Três ciclistas emergiram da fuga de 17 homens nas colinas que levam a Bérgamo. Brandon McNulty (UAE) acabou superando seu principal rival Ben Healy (EF Education-EasyPost) e o estreante italiano Marco Frigo (Israel–Premier Tech), que voltou na última hora para conquistar seu primeiro sucesso no Giro d’Italia exatamente no mesmo lugar onde seu companheiro de equipe Tadej Pogacar (UAE) venceu a Il Lombardia em 2021. Enquanto os favoritos da GC aumentavam o ritmo no final, o líder da corrida Bruno Armirail (Groupama-FDJ) perdeu um pouco de tempo, mas manteve a Maglia Rosa com uma vantagem de 1’08” sobre Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) depois que sua equipe Groupama-FDJ impediu o vencedor da etapa 13, Einer Rubio (Movistar) de chegar à linha de chegada com uma vantagem que significaria outra mudança de liderança.

Esta é Bergamo, a terra dos lutadores, a terra daqueles que nunca desistem, a terra de pessoas como Brandon McNulty! O Americano buscou a glória exatamente da mesma maneira que as pessoas desta cidade vivem a vida: cerrando os dentes, revidando golpe após golpe, mantendo a cabeça erguida, aconteça o que acontecer. O Americano nascido no Arizona derrotou Ben Healy (EF Education-EasyPost) e Marco Frigo (Israel-Premier Tech) em um sprint de 3 homens.

O pelotão percorreu a região de Bergamo na Etapa 15

Vencer Healy hoje em dia já é novidade, mas conseguir fazer isso depois de perder o contato várias vezes é um sinal de grande força mental, além de ótimas pernas. Os 17 ciclistas em fuga receberam mais uma vez o sinal verde hoje, pela oitava vez em 15 etapas, e o pelotão optou por mais um dia de folga, com uma pequena aceleração pouco inspiradora na Via della Boccola no final. Assim, o grupo da frente esperou até a subida do Roncola Alta para liberar toda a sua força.

A primeira jogada veio de Frigo, seguido de imediato por McNulty e depois por Healy, que inicialmente tinha ficado na roda de Rubio, com quem vinha batalhando por pontos KOM no Valico di Valcava. Percebendo que Rubio não estava no auge, o Irlandês conseguiu voltar para Frigo e McNulty, que atacaram a pouco mais de 3 km do fim. A essa altura, realmente parecia um negócio fechado para Healy, já que ninguém realmente tinha forças para responder ao Irlandês, a grande revelação deste 2023.

Foi um bom dia. Finalmente as nuvens se dissiparam, mas foi uma etapa difícil, com muitos altos e baixos. Corremos muito forte. Foi uma batalha no final. Healy me bateu forte na última subida longa e eu não tinha certeza se voltaria. Rodamos e ele bateu muito de novo naquela subida curta nos pavês. Eu estava sofrendo, mas ainda tinha o suficiente para o sprint. Tive alguns chances de entrar em fugas antes, mas hoje consegui e tentei vencer. Senti a parede de pessoas. Mesmo que eu estivesse sofrendo, a torcida me manteve vivo.” – Brandon McNulty 

O Giro sempre nos brinda com lindas imagens

Porém, ao avistar o KOM, o poderoso Americano recobrou o juízo, afastou-se de Frigo e lançou-se na perseguição ao desenfreado elfo da Irlanda, recuperando rapidamente 20 segundos e chegando às portas de Bérgamo lado a lado com ele. A dupla voltou a ser um trio quando o estóico Frigo conseguiu diminuir a distância e juntos se aproximaram da Via della Boccola em direção à parte alta de Bérgamo. Boom! Aqui veio outro golpe de Healy, mas McNulty não deu a ele uma polegada. No quilômetro final, Frigo – que havia perdido o contato novamente – voltou e tentou enganar os dois, mas Healy se aproximou, apenas para ser ultrapassado por McNulty nos últimos metros. Este é o primeiro sucesso do Americano no Giro e em um Grand Tour. Bergamo se curva para este grande e forte menino do Arizona.

Bruno Armirail segue de rosa pelo segundo dia seguido

Meu primeiro dia na Maglia Rosa foi um dia excepcional. Muita gente gostaria de viver a situação em que eu estava hoje. Com a equipe, conseguimos manter a camisa. Os contenders da GC correram muito na última subida . Eu sabia que estava um pouco limitado para acompanhá-los. Também sabemos que a terceira semana será muito complicada, mas a partir de terça-feira haverá uma grande batalha entre os favoritos e um grande espetáculo. Fiquei um pouco perdido na última colina, mas dei tudo até o final. Eu sabia que havia poucas chances de perder 1’40” com uma descida. Eu havia dito a Thibaut Pinot para não esperar por mim se eu estivesse sendo derrubado. Eu me segurei para não me deixar levar pela emoção no meio de uma multidão tão grande.” – Bruno Armirail 

Curiosidades

Esta é a primeira vitória de Grand Tour para Brandon McNulty, 437 dias após sua última vitória na etapa 5 da Paris-Nice 2022. Na Itália, ele havia vencido a Etapa 3 e a Classificação Geral do Giro di Sicilia em 2019. É a 15ª vitória de etapa na história do Giro de um ciclista dos EUA. O primeiro vencedor foi Ron Kiefel em Perugia em 1985, também por ocasião da etapa 15. Com Marco Frigo em terceiro em Bérgamo, Israel-Premier Tech é a equipe com mais Top 3 em etapas deste Giro (5), juntamente com EF Education-EasyPost e Trek-Segafredo, mas ainda não venceu enquanto as outras duas equipas já realizaram com Ben Healy e Mads Pedersen, respectivamente.

Fonte: Giro d’Itália
Fotos: LaPresse


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 23.05.2023

ETAPA 16

Sabbio Chiese > Monte Bondone

203 km / Plano

A primeira parte da etapa corre ao longo da margem do Lago de Garda, com mais de 30 túneis bem iluminados e bem pavimentados de diferentes comprimentos. Depois de Riva del Garda, a rota inclui duas subidas acumulando mais de 5.000 m de elevação vertical. Os pilotos enfrentarão o Passo di Santa Barbara (12 km, inclinação média acima de 8%) e o Passo di Bordala (4,5 km cerca de 7%), entrando no Vale do Adige e, após Rovereto, no Vallarsa. Após as subidas consecutivas de Matassone (aprox. 13 km a 5%) e Serrada (17 km a 5,5%), a rota passa por Folgaria, voltando ao Adige. Por último vem a subida ao Monte Bondone do lado de Aldeno (20 km, gradiente médio de 6,8%, máximo de 15%). As estradas são bem pavimentadas e moderadamente largas.

Quilômetros finais
Os quilômetros finais são ligeiramente ascendentes (inclinação média em torno de 4%). A estrada encontra-se em excelentes condições, abrindo-se depois de Viote (cerca de ‑2 km). A reta final (aprox. 300 m) é em asfalto de 7 metros de largura.


Onde assistir o Giro d’Itália?

DSports/Sky Brasil

A transmissão oficial do Giro d Ítália este ano para o Brasil será feita pela primeira vez pelo novo canal de assinatura de streaming DSports, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Giro d’Itália terá o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Giro d’Italia no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram