Lorena Wiebes (Team DSM) venceu a sua segunda etapa do Tour de France Femmes, de maneira quase irretocável. Ela conquistou a vitória com uma bike de diferença à frente de Elisa Balsamo (Trek-Segafredo) e Marianne Vos (Jumbo-Visma), correndo tão rápido que quase fez todo mundo parecer que estava se movendo em câmera lenta.

Foi a etapa mais longa de todo o Tour de France Femmes, indo de Bar-le-Duc a Saint-Dié-des-Vosges. Sendo também a etapa mais longa já incluída em uma corrida feminina, com 176 km. No início, uma fuga de quatro atletas se formou: Victoire Berteau (Cofidis), Emily Newsom (EF Education – Tibco – SVB), Anya Louw (AG Insurance NXTG) e Antri Christoforou (Human Powered Health). Elas estabeleceram um intervalo de três minutos, mas a DSM estava vigilante na frente, mantendo-a sob controle; elas queriam outro sprint de Lorena Wiebes.

A largada aconteceu em Bar-le-Duc

A fuga levou os primeiros pontos da Rainha das Montanhas, deixando Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg) segura de bolinhas por mais um dia. Louw foi a única interessada nos pontos intermediários de sprint; ela correu, mas o resto da fuga desistiu. Atrás, foi uma luta mais dura. DSM liderou Wiebes, com Marianne Vos saindo por trás para tentar um sprint longo e difícil; mas Wiebes manteve-se firme e Vos acabou sofrendo, com Wiebes levando os pontos do quinto lugar.

Foi um final bastante caótico. Seguimos para o contorno com 1,7 km para o final e Pfeiffer [Georgi] me trouxe segura para boas rodas. Tivemos muita velocidade naquela curva e perdi um pouco a roda traseira mas consegui segurar minha bike, ainda estava em uma boa posição fora da curva e então pude reagir às garotas que vinham de trás e fazer o sprint como eu queria. Acho que foi a corrida mais longa que já fiz. Se você somar o neutro, são quase 180km, eu nem fiz isso nos treinos. A equipe assumiu o controle e Franziska Koch fez um ótimo trabalho. Senti um pouco de pressão quando vi e talvez esta seja a última oportunidade para mim. Estou muito feliz por ter aproveitado, foi um verdadeiro esforço de equipe.” – Lorena Wiebes

Com 50 km para o final, a liderança da fuga estava caindo para menos de dois minutos. A perseguição do pelotão foi interrompida, no entanto, por um grande acidente; quase todo o pelotão foi apanhado nele. Notadamente, Emma Norsgaard, velocista da Movistar, foi forçada a abandonar, e Silvia Persico (Valcar Travel & Service), atualmente em segundo na Classificação Geral, ficou para trás. Ela teve que correr atrás, ao lado de Lotte Kopecky (SD Worx), que estaria de olho no provável final em sprint.

Na subida final, no Col du Haut du Bois de 1,5 km, Victoire Berteau avançou, separando-se de Newsom e Louw. Christoforou manteve sua roda, e as duas começaram a trabalhar bem juntos, fazendo uma última tentativa de ficar longe. Nos penúltimos 10km, elas conseguiram manter uma diferença de 30-40 segundos, mas à medida que os trens de sprint começaram a se organizar, sua liderança começou a cair rapidamente. Com Christoforou apanhada a 3km do fim, Berteau fez uma valente e última tentativa de se manter na frente, mas teve de ceder ao poder invasor de Ellen van Dijk (Trek-Segafredo).

Esta foi a etapa mais longa da história do ciclismo feminino (176 km)

Houve alguns problemas nos quilômetros finais: uma curva muito fechada a 1,5 km do final causou um pequeno acidente, dividindo o pelotão, e no quilômetro final, Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo), no meio da preparação para Elisa Balsamo, errou a curva, e acabou perdendo nove segundos. À medida que se aproximavam da linha, Wiebes estava enfiado atrás de Vos, que havia sido a segunda ou terceira roda durante a maior parte da corrida. Faltando 300m, Maria Giuilia Confalonieri (Ceratizit-WNT Pro Cycling) foi a primeira a lançar seu sprint, mas Vos e Wiebes apareceram atrás dela. Wiebes abriu caminho e conquistou a vitória com aparente facilidade: sua décima sexta vitória nesta temporada.

Resultados

Marianne Vos (Jumbo-Visma) continua na liderança da Classificação Geral, com 20 segundos de vantagem sobre Silvia Persico (Valcar Travel & Service). Vos também continua a liderar a Classificação de Pontos, embora Lorena Wiebes esteja começando a se aproximar – 191 pontos contra 217 de Vos.

Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg) continua a liderar a Classificação das Montanhas; sua equipe está claramente empenhada em defender a Camisa de Bolinhas. A Camisa Branca também permanece inalterada, ficando nos ombros de Julie de Wilde (Plantur-Pura). A SD Worx continua a liderar a Classificação por Equipes, com Ashleigh Moolman Pasio e Demi Vollering em quinto e sexto no GC, respetivamente.

Marlen Reusser e Ashleigh Moolman Pasio na apresentação. SDWorx lidera por equipes

Fonte: WoxWomen
Fotos: A.S.O / Fabien Boukla, Thomas Maheux 


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 29.07.2022

ETAPA 6

SAINT-DIÉ-DES-VOSGES > ROSHEIM
128 km / Média montanha (1673 m)

Com o terreno bastante rolado e algumas montanhas, esta pode ser uma etapa interessante para a fuga, especialmente se algumas das atletas já tiverem perdido um tempo considerável e não representarem ameaça à Classificação Geral. Por outro lado, etapas com esta característica também podem representar uma oportunidade, especialmente porque teremos decidas técnicas. Como vimos no Giro Donne, pode ser que Annemiek van Vleuten (Movistar) opte por atacar nas subidas para se defender nas descidas. Por sua vez, as melhores na descida como Kasia Niewiadoma (Canyon–SRAM) e Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo) podem aproveitar a oportunidade para ganhar tempo.

→ Confira todas as etapas do Tour de France Femmes 2022

 


Onde assistir ao Tour de France Feminino 2022?

Nas redes sociais do BikeBlz: Youtube, Twitter, TwitchInstagram, Facebook e no #TacoPapo e Spaces BikeBlz

O BikeBlz fará uma cobertura super especial da prova, diretamente da França com o apoio da Clínica MOVE que permitirá que possamos estar lá ‘in loco’ para trazer para você ainda mais informação da corrida. Junimba e Adriana Nogueira serão os nossos correspondentes locais e por isso fiquem ainda mais ligados no BikeBlz para não perder nenhum detalhe deste evento que já é histórico.

Com o #TacoPapo, transmitimos AO VIVO todo Domingo às 18hs, mas também em episódios especiais, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, trazendo tudo sobre o Tour de France Femmes, além da nossa sala de aúdio no Twitter Spaces. Fique ligado na nossa programação divulgada primordialmente no Twitter.

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France Femmes também tem o seu Velogames e você já pode montar agora o seu time, então venha se divertir com a gente e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos. E faremos uma cobertura especial e in loco da prova, direto da França com o apoio da Clínica MOVE.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram