca.

No dia quatro, a primeira etapa com montanhas de verdade e tudo pode mudar! A Vuelta chega à Espanha e a disputa esquenta. Viva la Vuelta!

→ Tudo sobre a Vuelta da Espanha

 


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 23.08.2022

ETAPA 4

Vitoria-Gasteiz > Laguardia

152,5 km / Média montanha (2319 m)

Etapa com provável sprint até a linha de chegada em pelotão reduzido. A passagem da montanha de Herrera será coroada 15 km antes da linha de chegada, seguida de uma descida até o final. Os velocistas que conhecem o caminho em terrenos abruptos se sairão bem e terão oportunidades reais, mas os velocistas puros não serão capazes de acompanhar se acelerarem. Cuidado com as possíveis rajadas de vento na parte final da etapa.


Onde assistir a Vuelta da Espanha?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir a Vuelta 2022 em programas especias com participação da equipe do site.

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

RTVE

A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Nada que um VPN no navegador não resolva.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Vuelta a Espanha terá o seu Velogames e é sempre um dos mais disputados. Então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Roadbook

Para acompanhar todos os detalhes da prova, aproveite e baixe também o RoadBook com todas as informações para você não perder nada.

→ Baixe o Roadbook 


Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.

Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram